sexta-feira, 3 de julho de 2009

Francisco Mateus apenas depende de si para conquistar o título

Lucas Silva empata Jorge Viterbo na luta pelo bi-campeonato.



Na penúltima jornada do Distrital Absoluto do Porto, Lucas Silva (1905) consegue anular Jorge Viterbo (2186) na primeira mesa, deixando o actual campeão distrital a meio ponto de Francisco Mateus (1876) que venceu Daniel Quintã (2063) na segunda.

Com estes resultados, se Francisco Mateus vencer mais logo, com as negras, Lucas Silva, sagrar-se-á campeão distrital. Se empatar e Jorge Viterbo, também de negras, vencer Hélder Pinho, o título será discutido através de um match de desempate, constituído por 4 partidas que serão jogadas a um ritmo de 15 minutos por jogador, com incremento de 5 segundos por lance.

Mas outras combinações de resultados são possíveis: por exemplo, se Lucas Silva, Hélder Pinho e Benito Barbero vencerem, terminarão todos com os mesmos 5,5 pontos que Francisco Mateus, e terá de ser jogado um torneio de desempate entre estes quatro jogadores, em sistema de todos contra todos, a uma só volta, e no mesmo ritmo de 15+5.

Entretanto, na 6.ª jornada, mais três xadrezistas alcançaram um bloco FIDE: Nuno Ventura Sousa, do Grupo de Xadrez do Porto, Emanuel Luís Sousa, da Associação de Proprietários de Vila D'Este e Fernando Azevedo, do Núcleo de Xadrez de Santo Tirso.

Foto de Francisco Mateus tirada por Juliana Chiu

Sem comentários: