sexta-feira, 3 de julho de 2009

Já há campeões do Porto em ritmo semi-rápido

Jorge Viterbo venceu a competição individual e o GD Dias Ferreira a colectiva.



Decorreram este fim de semana, na Escola Profissional de Gaia, os campeonatos distritais do Porto em xadrez semi-rápido (partidas de 25 minutos por jogador).

A prova individual, que contou com 83 inscritos, foi jogada no sábado, tendo-se sagrado campeão, invicto, com 7,5 pontos em 8 possíveis, Jorge Viterbo, do Grupo Desportivo Dias Ferreira, que venceu todas as partidas excepto a da terceira jornada, na qual foi surpreendido e acabou por empatar com Adelino Botelho, do Grupo de Xadrez do Porto.

Em segundo lugar ficou Fábio Barbosa, também do Dias Ferreira, que apenas perdeu, na penúltima jornada, com o campeão. E no último lugar do pódio classificou-se outro xadrezista da agremiação de Matosinhos, Fernando Nora, que fez 6,5 pontos.

Seguiram-se Francisco Mateus (AX Gaia), Carlos Castro (GX Porto), José Margarido (AX Gaia) - todos com 6 pontos - e Miguel Ferreira (AX Gaia, 5,5 pontos), sendo de realçar que nos sete primeiros lugares se classificaram 4 jogadores do escalão menores de 16 anos - os três xadrezista da Academia de Gaia e o novo campeão.

A prova colectiva jogou-se no domingo e nela participaram 11 equipas. Em cada jornada, o capitão de equipa seleccionava os 4 jogadores que realizariam uma partida, somando-se no final os pontos individuais de cada elemento para se aferir o resultado colectivo.

A equipa principal do Dias Ferreira, constituída por Jorge Viterbo, Fábio Barbosa, Luís Machado e Daniel Quintã, sagrou-se campeã distrital com 7 vitórias em 7 partidas. Individualmente, Fábio Barbosa e Daniel Quintã fizeram 100%, sendo que a única derrota de Luís Machado foi por falta de comparência na primeira sessão após o almoço. Das 28 partidas jogadas pelo quarteto de Matosinhos, além daquela falta de comparência, só uma terminou em derrota - André Mateus, da AX Gaia, venceu Jorge Viterbo.

Em segundo lugar ficou o Grupo de Xadrez do Porto (Hélder Pinho, Carlos Castro, Manuel Pintor, José Manuel Costa e Rui Wang) e em terceiro a Academia de Xadrez de Gaia (Francisco Mateus, Bruno Figueiredo, José Margarido, Miguel Ferreira e Benito Barbero). Estas duas equipas tiveram o mesmo desempenho (3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas), tendo empatado a dois na última jornada. No entanto, a equipa da invicta superiorizou-se nos critérios de desempate, uma vez que os seus jogadores alcançaram, individualmente, 18,5 pontos ao longo da prova, contra 18 do conjunto gaiense.

Foto: Juliana Chiu

Sem comentários: