sexta-feira, 3 de abril de 2009

Brasil: Peça de teatro junta xadrez e Álvaro de Campos para alertar para os perigos da SIDA.



1 de Abril | 21h10

Espectáculo Xeque-Mate fala sobre SIDA neste fim de semana em Taubaté. Conheça!

Tendo como tema principal a SIDA, a peça conta a trajetória de 5 pessoas que convivem com o vírus HIV, desmistificando e, ao mesmo tempo, esclarecendo as formas de contágio e o caminho trilhado por uma família sobrevivente (ou não) a todas as esperanças e dores e inquietações.



Usando do jogo do xadrez, mostra-se que a poesia de Álvaro de Campos (um dos mais importantes heterônimos do poeta português Fernando Pessoa) continua viva e pode e pôde ser repaginada, dando um novo e inquietante aspecto a uma das maiores preocupações dos tempos modernos.

No Reino do Xadrez, o Rei (o marido heterossexual) sucumbe aos desejos da carne, procurando satisfazer seus anseios junto ao Bispo (um travesti). Sem sequer saberem dos riscos que ambos correm, acabam transmitindo o vírus à Rainha (a esposa). Este é o estopim para a violência emocional desencadeada pelo Cavalo (o filho), que através das drogas também contrai o vírus.

A esperança resta somente à Torre (o outro filho), que vê sua estrutura familiar desmoronar em decorrência desta doença que cada vez mais atinge as pessoas, não importando idade, opção sexual, crença ou raça.

Depois de uma extensa consulta e seleção dos poemas de Álvaro de Campos, foi necessário selecionar cada frase meticulosamente, de forma que os sentimentos e sensações de amor, dor, esperança, alegria, entre outros, pudesse encaixar perfeitamente dentro de cada uma das peças do tabuleiro.

De forma intensa, esta peça teatral usa da alegoria carnavalesca transformando as peças do jogo em cenário e figurino, feitos pelos talentosos Antônio Carlos Miranda e Carol Miranda.

A adaptação e seleção dos poemas, bem como a atuação neste monólogo que desafia o ator a exercitar-se em 50 minutos de espetáculo e viver sentimentos que vão desde a loucura até a redenção, fica por conta de Sidney Bretanha.

Como proposta social, educacional e cultural, “Na Cia. de Jorge” decidiu que este espetáculo tem como objetivo transformar pré-conceitos em valores que devem ser revisitados, ajudando a nós mesmos pensarmos em ações definitivas para uma diminuição do índice de contaminação do vírus HIV.

Sendo assim, para cada apresentação será selecionada uma ou mais ONGs e/ou Instituições que, preferencialmente, cuidem de soropositivos, onde parte da bilheteria será doada à(s) mesma(s), além do quilo de alimento não-perecível que deve ser entregue juntamente com o ingresso no início do espetáculo.

A Cia. está em projeto de implantação do espetáculo em escolas e faculdades do Vale do Paraíba, buscando orientar através do teatro e auxiliar Instituições e ONGs locais. Para tanto, contactar a produção local através do e-mail producaoxequemate@hotmail.com.


Ficha Técnica

Texto Original: Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa)
Adaptação e seleção dos poemas: Sídney Bretanha
Direção Musical: Juninho
Ator: Sídney Bretanha
Cenário e Figurinos: Antônio Carlos Miranda e Carol Miranda.

Sem comentários: