sexta-feira, 3 de julho de 2009

FIDE publica novas listas de ELO (xadrez64.com)


A FIDE publicou esta manhã as novas listas de ELO.

A nível nacional, não se registaram grandes alterações na ordenação do top: os mesmos dez jogadores ocupam os dez primeiros lugares; a registar que Rúben Pereira é agora o número 3 nacional, ultrapassando Sérgio Rocha, que foi um dos seis jogadores do top10 sem jogos registados no período (os Torneios de Mestres e de Honra e o Aberto de Espinho ainda não foram contabilizados).

A média dos top 10 nacionais é de 2422 (-1 em relação a Abril), o que continua a deixar Portugal em 60º lugar, à frente do Bangladesh.

A nível feminino, não houve alterações no topo; os 21 pontos ganhos por Catarina Leite permitem-lhe manter pacificamente o primeiro lugar.
Igualmente, nos veteranos, João Cordovil mantêm a liderança com quase 200 pontos de vantagem sobre Joaquim Durão, que regressa assim à segunda posição, ultrapassando Júlio Santos

Nos escalões, André Viela e Rúben Pereira lideram respectivamente os sub20 e sub18. Pedro Neves subiu 32 pontos, mas ainda assim ultrapassado como segundo melhor sub16 por António Vasques, que subiu 49. Os resultados do Torneio de Honra permitirão a ambos os jovens aproximar-se dos 2100, sem no entanto beliscar para já a liderança de Jorge Ferreira (+15). Nos sub14, João Pedro Meira (+25) aparece no top3 dos sub14, enquanto David Martins, do CA Mirandela, passa os 1800 (+20) e torna-se o único sub12 português acima desse valor. O único sub10 português nas listas, David Ferreira, continua registado como inactivo.

A maior subida foi a de Daniel Bray: aproveitando o seu K=25, o jovem do SO Marinhense subiu 138 pontos: 21 do campeonato da 2ª divisão, 16 do nacional de sub16, 53 da fase preliminar do distrital de Leiria, e 51 da fase final (ambas as quais venceu categoricamente), com apenas 3 pontos perdidos no Torneio FIDE da Marinha Grande. Seguiram-se o sub14 Luís Silva, do NX Vale de São Cosme (+110) e o sub16 Francisco Mateus, da AX Gaia (+79). Entre os séniores, a maior subida foi a de Armando Reis (+68), do GX Alekhine, mercê dos bons resultados nos torneios internos do clube.

O xadrez64 actualizou os dossiers dos jogadores e a página dos tops nacionais para reflectir as alterações ocorridas.

por xadrez64.com

Sem comentários: