segunda-feira, 6 de abril de 2009

Desafios do outro lado do oceano II

O segundo bloco de desafios retirados de uma partida que o Alexandre Pedroso jogou online:




Desafio 1
Qual é a melhor continuação para as negras?




Desafio 2
Jogam as negras.
Que lance preferes?
1) b2
2) Rd2
3) Re4
4) Bg3




Desafio 3
Jogam as brancas. Ganham, perdem ou empatam?




Desafio 4
a) Jogam as negras. Ganham, perdem ou empatam?
b) Depois de Rh4, as brancas ganham perdem ou empatam?

3 comentários:

andre disse...

so nao sei o primeiro

DESAFIO 2

prefiro bg3 seguido de b2 mas antes de b2 brancas jogam tb8, b2 para avançar o peao e as brancas estao todas presas seguido que o bispo apanha o peao

DESAFIO 3

as brancas ganham porque o bispo vai ter que ser sacrificado pelo peao vao trocar peoes e o rei preto nao chega a tempo.


DESAFIO 4

a)as pretas perdem porque podem jogar bh8 ou bispoc1 mas se bc1 h7 e se bh8 rg5 embora nao possa ira a g6 directo mas vai mais devagar
nao interessa sacrificar o bispo pelo peao porque as brancas têm outro peao:).






b)ganham


porque joga na mesma rg6 rg4 f5 e o rei branco nao deixa passar o rei preto com o peao de h6 o bispo sacrifica-se pelo peao de f4 depois de f6 e ninguem toca no peao de h6

SPM disse...

Desafio 1:
Eu jogava 1. c4
Depois de 1. ... bxc4 2. Rxc4ficava com um peão passado que ameaça promover.

Desafio 2:
b2 é um lance que parece obrigatório mas pode ser adiado.
Eu jogava:
Bg3
Impede o peão em g2 de avançar e o rei branco de ir para h2. Só depois é que jogava b2.

Desafio 3:
Empatam. Para comerem o peão em f5 precisam de sacrificar 1 peão e o bispo negro vai bloquear o avanço dos peões que sobram.
Por exemplo,
1. g4 fxg4 2. hxg4 Be3 3. f5 Bg5
Depois as negras só precisam de aproximar o rei.

Desafio 4:
a) Empatam mas precisam de ter cuidado.
1. ... Rf3
2. Rg5 Re4
(3. e5 Bc1+! 4. Rg6 Bxh6 5. Rxh6 Rxe5)
3. h7 Bh8
4. e5 Re5
5. Rg6 Bf6
Agora as negras só tem de andar com o bispo em f6 e h8 e o jogo fica empatado.

b)Aqui as brancas ganham. Como o peão em f4 já não está a ser atacado podem jogar Rg6 e a partir daqui promovem um peão.

Tiago F. Pinho disse...

Desafio 1:

1. ... c4
2. bxc4+ Rxc4

e o peão passado compensa a desvantagem material.


3 pontos para o SPM



Desafio 2:

O melhor lance é realmente Bg3 que restringe o avanço dos peões brancos e impede o Rei de entrar em jogo.

3 pontos para cada um.



Desafio 3:

A partida está empatada se bem jogada.

Pegando na variante do SPM

1. g4 fxg4
2. hxg4 Be3
3. Rg3 (melhor que f5) Rc2! (única)
4. Rf3 Rd3! (única)
5. Rg3 Re4
6. f5 Bg5
7. Rh3 Rf4

3 pontos para o SPM



Deafio 4:

As brancas têm dois peões passados e o Rei bem colocado. Para empatar as negras têm que capturar os dois peões. É preciso uma marcação "peça a peão" :)
O bispo marca o peão de H, mais avançado, e o rui o de F que está mais próximo dele.
Assim,

a)

As negras empatam mantendo a "marcação" ao peão de F com Rf3!

1. Rf3 Rg5
2. Re4! f5
3. Rd5 Rg6
4. Rd6 Rf7
5. Re5 f6
6. Rf5 h7
7. Bxf6

3 pontos para SPM


b)
efectivamente, as brancas ganham com Rg6.

3 pontos para cada.