quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Super-Dezembro para André Ventura Sousa: de MN à primeira norma de MI, passando pelo título de Mestre FIDE!


Fonte: Federação Portuguesa de Xadrez
Grande mês de Dezembro para o jovem sub-16 André Ventura Sousa do Grupo Desportivo Dias Ferreira! Depois de iniciar o mês com a conquista do título de Mestre Nacional, tendo conseguido igualar o feito de ser o mais jovem a conquistar este título, consegue perto do fim do mês conquistar o título de Mestre FIDE depois de um desempenho fantástico num torneio fechado em Espanha.
A caminhada começou em Braga, de 4 a 8 de Dezembro, no II Torneio de Xadrez Mosteiro de Tibães, que venceu com 6 pontos em 7 possíveis, somando mais 21,2 pontos de Elo aos seus 2232. 
Depois, em Pontevedra, de 18 a 23 de Dezembro, participou no Cerrado Internacional de Ajedrez, um torneio disputado por 10 jogadores em formato de todos contra todos, com 3 Grandes Mestres e 3 Mestres FIDE presentes, e média de Elo de 2320. Arrancando do 8-º lugar do ranking inicial, o André fez um torneio fantástico, somando 7 pontos em 9 possíveis (5 vitórias e 4 empates), garantindo a vitória na prova isolado no 1.º lugar. Conquistou o título de Mestre FIDE logo à passagem da 3.ª Ronda, quando chegou aos 2300 pontos de Elo, e terminou a prova com a conquista da sua 1.ª norma de Mestre Internacional. Entretanto, somou mais 144 pontos, chegando agora aos 2400 e ascendendo ao 5.º lugar do Top Nacional dos jogadores actualmente filiados!
Torna-se assim o 18.º jogador português a ostentar o Título de Mestre FIDE e o 50.º jogador português titulado internacionalmente!
A lista de todos os Mestres Internacionais pode ser consultada em http://www.fpx.pt/web/nacional/elo/mestres-internacionais.
Todos os resultados e classificações das duas provas em http://chess-results.com/tnr191663.aspx?lan=10 e http://chess-results.com/tnr200137.aspx?lan=10.

Sem comentários: