segunda-feira, 27 de abril de 2009

MCP C - 1,5 GXP E - 2,5, em jeito de balanço preliminar...


A sexta e penúltima jornada do Distrital Colectivo, disputada na última sexta-feira, opôs a nossa equipa à C do Moto Clube.

O calendário reservara-nos duas últimas jornadas de fogo: além deste encontro, já sabiamos que na última jornada nos espera o Dias Ferreira G, outra candidata ao apuramento, ou não fosse a número 1 do ranking inicial, com um elo médio de 1926 pontos!

Todavia, depois de uma estreia auspiciosa (derrota pela margem mínima com a outra equipa do Grupo - 3.ª do ranking inicial -, a única equipa que já assegurou o apuramento na nossa série), o caminho da equipa foi feita à imagem da (in)experiência dos seus jogadores, com altos...(folga na segunda ronda, vitória na 3.ª, pela margem mínima, frente à Dias Ferreira F, 2.ª do ranking inicial)... e baixos (empate com o Pontex e vantagem pela margem mínima sobre o Musas). No jogo com o Pontex, apesar de não termos jogado com o 4 principal, não tivemos arte para segurar os dois extremos da Vila das Aves, estrategicamente colocados no 1.º (Paulo Topa) e no 4.º tabuleiro (Jean Jacques Costa), o que valeu o único resultado positivo, até ao momento, desta equipa. E a vitória sobre o Musas, pela margem mínima, teve, por exemplo, um empate por afogado num final básico. Uma desatenção que só se justifica com a inexperiência do Eduardo.

Chegámos assim à 6.ª e penúltima jornada sabendo que tudo era ainda possível, desde que não houvesse mais erros.

À nossa espera estava a 4.ª equipa do ranking (1560), extremamente motivada pela vitória da última jornada sobre o GXP D por claros 3-1, numa partida "muito importante para as [suas] cores", frente a um adversário "directo na luta pelo apuramento", sendo que com essa vitória, o MCP entrou "de novo na luta pelo apuramento".

Pela nossa parte, uma vitória nesse encontro significava duas coisas: por um lado, continuariamos a depender apenas de nós próprios para alcançar o apuramento; por outro, dariamos uma bolsa de oxigénio à outra equipa do nosso clube que poderia garantir, como efectivamente fez, o seu apuramento independentemente dos resultados da última jornada.

O nosso adversário considerava que nós não "reuniamos o favoritismo", provavelmente com razão, uma vez que aos seus 4 habituais todos com elo FIDE apenas tinhamos a opor quatro jogadores sem elo.

Felizmente o elo não ganha partidas, e mesmo com uma ausência no 3.º tabuleiro - o Mário Fernandes está a brilhar em Benidorme, onde conta já com uma vitória sobre um jogador de 1910 -, o Moto Clube apresentou uma equipa com elo médio de 1560 pontos e muitos torneios e ainda mais partidas no bolso.
E, como é habitual em partidas deste género, o ensinamento do ex-campeão do mundo Karpov ganha maior relevância: "Ganha quem faz o penúltimo erro!" Ou, como se lê no blogue do MCP, registaram-se "durante as partidas, alguns volte-faces, em que quem estava pior acabou por ganhar".

Em partidas com jogadores de valor equivalente, os empates "técnicos" são superados pela concentração e espírito de luta, aspectos psicológicos de que os xadrezistas muito experientes frequentemente falam, e que nós habitualmente recebemos com algum misticismo.

No entanto, alertados para o facto, encontram-se realmente vantagens num xadrez vigoroso :P


No primeiro tabuleiro, o Rui Gonçalves (1642 FIDE) cometeu um erro no final e o Eduardo Dias (primeira época "a sério" no xadrez federado) aproveitou para vencer a partida.


No segundo tabuleiro, o Tiago Dias venceu com segurança o António Mendes (1543 FIDE).


No terceiro, o Manuel Dias teve a partida ganha contra o Afonso Duarte (1475 FIDE), depois ficou com ela empatada, mas acabou por perder, numa aceleração vigorosa do motociclista.


No último, o André Dias (o rookie da turma, em estreia absoluta no xadrez federado) empatou, em boa posição, com o Raúl Pinheiro (1578).


Agora a passagem à fase final está dependente de uma vitória frente à cabeça-de-série, cujo 4 mais forte é composto por António Rodrigues (2095), Fernando Martins (2004), Paulo Teles (1803) e Eduardo Oliveira (1800).
Os jogadores que costumam jogar mais vezes são Paulo Teles (1803), Júlio Machado (1726), Eduardo Santos (1639) e Pedro Marques (1702).
Uma boa equipa para os Dias que preferem adversários mais fortes!

domingo, 26 de abril de 2009

Distrital Colectivo: GXP E vence MCP e apura GXP F enquanto esta empata com o GDDF e deixa a equipa E a depender apenas dela!



O Campeonato Distrital do Porto por Equipas 2009, cuja Fase de Séries decorre de 27/28 de Fevereiro a 08/09 de Maio, conta com 21 equipas participantes, distribuidas por 3 séries de 7 equipas. As duas primeiras de cada série apurar-se-ão para a Fase Final, que decorrerá entre 16 de Maio e 6 de Junho.
Mantém-se o elevado nível de participação no Campeonato Distrital por Equipas: para além das que participam nos Campeonatos Nacionais (16 equipas no total, envolvendo cerca de 160 jogadores), foi constituido entre os clubes da AXP um conjunto de 21 equipas para disputar o Distrital colectivo, envolvendo mais de 220 jogadores. São quase 400 jogadores da AXP inscritos nos campeonatos por equipas desta época.
Fonte: AXP

A Série A do Distrital joga-se às sextas à noite e é aqui que podemos encontrar as duas equipas do Grupo de Xadrez do Porto que disputam esta prova. As equipas do Dias Ferreira são as mais fortes da série, sendo de destacar ainda a equipa do Moto Clube. As equipas do Grupo são competitivas e poderão intrometer-se na luta para o apuramento. O Pontex e os seus jovens jogadores aproveitam esta competição para ganhar experiência, o mesmo acontecendo com o Musas, embora os jogadores desta equipa sejam mais velhos, ainda que igualmente federados há pouco tempo.

A contituição das equipas pode ser vista aqui e os dados da prova estão no Chess Results. Neste post vamos acompanhar esta Série de Apuramento e, especialmente, a equipa E do GXP onde pontifica o vigoroso clã Dias.


Vitória - 3 pontos; Empate - 2; Derrota - 1; FC - 0
Desempate 1: resultado entre as equipas; Outros critérios - ver ponto 5.3 do regulamento

Próximo jogo (Sexta, 8 de Maio):
Grupo de Xadrez do Porto E - Grupo Desportivo Dias Ferreira G
Grupo de Xadrez do Porto D - isento e APURADO!



Eduardo Dias
sem elo, tem a batata quente do 1.º tabuleiro

1,5 pontos, 30%

1.ª jornada: perdeu com Alexandre França (1627 FIDE, GXP D)
2.ª jornada: a equipa teve bye
3.ª jornada: perdeu com João Guedes Carvalho (1428, GDDF F)
4.ª jornada: perdeu com o Paulo Topa (Pontex)
5.ª jornada: empatou com Roberto Rocha (Musas)
6.ª jornada: venceu Rui Gonçalves (1642 FIDE, Moto Clube)


Tiago Dias
sem elo

3 pontos, 75%

1.ª jornada: perdeu na mesa 2 com José Costa (1608, GXP D)
2.ª jornada: a equipa teve bye
3.ª jornada: venceu na mesa 2 Pedro Miguel Fonseca (1417, GDDF F)
4.ª jornada: não convocado
5.ª jornada: venceu na mesa 2 Luís de Matos (Musas)
6.ª jornada: venceu na mesa 2 António Mendes (1543 FIDE, Moto Clube)


Manuel Dias
sem elo

3 pontos, 60%

1.ª jornada: venceu na mesa 3 José Lopes (1606, GXP D)
2.ª jornada: a equipa teve bye
3.ª jornada: venceu na mesa 3 Nuno António Guerra (GDDF F)
4.ª jornada: venceu na mesa 2 Albino Ribeiro (Pontex)
5.ª jornada: perdeu na mesa 3 com Hugo Sousa (Musas)
6.ª jornada: perdeu na mesa 3 com Afonso Duarte (1475 FIDE, Moto Clube)


André Dias
sem elo

3,5 pontos, 70%

1.ª jornada: empatou na mesa 4 com Adriano França (0, GXP D)
2.ª jornada: a equipa teve bye
3.ª jornada: empatou na mesa 4 com Vitorino Ferreira (1555, GDDF F)
4.ª jornada: venceu na mesa 3 Nelson Coelho (Pontex)
5.ª joranda: venceu na mesa 4 Úrsula Zangger (Musas)
6.ª jornada: empatou na mesa 4 com Raúl Pinheiro (Moto Clube)

Entre o 25 e a 2.ª jornada do Preliminar... Il faut rester motivés!


Aqui numa versão recente, Le chant des partisans foi uma das músicas mais famosas entre a Resistência, o movimento francês que, durante a II Grande Guerra, continuou a lutar contra a invasão alemã, após a capitulação.

A música era tão popular que, depois da Guerra, foi proposta como hino nacional francês e, durante algum tempo, rivalizou com a Marselhesa.





Murais do 25 de Abril no Porto

sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril de 1974




25 de Abril - Das 00:30 às 16:00 horas
(...)
- Desde a primeira hora o povo vem para a rua para expressar a sua alegria.
- Início do cerco ao Quartel do Carmo, chefiado por Salgueiro Maia, entre milhares de pessoas que apoiavam os militares revoltosos. Dentro do Quartel estão refugiados Marcelo Caetano e mais dois ministros do seu Gabinete.

25 de Abril - 16:30 horas
Expirado o prazo inicial para a rendição anunciado por megafone pelo Capitão Salgueiro Maia, e após algumas diligências feitas por mediadores civis, Marcelo Caetano faz saber que está disposto a render-se e pede a comparência no Quartel do Carmo de um oficial do MFA de patente não inferior a coronel.

25 de Abril - 17:45 horas
- Spínola, mandatado pelo MFA, entra no Quartel do Carmo para negociar a rendição do Governo.
- O Quartel do Carmo hasteia a bandeira branca.

25 de Abril - 19:30 horas
Rendição de Marcelo Caetano. A chaimite BULA entra no Quartel para retirar o ex-presidente do Conselho e os ministros que o acompanhavam, levando-os, à guarda do MFA para o Posto de Comando do Movimento no Quartel da Pontinha.

ver cronologia

Grândola Vila Morena

Grândola, vila morena foi composta como homenagem à "Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense", onde no dia 17 de Maio de 1964, José Afonso fez uma actuação. É nessa actuação que o cantor conhece o guitarrista Carlos Paredes, ficando impressionado com "o que esse bicho faz da guitarra!" (expressão do próprio José Afonso numa carta aos pais).

José Afonso fica também impressionado com a colectividade: um "local obscuro, quase sem estruturas nenhumas, com uma biblioteca com claros objectivos revolucionários, uma disciplina generalizada e aceite entre todos os membros, o que revelava já uma grande consciência e maturidade políticas".





Esta canção tornar-se-á famosa ao ser escolhida como senha para a revolução do 25 de Abril. Houve duas senhas. A primeira, às 23h, foi a música "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho. Grândola, que foi a segunda, passou no programa "Limite" da Rádio Renascença às 0.20h do dia 25. Foi o sinal para o arranque das tropas mais afastadas de Lisboa e a confirmação de que a revolução ganhava terreno. - ver

sexta-feira, 24 de abril de 2009

E depois do Adeus...




A transmissão da canção "E depois do Adeus", interpretada por Paulo de Carvalho, aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, marca o ínicio das operações militares contra o regime. - ver cronologia do 25 de Abril

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Instruções Finais e Anexo de Transmissões II

Zuniga - Natzmer
Peru, 1999
Ref.ª 0202

Jogam as Negras



Não há dicas, só um alerta: Dh7 é mate.

Jogam as negras, digam de vossa justiça.

Instruções Finais e Anexo de Transmissões



A partir das dezoito horas, Otelo Saraiva de Carvalho entrega aos elementos de ligação as «Instruções Finais» e o «Anexo de Transmissões», em envelopes fechados e dissimulados no jornal A Época, operação realizada no Parque Eduardo VII. Entrega ainda alguns emissores receptores, destinados a equipar as unidades que não dispunham de aparelhos apropriados para entrarem nas redes de transmissão previstas.

(...)



Álvaro Guerra é o elemento de ligação com Carlos Albino (ambos jornalistas do diário República), a quem pede a transmissão da canção «Venham mais Cinco» no Limite de 25 de Abril. Carlos Albino pede a Álvaro Guerra para devolver a resposta de que tal canção estava proibida pela censura interna da Renascença embora a censura oficial a tolerasse. Sugeridas alternativas, entre as quais e à cabeça, a canção «Grândola».
- ver Diário do 25 de Abril - 23/04/74

Dois blogues para acompanhar: Xadrez Memória e Spraggett on Chess


Xadrez Memória
de Arlindo Vieira
(sócio do GX Porto)



http://xadrezmemoria.blogspot.com

Descoberto via Xadrezices




Spraggett on chess
do GM Kevin Spraggett
(em inglês)


A collection of my thoughts on chess and life

http://kevinspraggett.blogspot.com
Descoberto via LusoXadrez - post de António Castanheira

CADA emite parecer no sentido de a FPX facultar aos xadrezistas interessados os documentos relativos ao exercício da sua função administrativa.




Conforme informa Francisco Vieira na sua Ala de Rei, a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos apreciou, no início deste mês, o pedido de emissão de parecer apresentado pela Federação Portuguesa de Xadrez, relativo à eventual obrigação de ceder àquele xadrezista cópia, por ele solicitada e com autorização para reutilização, de diversas actas de vários órgãos federativos, do Relatório do Chefe de Delegação às Olimpíadas de Dresden e do contrato de seguro desportivo obrigatório.

(Segue resumo. As notas em letra pequena são para uso próprio e não constam do parecer que pode ser consultado na íntegra no link seguinte.)

Nesse Parecer n.º 68/2009, de 1 de Abril, a CADA entendeu que, nos termos dos artigos 19.º, n.º 2, da Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, e 11.º do Regime Jurídico das Federação Desportivas, "têm natureza pública os poderes das federações deportivas exercidos no âmbito da regulamentação e disciplina da respectiva modalidade que, para tanto, lhe forem conferidos por lei", pelo que a FPX está sujeita, no exercício desses poderes públicos ao regime de acesso previsto pela Lei de Acesso aos Documentos Administrativos, ex vi o seu artigo 4.º, n.º 1, alínea g).

Enunciando como regra o livre acesso aos documentos administrativos, foram indicadas como excepções - constitucionalmente exigidas pelo princípio da concordância prática -, a existência de juízos de valor ou informações abrangidas pela reserva da intimidade privada de pessoa singular, segredos de empresa e a existência de razões para diferir ou indeferir o acesso.

Nesta base, deliberou a CADA:

Quanto às actas:

Se as actas, nomeadamente as dos Conselhos Disciplinar e Jurisdicional, contiverem informações nominativas, na falta de interesse directo, pessoal e legítimo do requerente, o acesso deve ser concretizado com expurgo desses dados. [Nota: Será o caso dos processos disciplinares]

Quanto ao relatório:

A sua elaboração é efectuada no uso de poderes públicos. A CADA pressupõe que este documento "não contém, certamente, qualquer informação nominativa", pelo que se trata de "documento de acesso livre e irrestrito".

Quanto ao contrato de seguro:

A mesma fundamentação e conclusão do ponto anterior, sem aquela pressuposição.

A CADA aborda, ainda, o significado do conceito "reutilização", definindo-o como a utilização pública dos documentos para fim diferente do fim de serviço público para o qual foram produzidos. A reutilização só pode ser indeferida com fundamento na violação de disposições legais, e a sua autorização pode ser subordinada à observância de alguns pressupostos legais para os quais remete.

Com esta fundamentação, a Comissão concluiu que "deve ser facultado o acesso às actas, ao relatório e ao contrato de seguro solicitados", mas a votação não foi unânime.

Há um voto de vencido que, em síntese, sustenta que os documentos podem não ser constituídos, exclusivamente, por actos praticados no exercício da função administrativa. Tal não é o caso das actas dos Conselhos de Disciplina e Jurisdicional, mas pode acontecer com as actas da Direcção [Nota: celebração de contrato de trabalho?]. E será seguramente o caso do Contrato de Seguro "que releva da actividade privada da Federação" [Nota: cfr. artigos 1.º, n.º 6, alínea b), e 2.º, n.º 2, alínea a), ponto i), do Código dos Contratos Públicos, que deve justificar a posição maioritária]

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Preliminar MCP: 7,5 pontos em 10 na primeira jornada! André Dias vence adversário FIDE!



O 4.º Torneio do Moto Clube do Porto/ALPI - Preliminar J do Campeonato Distrital Individual de 2009 - decorre aos domingos, pelas 15h30, entre 19 de Abril e 24 de Maio, na sede do clube, Rua de Aurélia de Sousa, 65, no Porto, contando com 29 inscritos.


Ver mapa maior

Metro / Autocarro: Marquês ("M" da imagem, junto à Rua da Constituição)
(seguir por Latino Coelho e, em frente à escola Aurélia de Sousa, antes de chegar a Santos Pousada, descer as escadas ("balão A") que dão para a Rua Aurélia de Sousa. A sede do MCP fica nas arcadas.)


Estão em jogo 4 lugares na Final do Campeonato.

E como estão inscritos praticamente todos os elementos da turma, as aulas estão suspensas enquanto o torneio decorrer.

A prova pode ser acompanhada no Chess-Results.

1.ª Jornada
André Carneiro Dias é o que mais surpreende

Na 1ª jornada os favoritos vencem em quase todos os tabuleiros, mas permitem algumas surpresas, sendo a vitória de ANDRÉ CARNEIRO DIAS, do Grupo de Xadrez do Porto, frente a um adversário do ranking internacional a merecedora de maior destaque, apesar da vitória de BENITO LARGO BARBERO, da Academia de Xadrez de Gaia, do empate alcançado pelo jovem sub-10 ANDRÉ VENTURA SOUSA e da vitória de MANUEL FRANCISCO DIAS, ambos do Grupo de Xadrez do Porto. - Fonte: AXP





Ricardo Brandão de Pinho
1296 pontos de elo
, 15.º do ranking inicial
0 pontos, 21.º classificado

1.ª jornada: perdeu com Igor Kovtun(2054 FIDE, Moto Clube, 1.º ranking inicial)
2.ª jornada: joga com Leonardo Simões



Manuel Dias
sem elo

1 ponto, 14.º classificado

1.ª jornada: venceu Bernardino Pereira (1493, Millennium BCP)
2.ª jornada: joga com o Nuno



André Dias
sem elo

1 ponto, 15.ª classificado

1.ª jornada: venceu José Pedro Miranda (1517 FIDE, Boa Nova)
2.ª jornada: joga com o Manuel B. Pinho



Rui Wang
1417 pontos de elo
, 10.º do ranking inicial
1 ponto, 7.º classificado

1.ª jornada: venceu Manuel Pedroso (Moto Clube)
2.ª jornada: joga com o Tiago



Tiago Dias
sem elo

1 ponto, 1.º classificado

1.ª jornada: bye
2.ª jornada: joga com o Rui



Eduardo Dias
sem elo

0 pontos, 24.º classificado

1.ª jornada: perdeu com Nuno Messeder (1580, Moto Clube, 7.º do ranking inicial)
2.ª jornada: joga com José Manuel Costa (1608, GXP, 6.º ranking inicial)



Manuel Brandão de Pinho
1557 pontos de elo
, 8.º do ranking inicial
1 ponto, 6.º classificado

1.ª jornada: venceu Leonardo Simões (Moto Clube)
2.ª jornada: joga com o André Dias



Nuno Ventura Sousa
1387 pontos de elo
, 11.º do ranking inicial
1 ponto, 8.º classificado

1.ª jornada: venceu Paulo Pedroso(Moto Clube)
2.ª jornada: joga com o Manuel Dias



André Ventura Sousa
1296 pontos de elo
, 14.º do ranking inicial
0,5 pontos, 15.º classificado

1.ª jornada: empatou com Rui Alexandre Gonçalves (Moto Clube)
2.ª jornada: joga com a Marta Alves (1402 FIDE, Moto Clube


André Moreira
1288 pontos de elo
, 16.º do ranking inicial
0 pontos, 22.º classificado

1.ª jornada: perdeu com José Veríssimo Araújo (1955 FIDE, Moto Clube)
2.ª jornada: joga com Pedro Pedroso

Distrital Absoluto: Apurados para a Fase Final até ao momento

1 - António Silva, 2230, Grupo de Xadrez do Porto, 1.º Preliminar E
2 - José Padeiro, 2230, Moto Clube, 1.º Preliminar G
3 - Marco Viela, 2193, Dias Ferreira, 2.º Preliminar G
4 - Jorge Viterbo Ferreira, 2186, Dias Ferreira, actual campeão

5 - Daniel Quintã, 2063, Dias Ferreira, 1.º Preliminar C
6 - José Manuel Azevedo, 2048, AX Espinho, 4.º Preliminar B

7 - Emanuel Sousa, 1922, Moto CLube, 2.º Preliminar C
8 - Fernando Nora, 1883, Dias Ferreira, 2.º Preliminar D
9 - Hélder Pinho, 1881, GX Porto, 3.º Preliminar E
10 - Francisco Mateus, 1876, AX Gaia, 1.º Preliminar B

11 - Miguel Ferreira, 1846, AX Gaia, 2.º Preliminar B
12 - Joaquim Brandão de Pinho, 1821, GX Porto, 1.º Preliminar D
13 - Álvaro Brandão, 1794, GX Porto, 3.º Preliminar D

14 - António Matos, 1640, Moto Clube, 7.º Preliminar D
15 - Pedro Mendes, 1637, Dias Ferreira, 4.º Preliminar D
16 - André Mateus, 1483, AX Gaia, 6.º Preliminar D

17 - Hélio Pinto de Sousa, 1834, AX Espinho, 3.º Preliminar B
18 - Aníbal Nogueira, 1743, Moto Clube, 5.º Preliminar D
19 - José Pedro Cachorreiro, 1628, NX Santo Tirso, 1.º Preliminar A
20 - Francisco Reis, ?, GX Porto, 2.º Preliminar E
21 - Hugo Soares, ?, AC Alfenense, 2.º Preliminar A
22 - Paulo Topa, ?, Pontex, 3.º Preliminar A

* * *

1.º Suplente Preliminar G - Tiago B Pinho (1904, GXP)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vigorosos em destaque no site da Associação


4.º Torneio do Moto Clube do Porto/ALPI
1.ª jornada: André Carneiro Dias é o que mais surpreende




O 4º Torneio do Moto Clube do Porto/ALPI - Preliminar J do Campeonato Distrital Individual de 2009 - decorreu entre 19 de Abril e 24 de Maio na sede do clube, Rua de Aurélia de Sousa, 65, no Porto, contando com 29 inscritos.

Na 1ª jornada os favoritos vencem em quase todos os tabuleiros, mas permitem algumas surpresas, sendo a vitória de ANDRÉ CARNEIRO DIAS, do Grupo de Xadrez do Porto, frente a um adversário do ranking internacional a merecedora de maior destaque, apesar da vitória de BENITO LARGO BARBERO, da Academia de Xadrez de Gaia, do empate alcançado pelo jovem sub-10 ANDRÉ VENTURA SOUSA e da vitória de MANUEL FRANCISCO DIAS, ambos do Grupo de Xadrez do Porto.
- Fonte: AXP

Na verdade, a jornada correu-nos bem, como os "treinadores" puderam observar in loco. Em 9 partidas fizemos 5,5 pontos, sendo que as 3 derrotas foram todas com jogadores mais fortes (em 2 casos, MUITO mais fortes... O Ricardo deu boa réplica ao Igor Kovtun (2054) enquanto que o André Moreira perdeu com o Veríssimo Araújo (1955)).

No próximo domingo, já haverá alguns jogos intra-vigorosos: Manuel Pinho - André Dias e Rui Wang - Tiago Dias, a partida que não se jogou no Nacional de Jovens devido a doença.

Taça de Portugal: GXP vence AEJ por 4-0 e passa aos oitavos de final. Na equipa B, Carlos Castro empata com o MI Roberto Paramos (2429)!!


O sorteio para os dezasseis-avos de final da Taça de Portugal, que se realizou a 18 de Abril, ditou uma deslocação a S. João da Madeira onde defrontaremos a Associação Estamos Juntos.



A AEJ é a equipa do Mestre Stephane Silva e do Igor Pires, já nossos conhecidos, e de outros xadrezistas campeões, como Fernando Pinho, Sandro Batista ou Daniel Mota. Estes atletas pertenceram à equipa que, no ano passado, venceu a Taça de Aveiro e foi campeã distrital em ritmo rápido e semi-rápido.

Mas o ano de 2008 também foi proveitoso ao nível individual:
O Mestre Stephane Silva integrou a equipa nacional que venceu o Mundial da Inatel e sagrou-se campeão distrital em ritmo semi-rápido e em ritmo rápido.
O Igor Pires foi campeão distrital no escalão sub-18, em ritmo clássico, e sub-20, em ritmo semi-rápido.

Esperava-nos um adversário complicado, apesar dos elos enganadores (na casa dos 1850 pontos, excepto Stephane Silva que passa os 2200) que, nos 1/32, arrumaram os Leões do Monte por claros 4-0.

Apesar de uma ligeira alteração no 4 inicial (o Sandro substituiu a Ariana), a equipa obteve o resultado máximo, com os seguintes parciais:

MN Stephane Silva (2210) 0-1 MN António Silva (2234)
Igor Pires (1861) 0-1 Hugo Martins (2193)
Fernando Pinho (1881) 0-1 Fernando Cleto (2121)
Albino Silva (1663) 0-1 Sandro Fernandes (2006)



Já a equipa B defrontrou a primodivisonária Academia de Xadrez de Gaia A que alinhou com 3 espanhóis (MF Manuel Pena Gomez, 2467; MI Roberto Paramos, 2429) e Miguel Caride 2211) e José Serra (1950) que defrontaram, respectivamente, Fernando Nunes (2040), Carlos Castro (1628), Adelino Botelho (1677) e Rogério Oliveira (1606).

A surpresa surgiu no segundo tabuleiro, onde o Senhor Castro travou o forte Mestre Internacional espanhol!

sábado, 18 de abril de 2009

Exercício: Peão e Cavalo contra o mundo



A ChessVibes apresenta todos os sábados um estudo sobre finais, escolhido pelo MI Yochanan Afek - jogador, treinador, compositor de estudos de finais e escritor. A solução é apresentada na semana seguinte.

A. Sochnev
2006



As brancas jogam e ganham.


Nada como um Presidente xadrezista por correspondência para nos apresentar uma solução vencedora! Obrigado! Mais logo deve haver solução no Chess Vibes...




Preliminar MCP: Tiago termina em 3.º e é o primeiro suplente para a Final




O 3.º Torneio do Moto Clube do Porto/ALPI - Preliminar G do Campeonato Distrital Individual de 2009 - decorreu entre 5 de Março e 16 de Abril (as partidas tiveram lugar pelas 20:30 horas dos dias 5, 12, 19 e 26 de Março, e 9 e 16 de Abril) na sede do clube, Rua de Aurélia de Sousa, 65, no Porto, contando com 17 inscritos. Estavam em jogo 2 lugares na Final do Campeonato. Fonte: AXP

De acordo com a ratio estabelecida no regulamento do Distrital, a 17 participantes correspondem 2 lugares de apuramento. O que significa, neste caso, que haveria fortes jogadores, habituais participantes na Fase Final, que não iriam conseguir o desejado apuramento.

O quinteto de respeito que pontificava na lista inicial era o seguinte:


José Padeiro (2237, 23.º do ranking nacional); Marco Viela (2198, 35.º do ranking nacional)


Igor Kovtun (2068); Ricardo Margarido (1990, 7.º em 2007/08); José Veríssimo Araújo (1944)


Por outro lado, estavam também inscritos jogadores que, no ano passado, jogaram a fase final do Distrital:


Carlos Braga (sem elo, 11.º classificado em 2007/08); Rui Gonçalves (1642, 23.º em 2007/08)


O Grupo esteve representado pelo vigoroso Tiago Brandão de Pinho.

Os dados da prova estão em Chess-Results.


1.ª jornada:

Quando vi o emparceiramento da primeira jornada, pensei que me tinha saído a fava, uma vez que iria jogar com o Carlos Galvão Braga que, apesar de não ter elo, terminou em 11.º a fase final do distrital do ano passado. No entanto, na verdade, como se pode ler no site da AXP, a fava saiu ao Ricardo Margarido: O destaque da 1ª jornada vai para o arranque em grande da jovem da casa INÊS MESSEDER FERREIRA, que empata um dos favoritos, RICARDO MARGARIDO, do GD Dias Ferreira, que há dias conquistou o título de campeão distrital sub-18, com um final de partida ganhador.

Quando vim embora, a Inês, de brancas, tinha cerca de 1 minuto contra 50 do Margarido, e a posição era (mais ou menos) esta:


Jogavam as negras (a Dama negra podia dar xeque na 7.ª mas não sei se estava em f5)



2.ª jornada:
Nada a assinalar. "Fácil para os favoritos", de acordo com o blogue do Moto Clube; "Favoritos repõem normalidade" ao vencer todos os desafios, na perspectiva da AXP.


3.ª jornada:
"Favoritos vão impondo a sua força". "João Padeiro e Marco Viela lideram Preliminar do Moto Clube do Porto", "não dando margem de manobra aos candidatos mais próximos".


4.ª jornada
Na 4ª jornada JOSÉ PADEIRO, do clube organizador, vence o desafio frente a MARCO VIELA, do GD Dias Ferreira, que o acompanhava na liderança, permitindo-lhe assim isolar-se no comando, com 1 ponto de avanço sobre a concorrência mais próxima. A luta pelos lugares imediatos continua, cada vez mais acesa. - Fonte AXP

5.ª jornada
Na 5ª jornada não comparecem 4 dos jogadores, entre eles os dois da 1ª mesa, JOSÉ PADEIRO, do clube organizador, e RICARDO MARGARIDO, do GD Dias Ferreira, cujas faltas baralham as contas do apuramento para a Final.
Na partida para a última jornada, dificilmente os 2 apurados não sairão do trio que lidera, formado por José Padeiro, TIAGO BRANDÃO DE PINHO, do Grupo de Xadrez do Porto, e MARCO VIELA, do GD Dias Ferreira. Dos restantes, o principal candidato a uma remota possibilidade de apuramento é Ricardo Margarido, obrigado a vencer, esperar pelo resultado na 1ª mesa entre Tiago e Marco, que, para esse fim, não pode terminar em empate, e ainda por resultados favoráveis nos restantes jogos que lhe dêm vantagem no desempate. (...)
- fonte: AXP


6.ª jornada
Na 6ª jornada, a última, JOSÉ PADEIRO, do Moto Clube do Porto/ALPI, e MARCO VIELA, do GD Dias Ferreira, vencem os seus jogos, garantindo assim os dois primeiros lugares, que dão acesso à Final.
Nos lugares subsequentes posicionam-se TIAGO BRANDÃO DE PINHO, do Grupo de Xadrez do Porto, e CARLOS GALVÃO BRAGA, do Moto Clube do Porto/ALPI, ambos a 1 ponto de distância dos dois primeiros.





Tiago Brandão de Pinho
1914 pontos de elo, 6.º do ranking inicial

4 pontos, 3.º classificado, performance de 2001, ganhou 4 pontos de elo

1.ª jornada: venceu Carlos Galvão Braga (Moto Clube) - ver
2.ª jornada: perdeu com o MN José Padeiro (2237, 23.º do ranking nacional) - ver
3.ª jornada: venceu Manuel Pedroso (Moto Clube) - ver
4.ª jornada: venceu Barbero Largo (Academia de Xadrez de Gaia) - ver
5.ª jornada: venceu José Veríssimo Araújo (1944, Moto Clube) - ver
6.ª jornada: perdeu com Marco Viela (2198, Dias Ferreira)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Braga: Anuário 07/08 da Associação Distrital


No Xadrez no Distrito de Santarém, o Paulo Costa divulga o Anuário 2007/2008 da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, "uma excelente ideia" que "deve ter dado um enorme trabalho!"

E realmente vale a pena deitar-lhe os olhos.



Cumprindo-se o objectivo editorial da Direcção da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, a edição do Anuário AXDB 2007/2008 tem por base narrar de forma simples e objectiva um conjunto de informações de grande utilidade para um melhor conhecimento do Xadrez Distrital, de quem o serve e de quem o valoriza.
Esta publicação preenche uma lacuna há muito sentida e destina-se, essencialmente, a todos os simpatizantes desta mui nobre modalidade e, em especial, a todos os filiados na AXDB, já que constam todas as competições federadas definidas em calendário publicado no início da época, actividades de Desporto Escolar desenvolvidas no ano lectivo 2007/2008 e listagem de clubes e filiados. Saber quem são, onde e como podem ser contactados os responsáveis desportivos, quais os principais resultados conseguidos, são algumas das respostas que se podem encontrar no presente anuário. Só foi possível a elaboração deste trabalho, rebuscando o que já veio publicado em jornais do Distrito de Braga, nos números 0, 1 e 2 da terceira série da Revista Portuguesa de Xadrez, sítios da internet e contando com a preciosa colaboração dos responsáveis dos clubes filiados, bem como, dos patrocínios obtidos, pela Direcção da AXDB, para a publicação desta obra.
Outro grande objectivo desta publicação é, precisamente, o de proporcionar uma maior aproximação entre todos os filiados que a AXDB congrega, desejando-se que seja cada vez mais engrandecida e participativa.

Mário Oliveira


Para quem quiser espreitar, o Paulo Costa tem o Anuário disponível aqui.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Desafios do outro lado do oceano III

Mais um bloco de desafios retirados de partidas jogadas pelo Alexandre Pedroso no Buho21:




Desafio 1
As brancas acabaram de jogar 17. Txe4.
Qual seria a melhor continuação para o Alexandre?




Desafio 2
Jogam as negras.
Qual o melhor lance?


Para terminar, uns mais difíceis, de outra partida.




Desafio 3
a) Jogam as negras. Qual a melhor continuação?
b) Depois de 33. Cxe4, qual a melhor continuação para as brancas?