Como tivemos algumas baixas no último encontro, não vale a pena desafiar-vos...
... não tem muita piada roubar doces a criancinhas!
Em alternativa, deixo-vos as regras dos mini-jogos que fizemos para que quem faltou se possa familiarizar com as regras até à próxima sessão e eventualmente experimentar desafiar um familiar durante a semana.
Cá vão eles:
Mini-jogo 1: Regresso à posição inicial
As brancas só podem jogar da fila 1 à 4 e as negras da 8 à 5.
O objectivo é levar as peças para a posição inicial respectiva.
Quem alcançar a posição inicial das peças primeiro, ganha.
(O jogo também pode ser jogado individualmente, só com as peças brancas.
Consegues chegar à posição inicial em 18 jogadas?)
Mini-jogo 2: Ali vs Babá e os 16 medalhões
As brancas jogam com o Rei Ali.
As negras jogam com o Rei Babá.
Em cada casa amarela é colocado um pedaço de papel (os 16 medalhões).
Ganha quem capturar mais medalhões.
Faz-se uma partida com o Rei Ali e outra com o Rei Babá.
Ganha o desafio quem capturar mais medalhões nas duas partidas.
[Os Reis são gordos: tem que haver sempre pelo menos uma casa de intervalo entre as suas barrigas!]
Mini-jogo 3: Tempestade de peões
Ganha o mini-jogo quem promover primeiro um peão ou bloquear o adversário de maneira a não ter nenhuma jogada possível.
Faz-se uma partida com os peões brancos e outra com os negros.
Ganha o desafio quem conseguir vencer os dois mini-jogos, um com cada cor.
Mini-jogo 4: Ali, Babá e os seus 8 peões
Mini-jogo 5: 8 peões brancos vs Dama negra
As negras ganham se capturarem os oito peões ou bloquearem o último peão e as brancas ficarem sem jogadas possíveis.
Faz-se uma partida com os peões brancos e outra com a Dama negra.
Ganha o desafio quem conseguir vencer os dois mini-jogos, um com cada cor.
[A tarefa dos peões é muito complicada...]
Mini-jogo 6: 3 peões brancos vs Bispo negro
As brancas ganham se promoverem um peão ou capturarem o Bispo.
As negras ganham se capturarem os três peões ou bloquearem o último peão e as brancas ficarem sem jogadas possíveis.
Faz-se uma partida com os peões brancos e outra com o Bispo negro.
Ganha o desafio quem conseguir vencer os dois mini-jogos, um com cada cor.
[Apesar da igualdade material (3 pontos para cada exército), os três peões têm ligeira vantagem sobre o Bispo. No entanto, muitas vezes o Bispo vai ganhar o mini-jogo por conseguir bloquear os peões nas casas pretas.]
Mini-jogo 7: Cavalo branco vs 3 peões negros
As brancas ganham se capturarem os três peões ou bloquearem o último peão e as negras ficarem sem jogadas possíveis.
As negras ganham se promoverem um peão ou capturarem o Cavalo.
Ganha o desafio quem conseguir vencer os dois mini-jogos, um com cada cor.
[A tarefa do Cavalo é muito complicada...]
Mini-jogo 8: 8 peões brancos vs Cavalo negro
Os 8 peões brancos devem chegar à oitava fila.
Cada peão que alcance a fila 8 marca um ponto e é removido do tabuleiro (podem usar os peões negros como marcador dos pontos obtidos).
Se as brancas capturarem o Cavalo, marcam 9 pontos.
O Cavalo deve tentar capturar o maior número de peões.
Faz-se uma partida com os peões brancos e outra com o Cavalo negro.
Ganha o desafio quem tiver marcado mais pontos.
Mini-jogo 9: Cavalo e 3 peões vs Cavalo e 3 peões
Tudo ao ataque! Tudo à defesa!
Ganha quem capturar todas as peças do adversário.
Os peões podem promover a Dama.
Mini-jogo 10: Torre, Cavalo, Bispo e 4 peões vs Dama e 4 peões
Ganha quem capturar todas as peças do adversário.
Os peões podem promover a Dama.
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