sexta-feira, 19 de junho de 2009

Distrital: Após duas jornadas, prova ainda é liderada por um pelotão.

Jorge Viterbo, Daniel Quintã, Bruno Figueiredo, Helder Pinho, Luís Machado, Francisco Mateus e Benito Barbero são os totalistas.

in SCN


Foto: Juliana Chiu


A segunda jornada do campeonato distrital do Porto decorreu sob o signo da competitividade.

Nas últimas mesas, onde se perspectivavam encontros equilibrados entre os tabuleiros 11 e 15, os jogadores que conduziram as peças brancas conseguiram potenciar a vantagem de ter o direito à primeira jogada.

No meio da prova, Benito Largo deu mais um passo na caminhada para o ingresso no ranking internacional ao vencer um jogador que dele já consta e Emanuel Luís Sousa (sem elo), o segundo participante mais novo, venceu Aníbal Nogueira (1743), o decano do campeonato.

Nas primeiras mesas, os três principais candidatos ao título venceram as suas partidas, mas após sentirem algumas dificuldades.

Na mesa 1, Jorge Viterbo, que defende o título, optou pela Defesa Holandesa para evitar o Sistema Londres que Miguel Ferreira habitualmente joga, mas teve que ultrapassar um meio-jogo ligeiramente inferior fruto do melhor posicionamento das peças menores (o par de bispos) do adversário.

No segundo tabuleiro, Luís Machado teve largos minutos de desvantagem no relógio mas conseguiu converter uma posição aguda, com roques em alas opostas e uma tempestade de peões, numa vitória que Paulo de Morais sempre tentou contrariar.

E na terceira mesa, à meia-noite e meia, Daniel Quintã se degladiava com José Margarido num final de Torre e três peões contra Torre e dois peões que parecia destinado ao empate. Todavia, no limite do tempo disponível para ambos os jogadores, Quintã conseguiu evitar a divisão do ponto e manteve-se no topo da classificação onde, além dos principais candidatos, se encontram também Bruno Figueiredo, Helder Pinho, Francisco Mateus e Benito Barbero, todos com duas vitórias em dois jogos.

Esta noite, a partir das 20h30, joga-se a 3.ª jornada nas instalações do Museu do Vinho do Porto, agora em sentido mais lato, uma vez que a organização da prova modificou a distribuição espacial das mesas, alargando a zona útil de jogo que agora se encontra espalhada pelo museu, acompanhando o espólio das colecções expostas.

Apenas as três primeiras mesas se mantêm no espaço individualizado, mais recatado, onde todas as partidas foram jogadas na primeira jornada.

Quanto a esta, na sua estreia como colaborador do scn, Jorge Viterbo, campeão em título, escolheu os momentos-chave das primeiras dez mesas, que sumariamente legendou, e que podem ser vistas na "galeria de fotos" que acompanha esta peça.

Os principais jogos desta noite são Jorge Ferreira - Francisco Mateus, Bruno Figueiredo - Luís Machado, Daniel Quintã - Benito Barbero e Helder Pinho - José Veríssimo Araújo, partidas que reduzirão drasticamente o número de jogadores no comando da competição.


* * *

Momentos chave da 1ª Jornada do Distrital de Xadrez do Porto

Análise de Jorge Viterbo quanto aos momentos chave das partidas da 1ª jornada da edição de 2009 do campeonato distrital do Porto.

Ex:


Aceder à Galeria de Fotos para ver a colecção completa.

Sem comentários: