domingo, 6 de setembro de 2015

Xadrez na Aldeia: Open de Verão AXDF

(A última fase da Operação «Elo em Loulé» deveria ter sido num torneio de lentas. Infelizmente, o evento foi cancelado e não havia outra competição nessa semana, de maneira que a Operação ficou reduzida às missões iniciais do António e da Cláudia.)



Mas o elo não é tudo, de maneira que ontem o xadrez voltou ao concelho de Loulé - Capital Europeia do Desporto 2015 -, mais precisamente à freguesia de Alte. Organizado pela Associação de Xadrez do Distrito de Faro, a competição tinha duas vertentes: por um lado, apurar o Campeão Distrital, de entre os xadrezistas federados pela AXDF; por outro, celebrar o Verão num Open, isto é, num torneio aberto a qualquer interessado.

Foram 6 sessões de 15+10' (quinze minutos por jogador com um incremento de dez segundos por jogada), com um almoço de confraternização pelo meio, que reuniram na Casa do Povo de Alte alguns habitués do Algarve como João Pacheco (Associação Cultural e Desportiva de Faro), Dinis Libório (Academia de Xadrez do Algarve) e Carlos Fantasia Sousa (ACD Faro), a que se juntaram os jogadores do Núcleo de Xadrez da Associação Cultural de Alte, o dinâmico clube local que teve em prova Amarildo Lima, António Martins, Bruno Almeida, Bruno Silva e Françoise Lima. Presentes estiveram também os vigorosos apaxes Cláudia Monteiro (GDR Amigos Urgeses), Fernando Filipe (AXAL), Munir Valimamade (ex-GDR Amigos Urgeses) e Tiago Pinho (GDR Amigos Urgeses).

Destaque especial para a participação de dois xadrezistas não federados que não se assustaram com a concorrência, obtiveram bons resultados e demonstraram muito potencial:  Alexandre Coelho, de Parragil, e João Rodrigues, de Olhão.



A prova foi ganha por João Pacheco, que, fazendo justiça à sua liderança no ranking inicial devido aos seus 2060 pontos de elo, apenas sofreu uma derrota, na penúltima ronda, contra Munir Valimamade que se classificou na terceira posição. O segundo classificado no Open de Verão, Tiago Pinho, fez os mesmos 5 pontos mas teve pior desempate por ter perdido o confronto directo. 

Na classificação do Distrital, o pódio ficou completo com Dinis Libório e Amarildo Lima. Na classificação Jovem, o vencedor foi António Martins, seguindo-se Alexandre Coelho, ambos com três pontos e tendo sido necessário recorrer-se ao segundo critério de desempate para apurar o vencedor. O pódio encerrou com o Fernando Filipe.



Topo Feminino:
Françoise Lima, da AC Alte, Campeã Distrital Feminina.
Cláudia Monteiro, do GDR Amigo Urgeses, vencedora do Open de Verão.


Segue-se o apontamento do apaxe bracarense Munir Valimamade, que também fez de camera man, sobre a performance da apaxe louletana Cláudia:

O Furacão Cláudia
Fazendo um paralelismo com o futebol, quem é que não gosta de um jogo cheio de golos, espetáculo, falhanços escandalosos, emoção, casos e frangos? 
Eu adoro.
A jogadora Cláudia Monteiro proporciona tudo isso e muito mais no tabuleiro. É peças no ar; Reis no meio do tabuleiro; mates em um falhados; promoções de parte a parte; sacrifícios de material sem nexo... xadrez puro de ataque, imbuído de romantismo e insanidade!
Jogadas imprecisas? Imensas, mas o que importa isso?!  Para ver precisão e técnica basta colocar um enfadonho "Houdini" contra um "Rybka". Não terá loucura escaquística em movimento.
O público fica petrificado. Ninguém tira os olhos do jogo. Ouvem-se expressões como "Incrível!"; "Não percebi esta!"; ou simplesmente "F... -se!". Vislumbram-se esgares e outros apenas permanecem de boca aberta. Emoção ao rubro e suspense até final. Literalmente tudo pode acontecer.
(...)
Se Morphy estivesse vivo, sentir-se-ia tão pequenino.


Parte final da partida 
João Rodrigues 1 - 0 Cláudia Monteiro
(vitória por tempo)

2 comentários:

NGuerreiro disse...

três palavras: bri-lhan-te :) acho que nao era esta...

Tiago F. Pinho disse...

:) Não queres vir às origens abrilhantar também o torneio do fim de semana de 14 e 15 de Novembro? Está mesmo previsto. A ideia é ter xadrez num fim de semana de lazer, por isso o objectivo não é fazer um torneio enorme recheado de GMs. Estão a ser equacionadas algumas actividades para acompanhantes e outras também para os xadrezistas, a começar, por ser S. Martinho, com um mini-teatro a acabar com castanhas assadas para todos. Deixemos as nossas famílias conhecer o estranho mundo do xadrez! :P E a Cláudia vai jogar! E o Padeiro! E o Jorgievsky! Por isso independentemente da força de jogo, todos terão adversários à altura... Um pequeno esforço (acho que será bem recompensado) para quem lá for participar, uma grande aposta da Associação Cultural de Alte para ajudar a reintroduzir o xadrez no distrito de Faro. Quem quiser ajudar a dinamizar a modalidade por estas bandas é bem-vindo! Passa a palavra aos algarvios desaparecidos em combate :) À medida que a organização for dando mais novidades, passarei também por aqui a informação. Abraço