sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Figueira: GM Luís Galego 0 - 1 Jorgievsky =D


Ontem, no Internacional da Figueira, jogaram dois pesos pesados do xadrez do Porto: o consagrado GM Luís Galego e o campeão distrital em ascensão Jorge Viterbo Ferreira.




O primeiro tabuleiro da selecção nacional abriu com a Espanhola e seguiu-se a variante das trocas, deferida.

As análises ficam para quem sabe :) Talvez o Xadrezismo consiga o comentário do MI Fróis ;) Ou o Viriatovitch ponha mãos à obra! :P

Aqui só cabe o "relato" e a lembrança de que o xadrez é um jogo de erros e que toda a gente se engana, até os Grandes Mestres.



Jorgievsky, campeão nacional sub-16 em ritmo semi-rápido.


O Jorge aguentou-se na abertura e na transição para o meio-jogo. A retracção das negras foi aproveitada pelo GM Luís Galego para ganhar espaço na ala de rei, adoptando a estrutura de peões h2-g3-f4-e5.

Das trocas em e5 resultou, para as brancas, um peão passado isolado, a coluna f semi-aberta para as brancas e a possibilidade de abrir a grande diagonal para o Bb2, argumentos suficientes para o GM Luís Galego lançar um impressionante ataque ao roque negro que, ao 26.º lance, culminou num espectacular sacrifício de Torre em f6!!

Dramaticamente, dois lances depois, as brancas falharam o vencedor avanço 28. e6 que ameaçava 29. Dh8#, sendo que a única hipótese de defender o mate culminava no ganho de Dama por Torre para as brancas: 28. e6 Txe6 29. Dh8+ Rf7 30. Th7+ Dxh7 31. Dxh7+ Rf8 32. Dh8+ Rf7 33. Dxa8, variante forçada.

(se 28. e6 Dxe6??, então 29. Dh8+ Rf7 30. Th7+ Rg6 31. Tg7+ Rf5 32. Dh7 mate)

[podem fazer os lances no diagrama infra, desde que carreguem no "R" do canto inferior direito]

Após o erro 28. Dh8+?, as negras defenderam-se muito bem, ficaram a ganhar a qualidade e as brancas abandonaram, de forma elegante, ao 32.º lance.

Aqui fica a partida:



Aceito inscrições para o Jorgievsky Fan Club! ;)
Criar condições para que o adversário erre - e aproveitar o erro - faz parte do xadrez!


Finalmente, a assobiar para o lado como quem não quer a coisa, dizer apenas que o Internacional da Figueira é o torneio do calendário nacional que tradicionalmente dá normas a xadrezistas portugueses...

PS: Para terminar, já que se está a falar de grandes xadrezistas do Porto, quem conhece o Emannuel Torr, ilustre jogador do nosso circuito distrital, que está no site da consagradíssima revista francesa da especialidade Europe Echecs, por se encontrar a disputar o Tournoi International «Figueira da Foz»?

3 comentários:

António Viriato Ferreira disse...

O "Viriatovitch" neste momento está mais preocupado em conseguir trabalho em Portugal para não ter de voltar para Andorra.
Ainda assim, qualquer jogador que não seja MI pode tentar analisar a partida se estiver na disposição de perder 2 ou 3 horas a faze-lo.
Os erros de análise são inevitáveis, mas ajudam a dar uma ideia de algumas possibilidades que houve na partida.
Talvez, seja hora de darem esse passo; terem o atrevimento de analisar partidas alheias, embora as criticas boas e más sejam inevitáveis.
Saudações xadrezistas assinadas e não camufladas atrás de um nickname.
Esta é a maneira que tenho de responder para caso seja preciso assumir pessoalmente as coisas que diga ou escreva.
António Viriato Ferreira

Tiago F. Pinho disse...

No post, quando escrevi "Talvez (...)[Ou] o Viriatovitch ponha mãos à obra :P", quis referir-me ao blogue (como imediatamente antes fizera em relação ao Xadrezismo), e não ao autor, tão pouco camufla-lo.

As tais 2 ou 3 horas para a análise são bem de que também não disponho. Por isso é que, sempre com a devida citação, "roubo" as que vou encontrando. É o que farei, se alguém disponibilizar a sua análise :)

A única referência personalizada foi ao MI Fróis, como os únicos blogues referidos foram aqueles dois, mas só porque, na altura, foram os que me vieram à memória: o XadrezAmigos, o Miguel Pires, o Carlos Novais ou o Vítor Costa também lá podiam estar, e nenhum é MI.

Quanto ao resto, de acordo.

E felicidades!
Espero que encontre cá aquilo que procura.

António Viriato Ferreira disse...

Ok, "Kamikazeking".
Fiquei esclarecido.
Continuação de votos de sucesso para o Xadrez Vigoroso que desde a vossa primeira hora tenho acompanhado e publicitado no Viriatovitch Chess.
Aproveitando a referência, parabéns ao Xadrez Amigos, que conseguiu trazer novos formatos para a publicação de partidas e análises.

Saudações xadrezisticas de,

António Viriato Ferreira

P.S: para quem lêr estes comentários transcrevo as palavras publicadas que os suscitaram.
Efectuando copy e abrindo com o messenger fica mais claro o seu teor.

"As análises ficam para quem sabe :) Talvez o Xadrezismo consiga o comentário do MI Fróis ;) Ou o Viriatovitch ponha mãos à obra! :P"