terça-feira, 23 de junho de 2009

MIs Ruben Pereira e Paulo Dias lideram Torneio de Mestres

Pedro Neves é o líder no Torneio de Honra.

in SCN



O Torneio de Mestres e o Torneio de Honra, os mais importantes, logo após o Nacional, organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, iniciaram-se no passado sábado e estão a decorrer, diariamente, até ao próximo domingo, no Hotel A.S. Lisboa.


Ao fim das primeiras três jornadas, os Mestres Internacionais Ruben Pereira e Paulo Dias comandam o Torneio de Mestres com 3 vitórias cada, enquanto o jovem Pedro Neves comanda isolado, também com 3 vitórias, o Torneio de Honra.

No Torneio de Mestres participam os dez jogadores de nacionalidade portuguesa melhor classificados no ranking internacional na lista de Abril de 2009, enquanto que no Torneio de Honra participam os classificados entre a 11.ª e a 20.ª posição.

Apesar de, por razões várias, não estarem presentes alguns dos jogadores mais fortes, que foram substituídos pelos interessados classificados nas posições imediatamente a seguir, tem-se assistido a partidas bastante interessantes, nomeadamente, a do MI Ruben Pereira (2422, Associação Académica da Amadora) frente a Edgar Pereira (2159, Clube TAP), que depois de um ataque fulminantes, culminou com um sacrifício de Dama finalizado com o tema do mate árabe, uma elegante ameaça de xeque-mate imparável com Torre e Cavalo. (veja o desenrolar do ataque na galeria de fotos)

Os torneios jogam-se em sistema de todos contra todos, sendo de registar a presença de duas esperanças do xadrez jovem nacional que se poderão afirmar num futuro próximo: Pedro Neves (2009, Círculo de Xadrez de Montemor-o-Velho, actual campeão nacional no escalão sub-16 anos) e António Vasques (1999, Santoantoniense FC, 4.º classificado no nacional sub-16, principal figura da sua equipa na série D do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão que garantiu a subida ao escalão principal).

Mais logo, a partir das 20h30, disputa-se a 4.ª ronda de cada um dos torneios, destacando-se no de Mestres as partidas MI Ruben Pereira – CM Rafael Teixeira e MI Paulo Dias – MN Afonso Rodrigues, enquanto no de Honra o destaque vai para a partida Vítor Morais - Pedro Neves.

Se não se deslocar ao local de jogo, pode sempre aceder ao site da Federação Portuguesa de Xadrez e seguir as partidas em directo. A transmissão será efectuada em todas as jornadas, até à conclusão dos torneios no dia 28 de Junho.

Veja na galeria de fotos o espectacular ataque do Mestre Internacional Ruben Pereira, na segunda jornada, que, sob o tema do mate árabe (xeque-mate de Torre com o apoio do Cavalo), culminou numa vitória fulminante em 22 jogadas.


Ex:

Sem comentários: