domingo, 21 de junho de 2009

António Silva foi o melhor português no Campeonato Mundial dos Trabalhadores

Henrique Galvão e Stephane Silva foram os restantes representantes portugueses.

in SCN



Começaram na quarta-feira os Jogos Mundiais dos Trabalhadores, nas modalidades de vólei de praia, ténis de mesa e xadrez, uma iniciativa da Confédération Sportive Internationale du Travail (CSIT), organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
O SESI, associado brasileiro da CSIT, optou por aquelas três modalidades por "o ténis de mesa e o xadrez estarem muito bem integradas nas empresas industriais brasileiras, tal como o vólei de praia que é um desporto nacional que ganhou relevância internacional". As provas decorrem em Fortaleza, capital do estado do Ceará.

A competição escaquística, realizada sob a alçada da Federação Cearense de Xadrez, terminou Sábado, tendo decorrido no Hotel Blue Tree que acolheu os 33 participantes em representação de dez instituições de países diferentes associadas da CSIT, no caso português o Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres (INATEL).
Este instituto foi representado por 3 xadrezistas, Henrique Galvão, Stephane Silva e António Silva, mas a comitiva portuguesa contou ainda com a presença do Mestre Internacional Joaquim Durão, na qualidade de responsável máximo pela modalidade no âmbito da CSIT.

A prova, disputada em 5 jornadas, teve um elo médio de 1873 pontos, embora os primeiros 17 xadrezistas tivessem todos elo superior a 2150 pontos e entre eles se encontrassem 5 Mestres Fide e 1 Candidato a Mestre.

António Silva, 47 anos, 2230 pontos de elo, capitão da equipa do Grupo de Xadrez do Porto que garantiu recentemente a subida à 1.ª Divisão Nacional, era o melhor português no ranking inicial, onde ocupava a 6.ª posição. Terminou em 7.º, com 3,5 pontos, os mesmos que o 4.º classificado.

Henrique Galvão, 48 anos, 2201 pontos de elo, é jogador do Núcleo de Xadrez de Faro / Rentauto, e apresentava-se como o 11.º jogador do ranking inicial. Em 2007, na Áustria, foi o vencedor da prova, tendo-se sagrado Campeão Mundial após terminar invicto com 5 vitórias e 2 empates. Este ano conseguiu 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota, tendo concluído na 12.ª posição com os mesmos 3 pontos que o 8.º classificado.

Stephane Silva, 34 anos, 2218 pontos de elo, 8.º do ranking inicial, é o primeiro tabuleiro da Associação Estamos Juntos, de Aveiro, e foi o melhor elemento da seleção nacional que, o ano passado, em Itália, venceu a vertente colectiva da edição de 2008 destes Jogos Mundiais. Devido a problemas na ligação aérea, faltou na primeira jornada, pelo que, na prática, jogou apenas 4 partidas. Ainda assim classificou-se no 18.º lugar, com 2,5 pontos, os mesmos que o 15.º.

O vencedor da prova foi o Mestre Fide austríaco Peter Roth (2219). Na foto que ilustra esta peça pode ver-se, em primeiro plano, o actual campeão mundial a jogar, de brancas, contra o melhor classificado português, António Silva, em partida jogada na penúltima sessão.

Esta e as restantes partidas da competição podem ser vistas aqui. Na galeria de fotos associada a esta notícia estão arquivadas algumas imagens, nomeadamente dos membros da comitiva nacional.

* * *

ver partidas | ver galeria de fotos

Sem comentários: