terça-feira, 22 de julho de 2008

I Open da Bonjóia - foto-reportagem


O Moto Clube do Porto / Alpi Portugal organizou, este fim de semana, o Open de Xadrez da Bonjóia.
Disputado num formato interessante mas pouco habitual (semi-rápidas de 25 minutos, disputado em 9 rondas, as seis primeiras no sábado à tarde e as últimas três domingo de manhã), a prova teve lugar na Quinta da Bonjóia, um dos locais mais emblemáticos da vida cultural da cidade do Porto.


O local de jogo era bastante acolhedor, à semelhança do espaço envolvente,...



... e estava bem preparado para receber os 86 participantes...



... que compareceram à chamada, agradados com aquelas condições e com os prémios.



Estiveram presentes jogadores fortíssimos, como os GM Kevin Spraggett (2643, 1.º classificado, 8 pontos) e Luís Galego (2527, 2.º, 7,5)...



... bem como xadrezistas de créditos marcados, como Marco Viela (ex-campeão nacional jovem e ex-campeão distrital absoluto, 2132, 3.º, 7) ou João Guerra e Costa (ex-campeão nacional jovem e actual campeão nacional universitário, 2103, 4.º, 7 pontos)




... um jogador que, ainda que não estivesse no torneio do Moto Clube, continuaria a passar do relaxado ao concentrado em menos de 10seg (12 para trocar de tshirt e mudar de tabuleiro =).



Mas o torneio era um Open, logo, necessariamente, aberto a todos, sendo os mais novos especialmente bem-vindos.



Apesar de um pequeno contratempo informático com o emparceiramento no domingo de manhã...



... a arbitragem comandada pelo Árbitro Martinho Cardoso esteve à altura da prova e das questões delicadas que naturalmente surgiram.



O que tudo contribuiu para o bom ambiente do torneio e a confraternização entre os participantes...



... inclusivamente com os "jogadores de outra galáxia".


Nós também disfrutámos a experiência.



O Pedro, por exemplo, tentou aprender uns truques novos e resolveu adoptar a estratégia "Coca-Cola" do GM Spraggett.



Já o André optou por uma abordagem mais tradicional: concentrar-se nas peças sem aditivos calóricos!



Ainda que devidamente supervisionado pelo Pedro.



Eu cá gostei tanto de sábado que tive dificuldades em adormecer, tendo-me apresentado domingo com as olheiras que a Juliana - desta vez, fotógrafa oficial! - não deixou escapar ;).



Aliás, esta foto-reportagem não seria possível sem as fotos da Juliana Chiu e a colaboração do António Matos.


As informações sobre as classificações e os resultados estão disponíveis no site da Associação.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

MF Ana Baptista passeia no Nacional


Ana Baptista Campeã Nacional Feminina 2007/2008
Retirado do "Há xadrez em Odivelas"
Blogue oficial da secção de xadrez do Ginásio Clube de Odivelas


Parabéns Ana!

Terminou no passado dia 20 de Julho, no Porto, ao fim de 7 jornadas, o XXXI Campeonato Nacional Feminino de Xadrez que teve a participação recorde de 35 jogadoras, constituindo-se como o mais forte campeonato nacional feminino português de sempre.

A jogadora, do Ginásio Clube de Odivelas, Ana Filipa Baptista, com 18 anos de idade, venceu categoricamente, com 7 pontos em 7 jogos (100%), atingindo uma performance cerca de 250(!!!) pontos acima do seu Elo actual [2137]. No decorrer das jornadas venceu, categoricamente, a ainda campeã em título, Margarida Coimbra e a antiga colega de clube, Catarina Leite, que, recorde-se, ganhou esta prova durante 8 anos seguidos.

A 2ª classificada [Ana Margarida Ferreira] ficou a 1,5 pontos de diferença e o grupo das 3.ªs, onde se encontram os outros elementos da Selecção Nacional Feminina, ficou a 2 pontos de distância.

É importante relaçar que, nos últimos 10 anos, este título foi obtido 9 vezes por jogadoras do Ginásio Clube de Odivelas.

Consulta o palmarés da nova Campeã no site Xadrez Feminino.



Quanto à Inês, fez uma prova ao nível da sua força de jogo actual. Com 1341 pontos de elo, era a 23.ª jogadora do ranking inicial, tendo terminado em 26.º, com os mesmos 3 pontos que a 23.ª, e com uma performance de 1438.

Se tivesse começado melhor a competição, provavelmente teria conseguido um resultado mais favorável. Depois de fazer apenas um ponto nos primeiros cinco jogos, venceu as últimas partidas.

Foi, de qualquer modo, uma prova que lhe deu experiência e cujo resultado a deixou satisfeita e mais motivada para tentar fazer melhor no próximo ano.

Outro aspecto positivo foi a oportunidade de fazer novas amigas. No fim do Campeonato, a Inês fez uma recolha de "autógrafos" das outras jogadoras num poster da competição que lhe foi oferecida, e encerrámos a prova no Velasquez e, depois, na Cufra.


Quer para o sumo de laranja, quer para a francesinha, tivemos a companhia da algarvia Bianca Jeremias que foi a única jogadora de fora a ficar mais uma noite no Porto, já que dado o adiantado da hora, só tinha comboio para Faro na tarde do dia seguinte.

A Bianca está envolvida numa questão sensível relacionada com a convocatória da selecção feminina para a Olímpiada de Dresden. A questão estará a ser equacionada pela FPX já que, no último dia do Nacional, as jogadoras subscreveram um abaixo-assinado destinado à Federação solicitando a integração da Bianca na selecção feminina portuguesa naquela competição. Esperemos que a mão possa ser corrigida e que Portugal consiga apresentar a equipa mais forte possível.

Após o jantar, a Inês, o Pedro e o Nuno ainda foram mostrar a marginal do Porto "by night" à Bianca, de Matosinhos à Ribeira, com paragem, nas praias da Foz, para um gelado e um passeio.



Para o ano há mais! Classificações no Chess-Results.com

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Estudo - Reis e Peões

Já vi que o básico não está esquecido.
Vamos então tentar resolver um estudo um pouco mais complicado:



Jogam as brancas.


Fico à espera das análises.
(a resposta às questões seguintes é secundária. o verdadeiro trabalho é analisar a posição, procurar planos e chegar a conclusões!)


[O Tiago analisou dois planos para as brancas. Um resultou perfeitamente. No outro parece que pensou tanto que queimou o processador :) Ou, pelo menos, ficou com os olhos trocados :P. Em síntese (e com anotações também da minha responsabilidade), o Tiago sustenta que:

1. d6? exd6
2. Rd5 Rd8! (empata)
3. Rxd6 Re8 (partida empatada)

1.ª Questão: Será mesmo assim?
a) Após 3. ... Re8 a partida está empatada?
b) E se na posição que resulta após 3. ... Re8 fossem as negras a jogar?

2.ª Questão: Nas análises temos que procurar os melhores lances para cada lado. 2. ... Rd8 é o melhor lance que as negras podem fazer naquela posição?

Se for caso disso, larguem o monitor, montem o tabuleiro, anotem numa folha de papel a posição inicial, os lances da variante e as questões, e resolvam o exercício "offline"]

Revisão: Final básico de Rei e Peão vs Rei

Este problema foi retirado de outro blog.
Depois digo de onde o tirei.
[adenda: foi do Susan Polgar - Chess and Information blog]

Há cerca de meio ano, vimos este tipo de posição com detalhe.
Quem se lembra?



Jogam as brancas. Qual o resultado?

Transição rápida

No dia de mais um jogo de preparação,

Hannover 96 - FC Porto
18h00 - RTP 1

o desafio de hoje é dedicado aos Tri-Campeões Nacionais.

Transição Rápida
Simacek - Teterev
República Checa, 1998
Ref. 1101




As negras posicionaram os jogadores e abarcaram-se da área das brancas.
O extremo esquerdo (Dc5) domina a diagonal a8-g1 e o extremo direito (Bb7) pressiona o flanco direito (a8-h1), tendo o lateral das brancas (g3) sido compensado pelo (peão) central (em e4) para defender a baliza (h1).
No entanto, após um roubo de bola, as brancas lançaram-se rapidamente no contra-ataque.

Consegues fazer com que esta transição defesa-ataque termine em golo para as brancas?


Ajuda:



Dica:

O Chelsea (negras) estava a atacar mas o Pepe, jogador do FC Porto (brancas), recuperou a bola e entregou-a ao Lisandro. Este, para que a combinação atacante prosseguisse, sacrificou-se, e deu um grande trambolhão à saída do meio campo (cfr. 9/10, 35/36, 41 e 49 segundos). Os colegas de equipa, no caso Lucho e Quaresma, fizeram o resto, com tal simplicidade que pareciam passes (jogadas) únicos...

Quem é o Lisandro, o Lucho e o Quaresma das brancas?



"Exemplo do que deve ser uma transição rápida fez Jesualdo sorrir na UEFA"
fonte: O Jogo, Setembro de 2007

Na nona edição do Fórum de Treinadores da Elite da UEFA, em Nyon, Jesualdo Ferreira, único representante de um clube português, confessou no final que a dado momento da reunião teve vontade de rir.

Isto porque quando a conversa se debruçou sobre temas tácticos foram exibidas imagens para provar que as vitórias no futebol moderno dependem dos tempos de transição de jogo. Quem os fizer mais rápidos tem mais hipóteses de ganhar. E, nessa altura, surgiu na televisão o golo que Quaresma marcou ao Chelsea, na época passada, em Stamford Bridge, exemplo perfeito do que se discutia.

texto integral da notícia no Futebolis

[adenda às 12h30: recebi há minutos um comentário anónimo com a melhor solução (2 variantes). Se foi dada por um vigoroso, tem que repetir, assinando, por causa da nossa contabilidade; se não foi, não é grave: a solução será publicada mais tarde, juntamente com as restantes.]

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Xie Jun transporta a tocha olímpica


Adaptado de: China Daily




A tocha olímpica passou ontem por Yanji, província de Jilin, junto à fronteira de três países - China, Rússia e Coreia.

A última parte do trajecto foi efectuada pela ex-Campeã Mundial de Xadrez Xie Jun que assim visitou pela primeira vez a terra natal dos seus pais.

Apesar de ter sido a primeira vez que a xadrezista foi escolhida para transportar a tocha olímpica, em 2006 já tinha feito um papel semelhante por ocasião dos Jogos Asiáticos.

"Vejo esta honra como o reconhecimento dos resultados que os xadrezistas chineses alcançaram nos últimos 30 anos", disse a actual responsável pela selecção feminina da China. "Comecei a jogar com 6 anos e nessa altura a modalidade não estava muito implementada no país". Todavia, a popularidade do jogo cresceu muito nas últimas três décadas e os GMs chineses estão actualmente entre os melhores do mundo.

Apesar de o xadrez não ser uma modalidade olímpica, Xie Jun declarou que iria acompanhar os Jogos, uma vez que estes são mais do que um evento desportivo: "É também a celebração do espírito Olímpico, a alegria da participação e o objectivo de se tentar chegar mais alto, mais rápido e mais forte, meta que é válida para os desportistas mas também para toda a gente, em todo o lado".



Xie Jun nasceu em Outubro de 1970(37 anos). Jogadora discreta e controlada, um dos seus pontos fortes era descobrir o melhor momento para lançar ataques virulentos.

Em 1991, venceu a GM Maya Chiburdanidze (que era Campeã Mundial desde 1978) e tornou-se na 1.ª Campeã Mundial não europeia, terminando com o monopólio de 41 anos das jogadoras soviéticas.

Defendeu o título durante 4 anos (jogou em 1993 com Nava Ioseliani), período durante o qual deu cartas no circuito internacional. Em 1996, perdeu o título para a GM Susana Polgar.


Susana Polgar e Xie Jun antes do encontro EUA-China, a contar para a 36.ª Olimpíada (Calvia, 2004)


Em 1998, Xie Jun ajudou a selecção chinesa a vencer as Olimpíadas de Elista e no ano seguinte, devido a uma controvérsia entre Susan Polgar e a FIDE que terminou com a perda do título daquela (a GM recusou as condições do match), recuperou o título mundial ao derrotar Alisa Galliamova e, em 2000, já num formato a eliminar, manteve-se como Campeã do Mundo ao derrotar a compatriota Qin Kanying.

Apesar da sua carreira recheada de êxitos, Xie Jun nunca esteve no primeiro lugar do ranking feminino da Fide. Judit Polgar, que sempre se recusou a participar em provas exclusivamente para mulheres, esteve sempre um passo à frente nas listas de elo. Actualmente, Xie Jun é a seleccionadora da equipa feminina da China que participará nas Olimpíadas de Dresden, em Novembro.

Fontes: China Culture e Supreme Chess

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Continuamos nos bispos...

Sasaikiran - Sharma
Calcutá, 1999
Ref. 1701

Como é que as negram podem aproveitar a crise de asma da Dama branca?

I Circuito "Xadrez de Bairro em Bairro" - Massarelos



O Grupo de Xadrez do Porto, em parceria com diversas entidades,



organizou o seu primeiro circuito de xadrez semi-rápido - o "Xadrez de Bairro em Bairro" - que contou com três provas, tendo a última sido disputada no sábado, dia 12, no Museu do Carro Eléctrico.



Inscreveram-se nesta prova 79 jogadores, de todas as idades e de todas as forças de jogo, incluindo pessoas não federadas que desejaram experimentar participar numa prova de xadrez. E não ficaram mal impressionadas, já que, não só o piso superior do museu é imponente como,a meio da tarde, a organização disponibilizou um lanche para aconchegar o estômago de todos.


Tenistas, futebolistas e quejandos não passam os encontros a hidratar-se? Xadrezista faz uma pausa e merenda!

Inovação interessante foi a disposição dos jogadores na sala. Não raras vezes os tabuleiros são distribuidos caoticamente pelo local de jogo, mas tal não foi o caso aqui. Dado o espaço disponível, em vez da habitual distribuição por filas, a organização montou um quadrado com cerca de 10 tabuleiros por lado.


A foto não é a melhor para se ter aquela perspectiva mas pode ser que isto ajude... O que vão ver é uma maquete do Museu e do piso onde se disputou a prova, de acordo com a sua traça original, que não como actualmente se encontra (não jogámos no meio de máquinas :) ) e, no final, um pouco da última partida a terminar na penúltima ronda que opôs o João Guerra Costa (brancas, 2103) ao António Caramez Pereira (negras, 2140) que viria a vencer a partida e, depois, o torneio.


A ideia é capaz de ter sido melhor que o resultado, e a televisão se calhar é um "toque de época" excessivo, mas pelo menos dei-vos música :)

Tudo terminou com uma foto de família:


clica aqui para veres a foto em tamanho perceptível


A fotografia foi tirada pela não-é-mas-podia-ser-repórter-fotográfica-oficial-do-circuito-xadrezístico-do-Porto-e-não-só Juliana Chiu cujas fotos alimentam, e de que maneira, o blogue do Moto Clube.


Enquanto dava as preciosas indicações, a fotógrafa foi fotografada. É que a malta cansa-se de estar sempre do mesmo lado :)


Podemos ter ficado em 5.º na classificação colectiva do Circuito mas tinhamos equipa para ganhar o campeonato dos mais jeitosos! :P


Quanto a nós:

O Tiago Pinho, 13.º do ranking inicial (1914), terminou em 16.º (4,5 pontos). Após uma pausa de alguns meses, demorou a aquecer, tendo empatado na primeira jornada com o José Margarido (30.º classificado, 1409, AX Gaia) e vencendo in extremis na segunda (a Ana Mendes - 55.º, 1517, Dias Ferreira - lidou mal com os apuros de tempo). Venceu bem o Carlos Castro (10.º, 1851, GX Porto), tendo perdido com o Fernando Cleto (6.º, 2171, GX Porto) e com o João Guerra Costa (5.º, 2103, Dias Ferreira).

O João Guerra Costa é o reforço que consta da última foto. Houve uma altura em que eu lhe ganhava (quase) sempre. Não sei se o facto de eu conseguir ler (livros de caca) e ele mal conseguir escrever na horizontal era decisivo, mas agora que ele leva umas horas de estudo valentes de avanço e eu continuo a não ser campeão de coisa alguma, levo uns amassos de gente grande :)

O Rui Wang - 56.º, 1350 -, terminou em 32.º (4 pontos). Perdeu com o Bruno Figueiredo (17.º, 1851) e com o Roberto Mendes (25.º, 1677), e ganhou ao Adriano França (57.º, GX Porto).

O Ricardo Pinho - 61.º, 1296 -, ficou em 43.º (3,5 pontos). Perdeu com o Alexandre França (26.º, 1716, GX Porto), empatou com o José Costa (41.º, 1587, GX Porto) e ganhou ao Fernando Mateus (58.º, 1500, AX Gaia).

O Manuel Pinho - 29.º, 1557 -, finalizou em 46.º (3 pontos). Perdeu com o Jorge Ferreira (2.º, 1950, GD Dias Ferreira) e com o Sandro Fernandes (7.º, 2018, GX Porto), e ganhou ao Paulo Alves (69.º, 1342, Moto Clube).

O André Moreira - 65.º, 1270 -, terminou em 48.º (3 pontos). Perdeu com o José Costa (41.º, 1587, GX Porto) e ganhou ao Pedro Fonseca (74.º, 1500, Dias Ferreira).


A Joana Silva - não federada -, ficou em 60.º (2 pontos). Na foto aparece sentada na mesa 1, antes da primeira jornada, pois o emparceiramento provisória emparelhou-a com o n.º 1 do torneio. Felizmente estava errado, pelo que acabou por jogar com... o segundo xadrezista do ranking inicial da prova - André Viela (18.º, 2238, Dias Ferreira) -, naquele que foi um baptismo de fogo. Todavia, acabou por ter uma boa performance, tendo vencido o João Leitão (1263, Dias Ferreira).

Classificação completa aqui.
Notícia publicada no Jornal de Notícias de domingo, 16 de Julho, aqui (com uma foto a cores do Ricardo a ilustrar a peça)

terça-feira, 15 de julho de 2008

Desafio Nakamura

Por falar no Nakamura...

A força do par de Bispos
Mayer - Nakamura
Washington, 1998
Ref. 1301


As negras jogam e ganham.


Acertaram na solução do último desafio o Pedro e o António Russo (extra-concurso).