O blogue está ligado às máquinas e talvez fosse de lhe facultar o caminho da "boa morte"...
Fruto de um projecto muito mais vasto - a secção de xadrez do Estrela e Vigorosa Sport - desenhado pelo Pedro Rodrigues a pensar no FC Porto (onde, salvo erro, chegou a obter parecer prévio favorável), este Xadrez Vigoroso deixou a penumbra da blogosfera quando teve de migrar para a plataforma do Blogspot, numa altura que quase coincidiu, por motivos que não se adivinhavam tão funestos, com a suspensão daquela secção e a transferência do seu núcleo duro para as escolinhas do Grupo de Xadrez do Porto, onde os "professores" tinham sido alunos.
A "turma dos domingos" era a minha, como a dos sábados era do Hélder Pinho e as da semana do Bruno Figueiredo.
Aos domingos tudo deveria ser informal. O único compromisso era o de querer jogar melhor xadrez. Até os clubes o imporem, não havia mensalidades. E nunca se ligou a faltas nem se foi rigoroso com os trabalhos de casa. Do mesmo modo, a minha obrigação não era de resultado, mas de meio: não garantia nunca faltar, pelo contrário, mas comprometi-me a procurar o melhor caminho para a progressão dos membros da turma. Aliás, era sabido que os períodos pré-exames eram de "emigração". Semanas de faltas a fio, a maior parte das quais substituído pelo Pedro ou pelo Hélder, porque a preparação das provas (8 em 4 meses) exigiam uma rotina com a qual aquele compromisso semanal não rimava bem.
Falhado o ingresso o ano passado por algumas décimas, no concurso deste ano já só falta a publicação do resultado das provas psicotécnicas. As outras, que contavam para a média final do concurso, deixaram-me desta vez numa posição bem confortável: não será necessário fazer contas - se o parecer dos psicólogos for "favorável", em Setembro voltarei às aulas.
A confiança na mudança já teve algumas consequências e o blogue moribundo talvez seja a mais pequena. Na "turma dos domingos", a pasta está a ser passada ao Hélder que há-de decidir o que fazer com esta tentativa de ensino online depois de terminar a reorganização das escolinhas do GXP; já tenho casa debaixo de olho em Lisboa com um clube a dois passos, com xadrez anunciado nos flyers das modalidades oferecidas e um torneio de lançamento organizado recentemente no curriculum, pelo que talvez tenha já encontrado um local para empurrar as peças, sem abdicar, claro, da filiação através do Grupo; e, porque o mercado está lento, mesmo sem saber o resultado da última prova, tenho na janela uma placa a dizer "vende-se" dirigida aos interessados num T2 no Bessa, que quase cheira a novo, além de estar confortavelmente dentro da garantia do empreiteiro...
Entretanto, os objectivos da turma dos domingos foram sendo alcançados. O nosso nível médio está a aumentar, como comprovam os emparceiramentos e os resultados obtidos nos campeonatos distritais e as performances nos nacionais, e, ao longo da época, foram surgindo vários resultados de realce, como títulos oficiais, vitórias por escalão e colectivas, vitórias em torneios de rápidas ou, após subida na secretaria, a manutenção da equipa da turma na 3.ª Divisão Nacional, um feito acima das melhores expectativas, tal como o facto de a nossa turma ter apurado quatro (!!) elementos para a Fase Final do Distrital Individual Absoluto!
Por outro lado, o Hélder Pinho, após dois anos no ranking internacional, bateu, em Abril deste ano, o seu record pessoal e ameaça passar brevemente os 1900 pontos; e o Nuno Ventura Sousa alcançou no torneio de Espinho que terminou este fim de semana, a 9.ª partida para bloco FIDE. Em Outubro sairá com um elo a rondar os 1700 pontos (em vez dos actuais 1387), o que fará dele um dos melhores sub-14 do país. E a turma é bastante homogénea, com os restantes elementos com uma força de jogo aproximada...
Finalmente, como já aqui tinha escrito uma vez, a química do tabuleiro tem espaço para Lavoisier. E se o blogue está moribundo - cada vez mais "ex-professor" tenho cada vez menos o que escrever -, comprometi-me a, pelo menos até Setembro, ajudar a dinamizar a secção de xadrez que o portal SCN pretende fazer crescer, estando, para tal, à procura de colaboradores.
Afastado das aulas, a utilidade do blogue é nula. Ainda assim, como um político da nossa praça, "vai andar por aí" até que se lhe trace o destino.
7 comentários:
Antes de mais, quero felicitar o Tiago pelo sucesso profissional que se adivinha e desejar que tudo corra pelo melhor lá, nas Lisboas :)
Também quero felicitar e agradecer tudo o que tem feito pelo Xadrez entre nós, especialmente pela turma dos Domingos no GXP e neste blogue.
É uma pena esta emigração regional e a perda que representa para a turma onde vai deixar saudades o seu saber, paciência e apetência para o trabalho com os jovens. Outros lucrarão, como os nossos já lucraram. Obrigado!
Sei que os que ficam saberão dar continuidade, como o têm feito, com igual entusiasmo e dedicação.
Força SDJ.
Tiago,
Primeiramente, parabéns pela conquista. Desejo à você todo sucesso nesta nova etapa da sua vida. Não faço parte da turma (estou um pouco longe :)) e venho acompanhando o blog a pouco tempo, mas quero deixar registrado aqui a cordialidade, o respeito e a amizade que sempre encontrei do pessoal e principalmente de você. Muito obrigado pelo conhecimento compartilhado e por todas as informações postadas. Tenha certeza que foram de grande utilidade para mim. Espero que algum outro grande enxadrista e grande professor como você possa assumir o blog e dar continuidade. Como não frequento o clube (ehehe, estou no Brasil), peço a gentileza, se possível, de me comunicar via e-mail se houver algum outro ponto de encontro online onde poderei participar com o pessoal. Termino deixando meu endereço de e-mail (aplinux@gmail.com) e enviando a você um grande abraço.
Olá!
Para já, vamos indo e vamos vendo :)
Vou tentar manter o blogue mais animado, nem que seja só com as notícias do SCN, pois não consigo tempo para tudo :/
Talvez esteja na hora de alguém da turma se começar a aventurar a escrever qualquer coisa aqui... isto não morde! :)
Hey.
Foi com prazer que li que isto do blogue andar tanto tempo in fieri se deve a bons motivos. Parabéns e boa sorte! :)
Deixa-te de coisas. O blog pode ter começado por ser "o da turma dos domingos", mas tornou-se em muito mais do que isso. Até de um blog sobre eléctricos na Suécia falaste.
Vai para Lisboa (vais sofrer muito :) ), faz lá o que tens a fazer, mas não deixes de aparecer por aqui.
Para o ano, está combinado, encontrámo-nos no Distrital Inidividual.
P.S. - Falei com o David e ele diz que se mantiveres o blog activo até 2014 te dá a entrevista.
Ele já fala?
A esse ritmo não é preciso esperar por 2014... :P
Falar, falar, ainda não, mas já comunica muito bem e consegue quase sempre o quer.
Entretanto, já aprendeu o que é o rock e a passagem de nível sem guarda.
Enviar um comentário