terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Há procura de lembranças para uma festa de Natal?




Aqui ficam duas sugestões:


A Vida Imita o Xadrez, de Garry Kasparov (editora Gestão Plus)


Já está disponível a versão portuguesa do "How Life Imitates Chess" - site oficial aqui.

Nesta obra, Kasparov parte das lições que, durante a sua carreira enquanto xadrezista profissional, aprendeu no tabuleiro, para enunciar os princípios fundamentais dos pontos-chave de um bom processo de decisão: como avaliar oportunidades, antecipar o futuro e desenhar estratégias vitoriosas.

De uma forma viva e original, Kasparov apresenta as bases da estratégia, da avaliação, do desenvolvimento de um estilo pessoal e da utilização da memória, da intuição, da imaginação e, até, da fantasia.

Levando os leitores até aos grandes matches da sua carreira, incluindo os duelos lendários contra o GM Karpov e o super-computador da IBM Deep Blue, Kasparov também se socorre de outras experiências pessoais e exemplos retirados da vida política, literária, desportiva e militar. Independentemente da situação e do adversário, Kasparov ensina os leitores a combinar a capacidade bruta da análise com o instinto que um xadrezista - ou um empresário - de sucesso utiliza contra o seu oponente.

Com franqueza, discernimento e, por vezes, com humor, Kasparov olha para as suas vitórias e para os seus erros, na perspectiva quer do xadrezista da elite mundial, quer na do líder político da Coligação Outra Rússia.

Combinando a visão estratégica com as memórias pessoais de Kasparov,
A Vida Imita o Xadrez é uma breve vislumbre da mente de um dos maiores e mais inovadores pensadores da actualidade.

Preço: € 16,00


Para uma leitura mais soft,

Não Compreendo as Mulheres, de Ivar Corceiro (editora Ulisseia)


Ivar Corceiro já esteve aqui no blogue, em Agosto, devido às composições sobre xadrez, como a que se encontra no início deste post, que publica de vez em quando no seu blogue Não Compreendo as Mulheres.

Na altura escrevi que "foi a partir destes cartoons escaquísticos que me tornei leitor do não compreendo as mulheres, o blogue do Ivar Corceiro, uma espécie de homem do renascimento do século XXI: mais que cartoonista, ele é DJ/VJ residente no "melhor bar do mundo", onde, em parceria com a DJ Moa Bird, actua o Couscous Projeckt; é cronista, e "todas as sextas (ou quase) [são publicadas] as Crónicas da Cidade que Sopra, no Diário de Aveiro"; faz fotografia, performances, desenhos digitais e alguns dos seus filmes passam em festivais - outros, às vezes, por falta de orçamento, viraram contos - e publicou o livro Numa Avenida de Merda; De resto, é bloquista, parece porreiro, anda na casa dos 30, é divorciado, pai babado e não compreende as mulheres..."

Como já devem ter adivinhado, alguns dos posts do blogue deram origem ao livro.
Podem lá dar um saltinho e, se gostarem, podem comprar o livro: como algum software, "what you see is what you get"!

Preço: € 12,00
Locais de Venda.

1 comentário:

Anónimo disse...

HEHE