Por
GM Oleg Korneev. Descoberto por
António Caramez em
Ajedrez en Madrid.

GM Oleg Korneev, jogador da AX GaiaAcabei de ler a página de poker cuja publicidade se encontra no canto superior direito do site www.ajedreznd.com e estou impressionado com os resultados da última semana: o vencedor de um torneio internacional em Castellon ganhou € 28.000,00, o 3.º classificado do Internacional de Milão € 40.000,00, o 33.º do Torneio de Barcelona € 17.000.
Calma, meus senhores! Torneios de poker, não de xadrez!
Na mesma altura, 45 titulados – Grandes Mestres e Mestres Internacionais – estão a competir no Open Sants, durante 10 dias, por € 10.000,00 de prémios… no total! Um torneio em que participam mais de 500 jogadores!! Um torneio de xadrez – um jogo de enorme difusão pública, um reputado rei entre os jogos sociais e, ao mesmo tempo, incomparavelmente mais profundo, mais útil para o desenvolvimento pessoal e mais próximo da vida real que o poker!!!
O que é isto, meus senhores? SOCORRO!! Como caímos tão baixo??
E não me digam que no poker se tem que pagar inscrições e que num torneio de xadrez um Grande Mestre tem tudo pago. Trata-se de um argumento absurdo e primitivo! Um Grande Mestre, que tem a estadia paga no Open Sants, tem que se alimentar durante 10 dias (pelo menos € 200,00) e pagar o avião (uns € 300,00). Ou seja, gasta € 500,00. Este valor não é comparável com a inscrição num torneio de poker? Com a única diferença que num torneio de poker um profissional trabalha 2-3 dias, enquanto que no xadrez 10.
Talvez seja altura de esquecer a cortesia e começar a perguntar quem são os responsáveis por esta situação (do xadrez em geral, não apenas de Sants).
Suponho que não sejam os Grandes Mestres quem não está a lutar pela dignidade. Suponho que não seja o jornalista do “El Pais” que publicou uma peça excelente, baseada na realidade. Também não creio que os culpados sejam os simpatizantes da modalidade. Sim, é verdade que alguns escrevem coisas pouco inteligentes nos fóruns e respeitam muito pouco os grandes jogadores. Mas a maioria não tem poder de decisão quanto à parte económica do xadrez e as suas opiniões não são mais do que um reflexo do tratamento indigno que os grandes jogadores recebem nos torneios.
Penso que os principais responsáveis, os pais desta situação de desespero, miséria e vergonha que reina no xadrez profissional são os funcionários do xadrez, os organizadores, as pessoas que mostraram a sua indignação nos fóruns depois de lerem a pura, mas muito pouco agradável, verdade do xadrez actual, publicada em 2005 por um fiável jornalista do “El Pais”!
Mais um editorial do site AjedrezND e nova propaganda à miséria no xadrez. Abram os olhos, por favor! € 200.000,00 para 30 torneios não é coisa que nos deva orgulhar! Bem pelo contrário! Se fossem € 200.000,00 para 5 torneios, seria o primeiro a aplaudir. Mas € 200.000,00 para 30 torneios é uma miséria. Se alguém duvida, que compare este prize money com o dos torneios de poker, um jogo muito mais primitivo e primário que o xadrez!
Senhores organizadores, senhores funcionários das federações de xadrez, já chega desta PROFANAÇÃO DESENFREADA do xadrez!
Em vez de procurarem investir o mínimo em prémios para atrair o maior número de participantes, comecem, por favor, a pensar em como se pode dignificar o nosso maravilhoso, mas gravemente atacado pela miséria, jogo-ciência!
Cumprimentos a todos os amantes do Xadrez,
Oleg Korneev