quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Taça AXP: sorteio para a 3.ª ronda



Panorâmica da 2.ª ronda da Taça AXP na nossa sala:
em primeiro plano a equipa D - Santo Tirso B, junto à janela a equipa A - BCP e, ao fundo, a equipa B - Gaia A.


No próximo sábado vamos a Matosinhos jogar com o Dias Ferreira D.

A 12.ª equipa do ranking inicial tem por base os seus primeiros 3 tabuleiros que são todos jogadores experientes, bem habituados a estas andanças. O Pedro Mendes (1637), o Roberto Mendes (1686) e o Diogo Valente (1668) são os principais atletas desta equipa, onde alinham outras caras conhecidas como as promessas Henish Balu (1332) e Bernardo Guerra (1313) e xadrezistas históricos como os irmãos Luís (1722) e Tiago (1581) Parcerias.

Na primeira sessão ganharam 4-0 ao Espinho B e, na segunda, perderam pela margem máxima com o Dias Ferreira A. Os "Mendes" têm jogaram nos primeiros tabuleiros e o Bernardo no 4.º. No 3.º deve jogar o Diogo Valente.

Vai ser um encontro disputado em que um resultado positivo, além de garantir a permanência na prova, poderá vir a permitir a obtenção de blocos fide.


Quanto às restantes equipas do clube:

A equipa A vai à sede do Moto Clube jogar com a equipa B local, onde pontificam Igor Kovtun (2068) e Serhiy Leshchenko (2053), acompanhados pela recente contratação João Vicente (1725) e os habitués GMs - Grande Matos, Grande Mendes e Grande Mário.

Na primeira ronda, ganharam 4-0 à equipa D do seu clube e, na segunda, empataram com o Dias Ferreira C, beneficiando da vitória no 3.º tabuleiro: os habituais titulares Igor Kovtun e João Vicente empataram, respectivamente, com o Ricardo Margarido e o Simão Pintor, enquanto que o António Matos venceu a sua partida, como já havia acontecido na primeira ronda, e o Mendes, que substituiu o Mário, perdeu no quarto tabuleiro.

O resultado poderá não ser o até agora omnipresente 4-0, mas é um encontro para ganhar.

Por outro lado, a equipa B vai a Alfena, na condição de favorita, e a C vai a Gaia jogar com a equipa B da Academia de Xadrez local. Esta equipa perdeu com a Boa Nova, na primeira ronda, por 2,5-1,5, e, na segunda, venceu a equipa B de Vila D'Este pela margem máxima. Com o primeiro tabuleiro na casa dos 1700 pontos e os restantes na dos 1300/1400, prevê-se uma eliminatória disputada mas que nos pode ser favorável, até porque o nosso primeiro tabuleiro, Artur Almeida (1753), conseguiu, na última jornada, anular o Mestre Nacional José Padeiro (2245, o segundo jogador com mais elo da prova), com quem empatou.

Sem comentários: