quarta-feira, 17 de junho de 2009

Já se conhece o sobe e desce na 2.ª Divisão

GX Porto, CX Montemor-o-Velho, GX Alekhine e Santoantoniense sobem à primeira!

in SCN




A 2.ª Divisão do 51.º Campeonato Nacional por Equipas, referente à época 2008/2009, foi disputada em 4 séries de 8 equipas cada que se defrontaram entre si em encontros a quatro tabuleiros, relevando para o resultado do encontro os parciais respectivos que garantiriam à equipa 3 pontos no caso de vitória, 2 para o empate, 1 no caso de derrota e 0 para os casos de falta de comparência.

Para efeito de desempate relevava, consecutivamente, o resultado entre as equipas empatadas, a soma de pontos obtidos nos tabuleiros em todos os encontros, o critério BSV e, finalmente, o menor elo médio dos 4 primeiros tabuleiros, isto é, a menor média do ranking dos quatro primeiros xadrezistas de cada equipa.

De acordo com os regulamentos, o vencedor de cada série é promovido à primeira divisão, enquanto que os dois últimos jogarão no escalão inferior na próxima época.

Para efeitos de atribuição do título de Campeão Nacional da 2.ª Divisão, os vencedores de cada série defrontar-se-ão numa prova a jogar a uma volta, em Agosto.

Série A

O apuramento nesta série foi disputado pelo Grupo de Xadrez do Porto e pelo Círculo de Arte e Recreio, de Guimarães, tendo a equipa da invicta alcançado o direito de regressar ao convívio dos grandes ao alcançar 7 vitórias nos 7 encontros disputados, mais uma que a equipa vimaranense que apenas perdeu com a líder.

No fundo da tabela, a vitória, na última jornada, dos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio, também da cidade berço, frente ao Centro Desportivo Universitário do Porto não evitou a despromoção das duas equipas, apesar do bom desempenho do vimaranense Paulo Vale que fez 5,5 pontos em 7 possíveis.

Para a boa campanha do Grupo de Xadrez do Porto em muito contribuiu a elevada performance dos seus jogadores principais: Hugo Martins venceu as 4 partidas para que foi convocado, a Mestre FIDE Feminina Ariana Pintor conquistou 92,5% dos pontos que disputou, obtendo 6 vitórias e 1 empate nas 7 partidas que realizou, Fernando Cleto também esteve em bom nível ao alcançar 4,5 pontos em 5 partidas e o Mestre Nacional António Silva fez os mesmos quatro pontos e meio em 6 jogos.

Destaque ainda para os 100% alcançados por João Ferreira, do Grupo de Xadrez da Boa Nova, de Leça da Palmeira (4 partidas), por Albano Pinheiro, do Amanhã da Criança (3 partidas) e pelo Mestre Nacional Rui Almeida, da Academia de Xadrez de Gaia (2 partidas).

Série B

Na série B, o Circulo de Xadrez de Montemor-o-Velho apurou-se, in extremis, ao concluir na primeira posição com os mesmos pontos da Associação Estamos Juntos, de S. João da Madeira, beneficiando de melhor desempate, obtido logo na primeira jornada com a vitória por 2,5-1,5.

Despromovidos foram o Grupo de Xadrez de Torres Novas e o Xeque Mate S. Martinho Porto, apesar de Hugo Ribeiro, daquela equipa, e Manuel Pereira, desta, terem ficado fora do vermelho, ao conseguirem 3 pontos nos 5 jogos que disputaram.

Os jogadores que mais sobressaíram nesta série foram o Mestre Nacional Stephane Silva (6,5/7) e Igor Pires (6/7), ambos da AEJ, e Pedro Neves, do Montemor, e Carlos Andrade, do Centro Recreativo de Estarreja, que também alcançaram 6 pontos em 7 partidas.

Série C

Na terceira série, o Grupo de Xadrez Alekhine, de Lisboa, dominou a concorrência terminando isolado na primeira posição com 6 vitórias e 1 empate, deixando para trás a surpreendente equipa da Universidade dos Açores e a Casa do Xadrez, de Alpiarça.

Despromovidas foram as equipas do Clube Operário dos Açores e do Clube de Xadrez da Escola Secundária de Lagoa.

À míngua de mais informações disponibilizadas pela entidade organizadora, não é possível destacar os xadrezistas que mais sobressaíram nesta série.

Série D

O apuramento para a primeira divisão foi também extremamente concorrido nesta série, acabando por se superiorizar o Santoantoniense FC face ao Clube EDP, devido à vitória obtida na penúltima jornada pela margem mínima (2,5-1,5).

No fundo da tabela a luta pela permanência também esteve ao rubro. Com a Quinta Marques da Costa relegada para a última posição, a segunda equipa do Clube de Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira sobreviveu graças à vitória sobre o Grupo Desportivo da Carris, também na penúltima jornada, aqui por 3-1.

António Vasques, do Santoantoniense, foi a grande figura da série ao alcançar 6 pontos em 7 possíveis.

Sobe e Desce

Em 2009/2010, o AMAS, o CDUP, o GX Torres Novas, o Xeque Mate, o GD Carris e a Quinta Marques da Costa disputarão o campeonato nacional da 3.ª divisão.

As quatro equipas vencedoras – Grupo de Xadrez do Porto, Clube de Xadrez de Montemor-o-Velho, Grupo de Xadrez Alekhine e Santoantoniense FC – além de terem garantido a subida à primeira divisão, disputarão a fase final da 2.ª Divisão, onde estará em jogo o título de campeão nacional, nos dias 8 e 9 de Agosto.

Esta prova decorrerá no Gaia Hotel, em Vila Nova de Gaia, no âmbito do V Festival de Xadrez desta cidade.

Sem comentários: