sexta-feira, 6 de março de 2009

Desafio: Cuidado com a Dama Italiana...




Há cerca de dois meses, deixei aqui a partida que joguei com o Fernando Nora, do Dias Ferreira, no 4.º tabuleiro do encontro relativo aos 1/32 de final da Taça de Portugal.

Nessa partida, "o Nora abriu com 1. e4. Seguiu-se ... e5, 2. Cf3 Cc6, e até aqui continuava satisfeito. Um dos sistemas que revira iniciava-se precisamente assim. Mas foi sol de pouca dura. Após breve reflexão, o Nora joga 3. d4 ao que eu contestei com ... exd4 e ele replica com 4. Bc4!


4. Bc4, o Gambito Escocês


(...) coloquei o Bispo em c5 e o Nora presenteou-me com o 5. c3 da praxe (...)



Nesta partida, (...) "optei por não abrir linhas: avancei o peão e depois defendi o Bispo, qual mariquinhas, tendo noção que esta decisão me poderia fazer passar as passas do Algarve... (...) A partida continuou com 5. ... d3 6. Dxd3 d6"


E depois confessei que (...) "só em casa me lembrei da segunda dica do Igor [Pires, de Aveiro, que me tem ensinado a jogar a Escocesa]!
É curioso como a ordem dos lances pode atrapalhar um neca...

Toda a gente conhece a Abertura Italiana, não é? Quase toda a gente, quando começa a jogar, opta por ela. Durante anos foi a minha opção para responder a 1. ... e5. Até quase que a posso cantar, como se fosse tabuada:

1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bc4 Bc5 4. c3 Cf6 5. d4 exd4 6. cxd4 Bb4+ 7. Bd2 Bxd2+ 8. Cbxd2 e agora d5!, o lance salvador.
Muito conhecido, não é?

Pois então, descubram as diferenças...



À esquerda, o Gambito Escocês após 4. Bc4.
À direita, a Italiana após 4. ... Cf6.


Era esta a dica do Igor que eu não recordei e nem me passou pelo espírito! Em vez de jogar d3, podia ter simplesmente transposto para a Italiana com Cf6, entrando em águas que conheço razoavelmente bem!(...)


Ora bem, ontem à noite, na 1.ª jornada da Preliminar do Moto Clube, o Carlos Braga jogou um Gambito Escocês. E desta feita, em vez de jogar d3, inverti para a italiana, com Cf6.

O Carlos jogou a variante Tarrasch (a que defende o Bb4+ com Bd2, que enunciei em cima) e depois das trocas em d2 e em d5, em vez do mais habitual Db3, fez roque.


A partida continuou com 10. ... O-O 11. Te1 Bg4


E só depois é que o Carlos jogou a Dama para b3. No entanto, agora este lance já não é tão forte, uma vez que as negras podem trocar o Cavalo pelo Bispo das brancas que é bom, já que tem excelentes diagonais (a2-g8 e b1-h7) à sua disposição.

Com isto em mente, joguei 12. ... Ca5. As brancas, deveriam, provavelmente, centralizar a sua Dama, colocando-a em d3. Não foi isso, todavia, que fizeram.

Desafio

A partida continuou com 13. Db5


Jogam as negras.

O último lance das brancas é um erro.
Como é que as negras ganham vantagem material?

6 comentários:

Unknown disse...

1....c6

Se 2.Da4, então 2...b5 e as pretas ganham bispo branco.
Se 2.Dc5, então 2...Bxf3 3.Cxf3 b6 Da3 e o bispo branco cai com Cxc4

Nota: Na 2a opção se 3.gxf3 em vez de 3.Cxf3, não analisei a fundo mas parece-me que 3...Dg5+ seguido de Cf4 parece-me bem mais perigoso.

Cumps,
Miguel

Alexandre Pedroso disse...

Eu jogaria...

1. ... c6!! (defende d5, defende a5e ataca a dama branca)

As brancas tem duas opções

Se

2. Da4 b5!! (ganha material)

Se

2. Dc5 b6!
3. Da3 Bxf3!

Três opções para as brancas, porém em todos os casos perde-se material

Se

4. Cxf3 Cxc4 (ganhando material)

Se

4. gxf3 Dg5!
5. Rh1 Dxd2 (ganhando material)

Se

4. Bxd5 Bxd5 (ganhando material)

Anónimo disse...

Assim de repente acho que c6 ganha pois se Da4 joga-se b5 e se Dc5 joga-se b6, a dama vai para a3 e o bispo é grátis.Ou é muito fácil ou sou eu que já estou a dormir :)
Bruno Figueiredo

Alexandre Pedroso disse...

É verdade... ai vai a variante que faltava....

1. ... c6!
2. Dc5 Bxf3! (se 3. gxf3 Dg5+ e ganha o cavalo em d2)
3. Cxf3 b6!
4. Da3 Cxc4 (ganhando material e ameaçando a dama branca)

A ordem dos ataques fez diferença. Na variante anterior, eu havia jogado 2. Dc5 b6? (ruim porque a dama vai para a3 e defende também f3) parando o ataque das negras.

Anónimo disse...

eu nao sei bem.
se c6 dc5
b6 da3 bxf3 e tem de tomar por peao porque se toma de cavalo cxc4.
se da4 b5 e fica bispo por dois peoes

Tiago F. Pinho disse...

O Miguel acertou na mouche!

Miguel: 3 pontos

Alexandre: 3 pontos

Bruno Figueiredo: 1,5 pontos (vê a segunda resposta do Alexandre)

André Sousa: 1,5 pontos (vê a segunda resposta do Alexandre)