segunda-feira, 22 de junho de 2009

Distrital do Porto é liderado pelo duo Daniel Quintã e Hélder Pinho (ou olha um vigoroso em primeiro!! :P)

Jorge Viterbo e Luís Machado não conseguem melhor do que o empate na 3.ª ronda.

in SCN


Fotos de Juliana Chiu (Quintã à esquerda, Pinho à direita)

Na terceira jornada do Distrital Absoluto do Porto, a maior parte dos principais candidatos ao título, após as dificuldades sentidas nas rondas anteriores, viram-se impedidos de triunfar nas suas partidas.

Na mesa 1, Jorge Viterbo (2186), antecipando uma continuação demolidora para o seu adversário no meio-jogo, propôs empate a Francisco Mateus (1876) que o aceitou, enquanto que no segundo tabuleiro, após mais de quatro horas de jogo e muita luta, Bruno Figueiredo (1929) conseguiu anular Luís Machado (2078).

Quem aproveitou estes resultados foi Daniel Quintã que, na terceira mesa, se superiorizou a Benito Barbero. Curiosamente, o emparceiramento desta ronda proporcionou um encontro entre um jogador do Grupo Desportivo Dias Ferreira e outro da Academia de Xadrez de Gaia nas três primeiras mesas.

Na frente da prova, em co-liderança com Quintã, segue agora apenas mais um xadrezista, Hélder Pinho (1881), do Grupo de Xadrez do Porto, que venceu José Veríssimo Araújo (1955, Moto Clube do Porto), numa partida em que conseguiu tirar todo o rendimento do seu par de bispos.

Arrasador esteve também Lucas Silva que, na 6.ª mesa, castigou fortemente a troca de lances na abertura (Espanhola, variante Schliemann) do seu oponente Tiago Pinho que, curiosamente, apresentava o mesmo elo - 1905 pontos.

Terminando a visita aos primeiros tabuleiros, destaque ainda para a vitória, na mesa 5, de Emanuel Sousa frente a Joaquim Brandão de Pinho, num final de duas Torres e peões contra Dama e peões.

O topo da classificação encontra-se assim ordenado:
1.º - Daniel Quintã, 2063, GD Dias Ferreira, 3 pontos
2.º - Hélder Pinho, 1881, GX Porto, 3 pontos
3.º - Jorge Viterbo Ferreira, 2186, GD Dias Ferreira, 2,5 pontos
4.º - Bruno Figueiredo, 1926, AX Gaia, 2,5 pontos
5.º - Francisco Mateus, 1876, AX Gaia, 2,5 pontos
6.º - Luís Machado, 2078, GD Dias Ferreira, 2,5 pontos
7.º - Emanuel Sousa, 1992, Moto Clube, 2,5 pontos

Na última jornada, 5 xadrezistas garantiram a realização de um bloco FIDE, performance que lhes pode permitir ser integrados no ranking internacional. São eles Benito Barbero (bloco de 1886 pontos até ao momento), Fernando Nunes (1788), José Pedro Cachorreiro (1627), Nuno Messeder Ferreira (1574) e José Manuel Lopes (1595).

Esta noite, a partir das 20h30, com entrada gratuita para os interessados em assistir ao vivo, jogam-se as seguintes partidas entre os primeiros classificados: Hélder Pinho - Daniel Quintã, Luís Machado - Jorge Viterbo Ferreira, Emanuel Sousa - Bruno Figueiredo e Francisco Mateus - Paulo de Morais.

Sem comentários: