quarta-feira, 17 de junho de 2009

CX Sintra é o tomba gigantes na Taça de Portugal


in SCN

Jogaram-se neste fim de semana os oitavos de final da Taça de Portugal, prova organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez.

A maior surpresa aconteceu no Barreiro onde a equipa local, fazendo alinhar apenas dois jogadores, foi surpreendida no 4.º tabuleiro. Com duas derrotas por falta de comparência nas mesas intermédias, o único resultado satisfatório para o primodivisionário FC Barreirense seria a vitória na primeira e na última mesa, uma vez que, nos termos regulamentares, apesar de o resultado final ser um empate a 2, passaria à próxima eliminatória por vencer no tabuleiro superior.

Mas o objectivo só foi alcançado parcialmente: se no primeiro tabuleiro não houve surpresa - o Mestre Internacional Sérgio Rocha (2417), jogador da selecção nacional, venceu Paulo Fanha (2023) -, na última mesa o sintrense Luís Maninha (1603) conseguiu empatar com Vasco Ramos, um jogador com cerca de mais 250 pontos elo. E com este resultado o Clube de Xadrez de Sintra superiorizou-se à equipa do Barreiro por 2,5-1,5, passando aos quartos de final e colocando fora de prova a equipa da primeira divisão.

A equipa de Sintra terá, na próxima eliminatória, a companhia do Grupo de Xadrez do Porto (2175) que, no único encontro entre equipas de divisões inferiores, se superiorizou à equipa da EDP Lisboa (2127) pelo mesmo resultado - 3-1 - com que esta eliminara, com alguma surpresa, o Ginásio Clube de Odivelas (2265), nos 1/16 final.

Nos dois encontros entre equipas da primeira divisão, o Vale de Cambra não deu qualquer hipótese ao Núcleo de Xadrez de Faro/Rentauto, obtendo uma vitória pela margem máxima, enquanto os vimaranenses dos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio, com um 4 muito homogéneo, venceram por 3-1 a Mata de Benfica.

Nas restantes partidas as equipas da primeira divisão eliminaram as das divisões inferiores.

Os resultados e respectivos parciais estão disponíveis aqui.

Assim, os 1/4 de final serão disputados pela Academia de Xadrez de Gaia (2627), pelo Grupo Desportivo Diana, de Évora (2560), pela Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra (2498), pela Associação Académica da Amadora (2342), pelo Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Matosinhos (2260), pelo Grupo de Xadrez do Porto (2175), pelos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio, de Guimarães (2161) e pelo Clube de Xadrez de Sintra (2052).

Sem comentários: