quinta-feira, 2 de outubro de 2008

3 lances...

Mais dois desafios pontuáveis.
Nos dois casos jogam as brancas. Quais os seus 3 próximos lances?

Um de revisão, da mesma partida treino do desafio anterior:




E um novo, retirado da partida Barriga-Staneslav:



Miguel Barriga é jogador da Casa do Xadrez.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

III Match Corunha-Porto em xadrez jovem

Como informa a Associação de Xadrez do Porto, "realiza-se nos dias 4 e 5 de Outubro, na Corunha, o III Match Corunha-Porto em Xadrez Jovem, com a participação de 20 jovens de diferentes escalões etários de cada uma das metrópoles. É uma organização de parceria entre a AGAX - Asociación Galega de Axedrecistas e a AXP - Associação de Xadrez do Porto que se repete anualmente na Corunha (anos pares) e no Porto (anos ímpares)".



A II edição teve lugar o ano passado, no Centro Comercial Parque Nascente, e além da colaboração da secção de xadrez do Estrela e Vigorosa Sport (através do Pedro Rodrigues) na sua organização, contou com a participação do vigoroso Ricardo Brandão de Pinho, o único portuense a vencer a sua partida entre os participantes do escalão sub-14 (perdemos 4-1 nos sub-14 e, no geral, os galegos venceram o match por 13-7 - ver parciais). Em 2006, no primeiro match, a selecção do Porto venceu a da Galiza.



Este ano, para o tira-teimas, foram convocados 3 elementos da nossa turma:


o André Sousa (sub-10) vai jogar no escalão sub-12;


o Nuno Sousa (sub-14) vai jogar no seu escalão;


e o Rui Wang (sub-14) vai jogar no escalão sub-16.


A lista dos jogadores convocados está disponível aqui.

A partida está marcada para as 8:30 de sábado, no Estádio do Dragão, e o regresso está prevista para domingo à tarde, no mesmo local.

Diagonal a7-g1; Meio Jogo

Aqui ficam mais dois exercícios de revisão:

O primeiro deve ser fácil para quem foi ao treino...


Variante da partida Walbrodt - Janowski, lance 14.
Jogam as negras. (querias que fossem as brancas, não querias?)



O segundo não levantará problemas a quem trabalhou em casa...


Partida Treino entre Vigorosos.

As brancas jogaram 12. g4 que não é lá grande ideia...

a) Porquê? Que plano devem seguir as negras?

b) Em vez de 12. g4, como deviam ter prosseguido as brancas?

2008/2009


Hoje é o primeiro dia da época 2008/2009. Na verdade é um dia igual aos outros, mas como as coisas se percebem melhor se segmentadas em períodos (na escola 3 períodos fazem um ano e alguns anos um ciclo; na universidade só há dois períodos semestrais, e os 6 primeiros são um ciclo, os restantes 4 outro, e por aí fora), no xadrez o dia 30 de Setembro é o último dia de uma época e o 1 de Outubro é o primeiro de outra.

Podiam ser outros dias quaisquer, mas acordou-se que seriam estes. E, devido a este acordo, é nestes momentos que se notam mais as mudanças que vão surgindo ao longo de semanas.


Assim, é a partir de hoje que as actividades do xadrez federado do Estrela e Vigorosa Sport estão oficialmente suspensas. E é também a partir de hoje, apesar de já nos termos mudado, de facto, há algum tempo, que os vigorosos são jogadores do Grupo de Xadrez do Porto.


Todavia, como já tivemos oportunidade de conversar, isto "não significa grandes alterações: são as pessoas – eu, tu e os restantes vigorosos, nomeadamente aqueles que se juntam a nós este ano – que fazem uma equipa, pelo que treinarmos noutra sala e representarmos outro clube não altera o essencial, principalmente continuando a ter disponíveis todas as condições necessárias".

De maneira que para o teu jogo se tornar mais forte, os "truques" continuam a ser os mesmos: esforço e dedicação. Não penses que é o grande historial do teu novo clube que te vai garantir vitórias. É óptimo poderes privar com alguns dos melhores xadrezistas da região e do país, mas se também lá quiseres chegar, não basta conversar e jogar com eles...


Mãos à obra que aquilo que poderás fazer esta época está mesmo... nas tuas mãos!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Desafios 2008/2009


Como combinado, começamos esta semana com os Desafios de 2008/2009.

O sistema é o habitual: devem responder por email (mas não para a mailing list, pois aí ajudarão todos os outros que se podem aproveitar da vossa resposta :P) ou na caixa de comentários (não se esqueçam de assinar).

Periodicamente publicarei as respostas e actualizarei a classificação. Se houver participação que o justifique, antes de divulgar as respostas do(s) desafio(s) anterior(es) poderei publicar novo exercício.

Este ano, além de desafios originais, também contarão para a competição exercícios de revisão que já foram vistos nos treinos.

O melhor classificado receberá um prémio no Natal.

Boa sorte, Vigorosos!


1.


Jogam as negras.
Dica: revê o treino de 21 de Setembro

domingo, 28 de setembro de 2008

Vale de Cambra: Sergei Tiviakov vence Memorial Pedro Parcerias

Por Albino Silva em 16x16.



O grande-mestre holandês Sergei Tiviakov venceu a 19ª edição do torneio de partidas semi-rápidas de Vale de Cambra «Memorial Pedro Parcerias», que contou com a participação de 172 jogadores de 35 clubes.


Completaram o pódio os grandes-mestres sérvio Aleksa Strikovic e o argentino Alejandro Hoffman.

O melhor português, no quarto lugar, foi o mestre internacional Diogo Fernando, da Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra, equipa que venceu colectivamente.

O torneio contou na entrega de prémios com a presença dos familiares mais próximos do malogrado Pedro Parcerias, que acompanharam uma sincera homenagem de todos os presentes.




Os três primeiros classificados ladeados por dois irmãos do mestre FIDE Pedro Parcerias.



A mãe de Pedro Parceria durante o momento de homenagem ao filho, falecido no passado ano.



O grande-mestre sérvio Aleksa Strikovic vencedor da edição 2007 obteve o segundo posto.


Classificação no sítio da Internet da Associação de Xadrez de Aveiro.

sábado, 27 de setembro de 2008

Ana Baptista medalha de Bronze nos Europeus Femininos sub-18, em ritmo semi-rápido

Nove jogadoras disputaram, em sistema de todas contra todas, o Campeonato Europeu de Xadrez Feminino, escalão sub-18 anos, em ritmo semi-rápido.


Ana Baptista, com cinco pontos e apenas uma derrota, terminou em 3.º lugar.

Detalhes aqui.

Na mesma prova:

Escalão sub-18 masculino - Ruben Pereira foi o 15.º classificado;
F-14: Ana Meireles, 18.ª;
M-14: Filipe Martinho, 19.º;
M-16: Hugo Santos, 19.º;
M-16: António Vasques, 23.º;
F-12: Ana Rato, 23.º;
M-16: Miguel Silva, 24.º;
F-16: Marta Martins - 25.ª;
F-10: Diana Nogueira - 29.ª;
M-10: Henrique Aguiar - 30.º;
M-12: João Andias - 32.º;

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Xadrez e Poker

Por GM Oleg Korneev. Descoberto por António Caramez em Ajedrez en Madrid.



GM Oleg Korneev, jogador da AX Gaia


Acabei de ler a página de poker cuja publicidade se encontra no canto superior direito do site www.ajedreznd.com e estou impressionado com os resultados da última semana: o vencedor de um torneio internacional em Castellon ganhou € 28.000,00, o 3.º classificado do Internacional de Milão € 40.000,00, o 33.º do Torneio de Barcelona € 17.000.
Calma, meus senhores! Torneios de poker, não de xadrez!

Na mesma altura, 45 titulados – Grandes Mestres e Mestres Internacionais – estão a competir no Open Sants, durante 10 dias, por € 10.000,00 de prémios… no total! Um torneio em que participam mais de 500 jogadores!! Um torneio de xadrez – um jogo de enorme difusão pública, um reputado rei entre os jogos sociais e, ao mesmo tempo, incomparavelmente mais profundo, mais útil para o desenvolvimento pessoal e mais próximo da vida real que o poker!!!

O que é isto, meus senhores? SOCORRO!! Como caímos tão baixo??

E não me digam que no poker se tem que pagar inscrições e que num torneio de xadrez um Grande Mestre tem tudo pago. Trata-se de um argumento absurdo e primitivo! Um Grande Mestre, que tem a estadia paga no Open Sants, tem que se alimentar durante 10 dias (pelo menos € 200,00) e pagar o avião (uns € 300,00). Ou seja, gasta € 500,00. Este valor não é comparável com a inscrição num torneio de poker? Com a única diferença que num torneio de poker um profissional trabalha 2-3 dias, enquanto que no xadrez 10.

Talvez seja altura de esquecer a cortesia e começar a perguntar quem são os responsáveis por esta situação (do xadrez em geral, não apenas de Sants).

Suponho que não sejam os Grandes Mestres quem não está a lutar pela dignidade. Suponho que não seja o jornalista do “El Pais” que publicou uma peça excelente, baseada na realidade. Também não creio que os culpados sejam os simpatizantes da modalidade. Sim, é verdade que alguns escrevem coisas pouco inteligentes nos fóruns e respeitam muito pouco os grandes jogadores. Mas a maioria não tem poder de decisão quanto à parte económica do xadrez e as suas opiniões não são mais do que um reflexo do tratamento indigno que os grandes jogadores recebem nos torneios.

Penso que os principais responsáveis, os pais desta situação de desespero, miséria e vergonha que reina no xadrez profissional são os funcionários do xadrez, os organizadores, as pessoas que mostraram a sua indignação nos fóruns depois de lerem a pura, mas muito pouco agradável, verdade do xadrez actual, publicada em 2005 por um fiável jornalista do “El Pais”!

Mais um editorial do site AjedrezND e nova propaganda à miséria no xadrez. Abram os olhos, por favor! € 200.000,00 para 30 torneios não é coisa que nos deva orgulhar! Bem pelo contrário! Se fossem € 200.000,00 para 5 torneios, seria o primeiro a aplaudir. Mas € 200.000,00 para 30 torneios é uma miséria. Se alguém duvida, que compare este prize money com o dos torneios de poker, um jogo muito mais primitivo e primário que o xadrez!

Senhores organizadores, senhores funcionários das federações de xadrez, já chega desta PROFANAÇÃO DESENFREADA do xadrez!

Em vez de procurarem investir o mínimo em prémios para atrair o maior número de participantes, comecem, por favor, a pensar em como se pode dignificar o nosso maravilhoso, mas gravemente atacado pela miséria, jogo-ciência!

Cumprimentos a todos os amantes do Xadrez,
Oleg Korneev

Campeonatos Europeus de Jovens


Terminaram os Europeus de Jovens. Os nossos representantes não conseguiram fazer a surpresa que desejavamos, mas, ainda assim, há alguns resultados a destacar e uma conclusão a repetir: a este nível o nosso xadrez de fim de semana não tem hipótese.

Ana Rato (sub-12) - 39.ª do ranking inicial com 1508 pontos, terminou em 33.º com uma performance de 1860 que lhe valeram 26 pontos.

João Andias (sub-12) - 77.º com 1672, terminou em 65.º com uma performance de 1778 (+12).

António Vasques (sub-16) - 95.º (1897), terminou em 98.º (1964, +11)

Hugo Santos (sub-16) - 107.º (1672), terminou em 111.º (1749, +8)

Filipe Martinho (sub-14) - 78.º (1907), terminou em 85.º (1938, +4)

Marta Martins (sub-16) - 65.ª (1500), terminou em 73.º (1577, +3)

Ana Meireles (sub-14) - 55.ª (1531), terminou em 66.º (1278, -12)

Miguel Silva (sub-16) - 67.º (2074), terminou em 85.º (1997, -13)

Ana Baptista (sub-18) - 11.ª (2137), terminou em 21.º (2019, -19)

Ruben Pereira (sub-18) - 16.º (2418), terminou em 32.º (2271, -24)

Henrique Aguiar (sub-10) - 28.º (1596), terminou em 101.º (0, 0)

Diana Nogueira (sub-10) - 45.ª (0), terminou em 73.ª (0, 0)

Mais info: Site Oficial e ChessResults

Neste momento estão a disputar-se os Campeonatos Europeus de Jovens em ritmo semi-rápido.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Albufeira promove estudo da música, xadrez, exercício físico e inglês




A Câmara de Albufeira aprovou na passada semana um conjunto de protocolos com vista à promoção e desenvolvimento de actividades extracurriculares nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.

(...)

Ao todo, o município vai investir cerca de 300 mil euros em actividades extracurriculares, com o objectivo de “dotar os alunos das condições necessárias que determinem uma evolução com conhecimentos mais abrangentes”.

Assim, vão ser reintroduzidas actividades extracurriculares como o estudo da música, o xadrez, o exercício físico e o inglês.



“O exercício físico nas escolas do 1º ciclo do ensino básico visam incentivar características como a destreza, a calma, bem como o domínio do movimento e a orientação. O desenvolvimento intelectual, com o xadrez, vem permitir alargar características como a criatividade, a inteligência, o raciocínio lógico – dedutivo, a concentração e a análise. No estudo musical serão introduzidas noções básicas, como a aprendizagem do ritmo, canções e o vocabulário musical”, explica a Câmara de Albufeira.

Quantos xadrezistas federados há em Portugal?

a) Menos de 500
b) Entre 501 e 1500
c) Entre 1501 e 3000
d) Entre 3001 e 4500
e) Mais de 4501

A FPX informa que no dia 14 de Setembro estavam federados 4114 atletas.

A lista pode ser consultada no site da FPX.

António Silva Campeão em ritmo rápido


António Silva, GX Porto
(foto de Juliana Chiu, via MCP)


Decorreu na Escola EB2/3 Pero Vaz de Caminha - Porto, no dia 21 de Setembro, o Campeonato Distrital do Porto de Xadrez Rápido de 2008, que contou com a inscrição de 88 jogadores. ANTÓNIO SILVA, do Grupo de Xadrez do Porto foi o vencedor, ficando ANTÓNIO CARAMEZ PEREIRA, do GD Dias Ferreira, vice-campeão, com os mesmos pontos, e ANDRÉ VIELA, do mesmo clube, na 3ª posição.


Fonte: AXP

Dias Ferreira bi-campeão de Rápidas



O GRUPO DESPORTIVO DIAS FERREIRA venceu o Campeonato Distrital de Xadrez Rápido por Equipas de 2008, que decorreu na Escola EB2/3 Pero Vaz de Caminha - Porto, no dia 21 de Setembro, com a participação de 16 equipas, revalidando assim o título que já lhe pertencia. Seguiu-se no 2º lugar o GRUPO DE XADREZ DO PORTO e no 3º a equipa B do clube campeão.


Fonte: AXP

Campeonatos Nacionais de Rápidas, em Gaia


Realizaram-se no dia 20 de Setembro nas instalações do Colégio de Gaia, os campeonatos nacionais de partidas rápidas, individual e o colectivo, numa organização conjunta da Academia de Xadrez de Gaia, Associação de Xadrez do Porto e a Federação Portuguesa de Xadrez. Participaram cerca de 120 atletas no conjunto das duas provas.
O campeão individual foi António Fernandes da Academia de Xadrez de Gaia e o campeão colectivo foi o Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra.


Fonte: FPX

O Grupo de Xadrez do Porto ficou em 6.º lugar na competição colectiva.

Feira de Coleccionismo

Por LusoMotores

Com mais de meia centena de expositores dos mais variados objectos ou veículos, a Feira do Coleccionismo e do Veículo Antigo fez-se sob a marca de José Megre e do Clube Aventura, num fim de semana que chamou à aldeia de Águas, em Penamacor, mais de 5000 visitantes vindos de Norte a Sul do País.

A Beira Baixa foi, assim, “invadida” por muitos amantes do coleccionismo que, durante dois dias, puderam apreciar, trocar ou comprar inúmeros objectos raros que fizeram as delicias de todos os que passaram pelo espaço daquela que foi a primeira edição desta iniciativa. (...)


Vista do Museu

Em jeito de curiosidade, e se pensarmos na realidade deste museu em em números, o mesmo apresenta cerca de 5000 peças, com mais de meio milhar de aviões, mais de uma centena de tabuleiros de xadrez, num total que peças que, por si só, conseguem representar mais de 70 países.

Aliás, e no que diz respeito ao xadrez e aos aviões, os tabuleiros de xadrez são uma das mais fabulosas colecções de José Megre que, curiosamente, confessa não saber jogar este famoso jogo para os mais pacientes e que imortalizou nomes como os de Karpov ou Kasparov.

sábado, 20 de setembro de 2008

Campeão da Europa de Xadrez no Memorial Pedro Parcerias


por Carlos Silva


Presença do holandês de origem russa e campeão europeu Sergei Tiviakov, no torneio de semi-rápidas de Vale de Cambra confirmada.

O grande-mestre holandês Sergei Tiviakov, actual campeão da Europa de xadrez, confirmou a presença no torneio de partidas semi-rápidas de Vale de Cambra "Memorial Pedro Parcerias", anunciou, esta sexta-feira, fonte da organização.

O torneio conta todos os anos com a participação dos melhores jogadores nacionais, assim como com um conjunto de xadrezistas oriundos de vários países, estando garantidas as participações na edição de 2008, que se realiza a 27 de Setembro, dos grandes-mestres Luís Galego e António Fernandes, este, campeão nacional absoluto, e do canadiano Kevin Spragget, residente em Portugal.

"A participação do campeão europeu é para nós uma satisfação muito grande, sendo mais um sinal do trabalho sério que estamos a desenvolver em prol da modalidade", disse à Agência Lusa José Nogueira, responsável da secção de xadrez da Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra, entidade que organiza o torneio desde 1990.


C/Lusa

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Xadrez «no» japonês

Xadrez no japonês, que este post não é sobre o shogi, o primo japonês do nosso xadrez.


O ex-campeão do mundo Kasparov jogando shogi com o jornalista Ishiyama (Chessbase)


No restaurante japonês Gokobe, à Boavista, a decoração está ao nosso gosto:


Na parede do lado esquerdo, distribuidas pelas prateleiras, diversas peças de xadrez em vidro.


Ainda tentei fazer uma contratação sonante naquele espaço improvável, mas as peças são "apenas para decoração".

Assim, no Gokobe não há regalo para o tabuleiro, só para os olhos e, essencialmente, para a barriga.

Eis o que é dito na blogosfera sobre este restaurante (blogue de Diogo Trindade):


Ainda nem fiz a digestão do almoço, e aqui vai o post relativo a este Sushi Bar Japonês.
Porque amanhã entramos em férias, voltámos ao sushi como comemoração. E para tal resolvemos experimentar o Gokobe.
Já o conhecia de nome e de passar á porta algumas vezes, mas só hoje pude apreciar a sua gastronomia.
É um restaurante simpático, agradável, com um ar limpo e fresco e, tudo o que experimentei era de facto muito bom. Tanto o crú como o cozinhado.
Tem uma boa selecção de sushi tradicional, e um serviço de chapa muito agradável também.
Nota positiva: além da qualidade geral e da qualidade dos produtos, o preço merece bem uma nota positiva, com uma média de €15.00 por pessoa.


E o serviço é tipo buffet, ou seja, come-se o que se quiser, na quantidade que se desejar. Ao almoço por 11 ou 12 euros, ao jantar por 15 ou 16 (sem bebidas nem sobremesa).


Gokobe - Sushi Bar / Teppan-yakki
Rua de Grijó, 44 (à Renault Boavista, junto ao Ipanema)
4150-284 Porto * 222401410 / 226185072

terça-feira, 16 de setembro de 2008

"Portugueses em Acção" no Campeonato Europeu de Jovens

Via Ala de Rei


Por João Pinto, 16.09.08, 13:57, em SCN SportCanal

Apenas dois jogadores portugueses avançaram para a segunda ronda do Campeonato Europeu de Jovens em Xadrez que se realiza em Montenegro.

Ana Baptista e Rúben Pereira, ambos na categoria sub-18, encontravam-se entre os favoritos da comitiva nacional a avançar para a ronda seguinte, não apenas devido à sua qualidade, mas também devido às condicionantes dos emparelhamentos de jogadores na primeira ronda da competição. Funcionando numa base de "cabeças-de-série", um pouco como acontece nos torneios de ténis, os dois portugueses beneficiaram do seu ranking ao encontrarem adversários menos categorizados. Já o oposto aconteceu com os restantes jogadores portugueses, que encontrando adversários mais fortes, não conseguiram superar as dificuldades que lhes foram colocadas.

Luís Galego Campeão Nacional em Partidas Semi-Rápidas

Por António Viriato Ferreira em Viriatovich Chess (14/09/08)


Castelo de Montemor-o-Velho [Todas as fotos do post foram tiradas por Juliana Chiu]

A cidade de Montemor-o-Velho acolheu, sábado passado, dia 13 de Setembro, o XXI Campeonato Nacional de Semi-rápidas, prova aberta a todos os jogadores filiados esta época na Federação Portuguesa de Xadrez.

O GM Luis Galego, atleta do ACR Vale de Cambra, foi o vencedor da prova, sendo o MI Rui Dâmaso, do Barreirense FC, 2º classificado. Em 3º lugar ficou o GM António Fernandes, da Academia Xadrez de Gaia, com os mesmos pontos do 9º classificado. (..)


A MF Ariana Pintor, do Grupo de Xadrez do Porto, sagrou-se campeã nacional.



GM Luís Galego


MI Rui Dâmaso (à esquerda) e GM António Fernandes (à direita)


De acordo com a informação divulgada pela FPX, participaram 146 atletas e "a classificação final poderá ser consultada aqui. Mais informações poderão ser consultadas através deste endereço [Chess Results]".

Destaques ainda para:

- O 4.º e o 6.º lugares de Fábio Barbosa e André Viela, respectivamente, ambos com 7 pontos (o Fábio ganhou ao MI Rui Dâmaso na partida da foto);



- A vitória da Ariana Pintor (Campeã Nacional) e o empate do António Caramez frente ao MF António Vítor;



- Os empates do Jorge Viterbo Ferreira (1950) frente a Nuno Guerreiro (2164) e José Padeiro (2270), e a vitória sobre Carlos Carneiro (2269); e



- A vitória de Igor Pires (1701) sobre o MI Joaquim Durão.

Regra 12/2/b - "toque" de telemóvel


É expressamente proibido trazer telemóveis ou outros meios de comunicação electrónicos para a área de jogo, a não ser com autorização do árbitro. Se o telemóvel de um jogador tocar na área de jogo, durante a partida, o jogador deverá perder o jogo. A pontuação do adversário deverá ser determinada pelo árbitro.


GM Nigel Short vs Telemóvel: 0-1
Por Manuel Weeks em Chess Vibes (11/09/08)

O Campeonato da União Europeia está na terceira jornada e a maior estória até ao momento é a derrota do GM Nigel Short com Ketevan Arakhamia-Grant, devido a um som emitido pelo seu telemóvel durante a partida.

(...)

Perder devido a um som emitido pelo telemóvel é provavelmente a forma menos feliz de ser derrotado numa partida de xadrez. O cenário só pode piorar se até retirámos o aparelho do bolso e o colocámos na mesa convencidos que o desligámos... e ele emite um som claro e audível horas depois.

Ketevan, a adversária do GM Short, foi apanhada de surpresa e só conseguiu dizer, descrente, "Mas eu vi-te desligá-lo!!" Nigel Short aceitou a derrota e a esta hora deve estar a pensar trocar de aparelho.


A partida entre Nigel Short e Ketevan Arakhamia-Grant...


... e um pormenor da mesma foto (Liverpool Chess International, 2008)


Diz John Saunders, editor da British Chess Magazine e membro da organização da prova:

A imagem ampliada mostra claramente o telemóvel do Nigel ao lado dele, pousado num livro sobre Fidel Castro. Ele desligou o telemóvel no início da sessão, à frente do adversário. O telemóvel emitiu o familiar toque da Nokia precisamente às 16h29 (eu fui testemunha). O Nigel diz que se tratou de um aviso de "bateria fraca" que, de algum modo, se produziu apesar de o telefone estar desligado. Aviso a todos os xadrezistas: se tens um telemóvel recente, talvez seja melhor tirar a bateria antes de começar a partida.