sábado, 18 de abril de 2009

Preliminar MCP: Tiago termina em 3.º e é o primeiro suplente para a Final




O 3.º Torneio do Moto Clube do Porto/ALPI - Preliminar G do Campeonato Distrital Individual de 2009 - decorreu entre 5 de Março e 16 de Abril (as partidas tiveram lugar pelas 20:30 horas dos dias 5, 12, 19 e 26 de Março, e 9 e 16 de Abril) na sede do clube, Rua de Aurélia de Sousa, 65, no Porto, contando com 17 inscritos. Estavam em jogo 2 lugares na Final do Campeonato. Fonte: AXP

De acordo com a ratio estabelecida no regulamento do Distrital, a 17 participantes correspondem 2 lugares de apuramento. O que significa, neste caso, que haveria fortes jogadores, habituais participantes na Fase Final, que não iriam conseguir o desejado apuramento.

O quinteto de respeito que pontificava na lista inicial era o seguinte:


José Padeiro (2237, 23.º do ranking nacional); Marco Viela (2198, 35.º do ranking nacional)


Igor Kovtun (2068); Ricardo Margarido (1990, 7.º em 2007/08); José Veríssimo Araújo (1944)


Por outro lado, estavam também inscritos jogadores que, no ano passado, jogaram a fase final do Distrital:


Carlos Braga (sem elo, 11.º classificado em 2007/08); Rui Gonçalves (1642, 23.º em 2007/08)


O Grupo esteve representado pelo vigoroso Tiago Brandão de Pinho.

Os dados da prova estão em Chess-Results.


1.ª jornada:

Quando vi o emparceiramento da primeira jornada, pensei que me tinha saído a fava, uma vez que iria jogar com o Carlos Galvão Braga que, apesar de não ter elo, terminou em 11.º a fase final do distrital do ano passado. No entanto, na verdade, como se pode ler no site da AXP, a fava saiu ao Ricardo Margarido: O destaque da 1ª jornada vai para o arranque em grande da jovem da casa INÊS MESSEDER FERREIRA, que empata um dos favoritos, RICARDO MARGARIDO, do GD Dias Ferreira, que há dias conquistou o título de campeão distrital sub-18, com um final de partida ganhador.

Quando vim embora, a Inês, de brancas, tinha cerca de 1 minuto contra 50 do Margarido, e a posição era (mais ou menos) esta:


Jogavam as negras (a Dama negra podia dar xeque na 7.ª mas não sei se estava em f5)



2.ª jornada:
Nada a assinalar. "Fácil para os favoritos", de acordo com o blogue do Moto Clube; "Favoritos repõem normalidade" ao vencer todos os desafios, na perspectiva da AXP.


3.ª jornada:
"Favoritos vão impondo a sua força". "João Padeiro e Marco Viela lideram Preliminar do Moto Clube do Porto", "não dando margem de manobra aos candidatos mais próximos".


4.ª jornada
Na 4ª jornada JOSÉ PADEIRO, do clube organizador, vence o desafio frente a MARCO VIELA, do GD Dias Ferreira, que o acompanhava na liderança, permitindo-lhe assim isolar-se no comando, com 1 ponto de avanço sobre a concorrência mais próxima. A luta pelos lugares imediatos continua, cada vez mais acesa. - Fonte AXP

5.ª jornada
Na 5ª jornada não comparecem 4 dos jogadores, entre eles os dois da 1ª mesa, JOSÉ PADEIRO, do clube organizador, e RICARDO MARGARIDO, do GD Dias Ferreira, cujas faltas baralham as contas do apuramento para a Final.
Na partida para a última jornada, dificilmente os 2 apurados não sairão do trio que lidera, formado por José Padeiro, TIAGO BRANDÃO DE PINHO, do Grupo de Xadrez do Porto, e MARCO VIELA, do GD Dias Ferreira. Dos restantes, o principal candidato a uma remota possibilidade de apuramento é Ricardo Margarido, obrigado a vencer, esperar pelo resultado na 1ª mesa entre Tiago e Marco, que, para esse fim, não pode terminar em empate, e ainda por resultados favoráveis nos restantes jogos que lhe dêm vantagem no desempate. (...)
- fonte: AXP


6.ª jornada
Na 6ª jornada, a última, JOSÉ PADEIRO, do Moto Clube do Porto/ALPI, e MARCO VIELA, do GD Dias Ferreira, vencem os seus jogos, garantindo assim os dois primeiros lugares, que dão acesso à Final.
Nos lugares subsequentes posicionam-se TIAGO BRANDÃO DE PINHO, do Grupo de Xadrez do Porto, e CARLOS GALVÃO BRAGA, do Moto Clube do Porto/ALPI, ambos a 1 ponto de distância dos dois primeiros.





Tiago Brandão de Pinho
1914 pontos de elo, 6.º do ranking inicial

4 pontos, 3.º classificado, performance de 2001, ganhou 4 pontos de elo

1.ª jornada: venceu Carlos Galvão Braga (Moto Clube) - ver
2.ª jornada: perdeu com o MN José Padeiro (2237, 23.º do ranking nacional) - ver
3.ª jornada: venceu Manuel Pedroso (Moto Clube) - ver
4.ª jornada: venceu Barbero Largo (Academia de Xadrez de Gaia) - ver
5.ª jornada: venceu José Veríssimo Araújo (1944, Moto Clube) - ver
6.ª jornada: perdeu com Marco Viela (2198, Dias Ferreira)

5 comentários:

Paulo Topa disse...

Vê lá se te apuras que depois de ter ganho à Diana no último do Moto Clube, estou mortinho por te apanhar.

Tiago F. Pinho disse...

Não sei se te consigo dar esse gostinho...

Paulo Topa disse...

Estou certo que sim. De qualquer modo, ando com vontade jogar contigo e com o Bruno. É estranho conhecer pessoas no xadrez, falar, trocar comentários e mails com elas e nunca ter jogado com elas.Bem,pelo menos para mim é estranho.

Tiago F. Pinho disse...

Pois... pode gostar-se de chocolate e não se comer mousse? ;P

rerc disse...

Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho dos bloguistas de divulgação do xadrez...competindo com o blog do MCP parece que estão a levar o xadrez a bom porto... (bom trocadilho heim). Ruben Coelho