terça-feira, 7 de abril de 2009

Noites de Caissa: Impressionante demonstração de força




Já rola o primeiro Noites de Caissa, na Escola da Ponte - Vila das Aves. Com uma organização muito cuidada e mais de três dezenas de inscritos, cerca de metade com elo internacional, esta prova desde logo pareceu destinada à atribuição de blocos FIDE.



O quadro lembrava, "só para os mais esquecidos", algumas das regras impostas pelo regulamento e pela FIDE, referindo...


... a existência de "um espaço destinado a análises e convívio".



Na vanguarda da tecnologia, à míngua dos DGT's que, nos grandes torneios internacionais, permitem a transmição da partida em directo, a organização do Pontex socorre-se do Twitter para lançar no ciberespaço os resultados dos encontros em cima do acontecimento.

E o post mortem não fica restrito às análises no Pavilhão Rúben Alves, sendo também possível no blogue do clube, onde as partidas estão publicadas.

Foi lá que vi que a impressionante demonstração de força não ficou reservada à organização. Na primeira jornada, dois dos favoritos mostraram que estavam presentes para homenagear Caissa, deixando maltratados os irmãos Messeder:






O Ricardo Margarido conseguiu a desforra do empate do mês passado.




Mas a partida da jornada, de acordo com a AXP, foi outra:
O grande destaque do dia vai para a vitória de JÚLIO SILVA, do Pontex, que, apesar de contar apenas 7 anos de idade, concluídos há menos de um mês, já encontra arte para vencer NUNO FILIPE ANDRADE, do GD Dias Ferreira, um jogador do ranking internacional Fide, classificado em 3º lugar no Campeonato Distrital Sub-18 de 2009, recentemente disputado.


Júlio Silva, 08-03-2002, s/elo, Pontex - NXAPEE Escola da Ponte

Com este resultado, o jovem Júlio arrisca-se a alcançar um bloco para Elo internacional Fide neste torneio, o que será concerteza, a ser alcançado, um dos mais novos no Mundo a consegui-lo. De notar que, em todo o Mundo, só 3 jovens nascidos em 2002 já têm Elo internacional (um romeno, um espanhol e um colombiano). Um bloco para Elo (que exige 3 jogos no mínimo) não é o mesmo, pois aqueles 3 jovens tiveram que realizar pelo menos 9 jogos a contar, mas não deixa de ser um marco, caso seja alcançado. O segundo jogo já está garantido na 2ª sessão, se o adversário comparecer. Apenas necessitará de defrontar outro adversário com Elo Fide numa das restantes 4 jornadas.




9. ... f5!?
De pequenino se torce o peão de F! :P


Depois da abertura do Jorgievsky Fan Club (btw, está a jogar na Galiza o IV Festival Semana Santa e segue com 2/3, sem derrotas), já posso avançar para o Clube dos Amigos dos Peões de F. Até agora só tinha um sócio honorário, mas parece que encontrei no Pontex o meu primeiro consócio :P

Sem comentários: