sexta-feira, 3 de julho de 2009

Francisco Mateus é o novo campeão absoluto do Porto (com fotos comentadas)

Jogador da Academia de Xadrez de Gaia terminou invicto com 6,5 pontos.




A Fase Final do Campeonato Distrital Individual de 2009 decorreu entre 15 de Junho e 1 de Julho, no Museu do Vinho do Porto, após sete meses de provas preliminares de apuramento. Dos 35 finalistas, com idades entre os 11 e os 56 anos, 22 pertenciam ao ranking internacional, tendo, durante esta fase final, alcançado blocos de acesso a este ranking 7 jogadores.

O título foi brilhantemente conquistado por Francisco Mateus, jovem sub-16 da Academia de Xadrez de Gaia, que concluiu a prova final com seis vitórias e apenas um empate, cedido perante o vice-campeão (campeão distrital em 08/09) Jorge Viterbo, xadrezista da mesma idade que terminou com 5 vitórias e 2 empates. A última posição do pódio foi ocupada por Daniel Quintã, também do Grupo Desportivo Dias Ferreira, o melhor de um trio com 5 pontos.

Os jogadores que mais pontos amealharam no ranking internacional foram Francisco Mateus (+43), Mário Fernandes (+12, apesar de ter concluído na penúltima posição) e Lucas Silva (+11). Os que mais desceram foram José Veríssimo Araújo e Pedro Guimarães (-15) e Hugo Saraiva (-13).

Benito Barbero (1994), Fernando Nunes (1852), Nuno Ventura Sousa (1763), José Pedro Cachorreiro (1688), Nuno Messeder Ferreira (1632), José Manuel Lopes (1595) e Fernando Azevedo (1495), xadrezistas que não figuram nas listas da FIDE, alcançaram os blocos assinalados para acesso a este ranking.

Benito Barbero, da Academia de Xadrez de Gaia, Nuno Ventura Sousa e José Manuel Lopes, ambos do Grupo de Xadrez do Porto, já constarão da próxima lista internacional, sendo de assinalar que o Nuno V. Sousa deverá sair com mais de 1700 pontos, o que fará dele um dos melhores sub-14 nacionais - actualmente, os três melhores xadrezistas neste escalão etarário são Luís Santos (Escola 31 de Janeiro, 1852), João Vicente (Moto Clube do Porto, 1744) e João Meira (Associação Académica da Amadora, 1737).

Na imagem que ilustra esta peça, Manuel Pintor, presidente da Associação de Xadrez do Porto, entrega o troféu ao sorridente campeão. Atrás encontra-se Rogério Oliveira, árbitro da prova.

Na galeria de fotos poderá ver uma selecção das melhores fotografias tiradas por Juliana Chiu durante a competição.

Sem comentários: