quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dias Ferreira vence distrital do Porto

A equipa de Matosinhos venceu a fase final do Campeonato Distrital de Xadrez do Porto.


in SCN


Terminou este fim de semana o Campeonato Distrital do Porto por Equipas em xadrez, tendo-se sagrado campeã a equipa G do Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Matosinhos.

As 21 equipas participantes, através das quais competiram 220 xadrezistas, foram inicialmente distribuídas por 3 séries de 7 equipas cada, numa fase que se jogou de 27 de Fevereiro a 9 de Maio e na qual se apuraram as 6 equipas, as duas primeiras de cada uma, que participaram na Fase Final: Dias Ferreira G e Grupo de Xadrez do Porto D, na série A; Moto Clube do Porto B e D, na série B; e o Núcleo de Xadrez de Santo Tirso e o Atlético Clube Alfenense, na série C.

Na Fase Final, a equipa D do Moto Clube do Porto, com uma média etária de apenas 13 anos, apresentou sempre o mesmo quatro constituído por Inês Messeder Ferreira no primeiro tabuleiro, Marta Alves no segundo, Diana Nogueira no terceiro e Cláudia Alves ou Ana Cunha no quarto, não escapando à sexta posição que, ainda assim, permitiu cumprir o objectivo traçado pelo clube: dar experiência a estas jovens jogadoras da sua academia.

Em quinto lugar terminou o Atlético Clube Alfenense, graças à vitória alcançada na última jornada frente ao Grupo de Xadrez do Porto D, por claros 3-1. Com esta derrota, a equipa do mais antigo clube de xadrez da península ibérica foi ultrapassada na classificação pelo Núcleo de Xadrez de Santo Tirso que, assim, alcançou o pódio e garantiu o direito à subida à terceira divisão nacional. Uma boa prenda de aniversário para este clube que celebra amanhã o seu quarto aniversário.

Mas ainda mais decisivo foi o encontro Dias Ferreira G - Moto Clube do Porto / ALPI B que decidia a atribuição dos títulos de campeão e vice-campeão distrital entre as duas outras equipas já apuradas para a última divisão nacional. A equipa de Matosinhos partia em vantagem pois, apesar da igualdade pontual na classificação à entrada para a última jornada, tinha melhor desempate.

No primeiro tabuleiro deste encontro, Eduardo Oliveira (1800, Dias Ferreira) surpreendeu Ricardo Cardoso (1933, Moto Clube), enquanto no segundo Júlio Machado (1726) venceu a jovem promessa sub-14 dos motociclistas João Vasco Vicente (1725). Na terceira mesa, o embate entre Eduardo Santos (1639, Dias Ferreira) e Carlos Braga (ainda sem elo, mas invicto nesta fase final!), dois xadrezistas em ascensão, terminou empatado, enquanto que na última Nuno Messeder (1508, pontuação que peca claramente por defeito) garantiu o único ponto da equipa do Moto Clube frente a Pedro Marques (1702). Com esta vitória pela margem mínima (2,5-1,5), a equipa de Matosinhos conquistou o título de campeã distrital.

Em termos individuais, Nuno Messeder foi o jogador que obteve mais pontos nesta competição, com 4,5 pontos em 5 partidas disputadas. Também invicto, mas com dois empates, terminou Eduardo Santos que conseguiu 4 pontos nos mesmos 5 jogos. Destaque, ainda, para José Cachorreiro e Rui Miranda, ambos do Núcleo de Xadrez de Santo Tirso, que fizeram 3,5 pontos em 4 possíveis.

Sem comentários: