sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nacional Jovens: Balanço Oficial da Associação


Não vá o blogue ser parcial ;), é sempre importante ouvir o que dizem os responsáveis da Associação de Xadrez do Porto sobre o desempenho dos representantes do distrito. Aqui fica, especialmente no que nos respeita:

Terminaram os Campeonatos Nacionais de Jovens de 2009, que decorreram Portimão, entre 28 de Março e 2 de Abril, nos quais os jogadores do Porto alcançaram dois títulos de campeão, além de um 3º lugar, quatro 4º lugares e outras posições entre os 10 primeiros em todos os esclaões etários. ANDRÉ MATEUS, sub-12 da Academia de Xadrez de Gaia, e JOÃO VASCO VICENTE, sub-14 do Moto Clube do Porto, são os novos campeões nacionais representantes da AXP.


A lutar pelos títulos em quase todos os escalões!
A delegação de 38 jogadores da AXP participantes nos Campeonatos Nacionais de Jovens teve participações de bom nível, algumas das quais com resultados acima das expectativas, sendo raros os casos de resultados menos conseguidos.
Em todos os escalões etários, à excepção dos sub-18, onde o Mestre Fide Ruben Pereira já tinha deixado a concorrência a grande distância, houve pelo menos um representante da AXP a lutar directamente pelos respectivos títulos na última jornada, à excepção dos sub-18, onde Ruben Pereira já tinha deixado a concorrência a grande distância na jornada anterior, e nos sub-08, onde as esperanças do n/jovem da Vila das Aves acabaram na penúltima sessão. Mesmo nos sub-18, foi o representante portuense mais destacado a defrontar Ruben na última sessão.


(...)


A inexperiência deitou a língua de fora ao título?


André Ventura Sousa, G. Xadrez do Porto, 7º lugar nos sub-10

Nos sub-10, ANDRÉ VENTURA SOUSA, do Grupo de Xadrez do Porto, teve na mão o seu jogo frente ao setubalense GONÇALO SILVA, que viria a sagrar-se campeão, mas acaba por deixá-lo escapar, terminando na 7ª posição, com 5 pontos. Perdeu apenas com os dois primeiros classificados, na 1ª e na última sessões, mas deixou sinais de que poderia alcançar melhor.

(...)

NUNO VENTURA SOUSA, do Grupo de Xadrez do Porto, realizou uma boa prestação, concluída no 6º lugar com 5 pontos, tendo sofrido apenas 2 derrotas, ambas frente a adversários que tradicionalmente lutam pelos títulos neste escalão. Pelo meio venceu a campeã feminina, e derrotou na última jornada um dos ex-campeões do escalão.

Também em bom plano estiveram PEDRO PEREIRA, da Academia de Xadrez de Espinho, e RUI YANG WANG, do Grupo de Xadrez do Porto, que terminam nas 14ª e 19ª posições respectivamente com 4,5 e 4 pontos.

TIAGO BABO DIAS e ANDRÉ MOREIRA, ambos do Grupo de Xadrez do Porto, não alcançaram posições de especial relevo, embora sorte do emparceiramento tenha sido algo madrasta ao primeiro, que defrontou vários dos seus colegas de clube e de delegação.

Sem comentários: