quarta-feira, 17 de junho de 2009

Terminou o campeonato nacional da 3.ª divisão

CAMIR, MCP, Vale de Cambra, Carapalha, Palma e Arredores, CX da Moita, Glória FC e Univ. dos Açores sobem à segunda.

in SCN




A 3.ª Divisão do 51.º Campeonato Nacional por Equipas, referente à época 2008/2009, foi disputada em 8 séries (sete no continente e uma nos Açores) de 8 equipas cada.

Em cada série, as equipas jogaram em sistema de todas contra todas, a uma volta e em encontros a quatro tabuleiros, relevando para o resultado do encontro os parciais respectivos que garantiriam à equipa 3 pontos no caso de vitória, 2 para o empate, 1 no caso de derrota e 0 para os casos de falta de comparência.

Para efeito de desempate relevava, consecutivamente, o resultado entre as equipas empatadas, a soma de pontos obtidos nos tabuleiros em todos os encontros, o critério BSV e, finalmente, o menor elo médio dos 4 primeiros tabuleiros, isto é, a menor média do ranking dos quatro primeiros xadrezistas de cada equipa.

De acordo com os regulamentos, o vencedor de cada série é promovido à segunda divisão, enquanto que os dois últimos jogarão nos campeonatos distritais na próxima época.
Para efeitos de atribuição do título de Campeão Nacional da 3.ª Divisão, os vencedores de cada série defrontar-se-ão numa prova a jogar a uma volta, em Agosto.

Série A – CAMIR consegue promoção inédita

Nesta série garantiu a subida a equipa do Clube Amador de Mirandela, enquanto que o Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos e o Clube de Xadrez de Vila Pouca foram relegados para as competições distritais.

A equipa transmontana, constituída por jovens valores treinados pelo Mestre FIDE Roman Chemeris, ex-seleccionador nacional ucraniano, tinha que vencer, na última jornada, os Amigos de Urgezes, o que conseguiu, ainda que pela margem mínima de 2,5-1,5.

Com este resultado, o CAMIR sobe, pela primeira vez no seu historial, à segunda divisão nacional, feito que premeia o bom trabalho colectivo que tem desenvolvido, sem prejuízo do excelente desempenho, nesta prova, de Rafael Teixeira que levou de vencida todos adversários com quem se cruzou ao longo da prova.

Série B – Motociclistas da ALPI aceleram para a 2.ª

Na série B, grande endurance dos xadrezistas do Moto Clube do Porto / ALPI Portugal que terminaram a prova com sete vitórias em outros tantos encontros, apresentando o Mestre Nacional José Padeiro e o ucraniano Igor Kovtun em grande forma, obtendo, cada um, 6,5 pontos em 7 possíveis nas suas partidas.

Pelo contrário, a fuga à despromoção proporcionou uma luta intensa entre a terceira equipa do Grupo de Xadrez do Porto, o Clube Millennium BCP e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, já que o último lugar cedo ficou destinado ao Grupo Amizade, também de Cucujães, que não conseguiu vencer qualquer encontro.

A equipa do GX Porto que deveria ter jogado a prova distrital - apenas disputou a 3.ª divisão por desistência de outra -, surpreendeu, na última jornada, a terceira equipa da Academia de Xadrez de Gaia, obtendo uma vitória sofrida por 2,5-1,5 depois de ter estado a perder 1-0 (vitória de André Mateus (1483) sobre Nuno Rosário (1803), no primeiro tabuleiro), e com desvantagem material no terceiro. Todavia, Ricardo Pinho acabou por vencer a partida em que tinha um peão a menos, no que foi secundado Rui Wang no quarto, tendo o empate de Nuno Ventura Sousa no terceiro garantido a permanência surpresa da equipa.

No outro encontro decisivo, o Millennium foi a Cucujães defrontar o Núcleo de Atletismo local e arrancou uma vitória pela margem mínima que decidiu o futuro das duas equipas.

Série C – Vale de Cambra invicta

Na terceira série, a equipa secundária da Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra não deu hipóteses à concorrência, empatando apenas um encontro e vencendo todos os restantes.

Para os distritais seguem a terceira equipa da Associação Académica de Coimbra e a segunda da Associação Estamos Juntos, de S. João da Madeira.

Individualmente, destaque para João Andias, do Clube Galitos, de Aveiro, segundo classificado, que fez o pleno nas seis partidas que realizou, e para Paulo Ferreira, da formação de Vale de Cambra, que obteve 5 pontos nos 5 jogos para que foi convocado.

Série D – Carapalha dominadora

Na série D, a Associação Cultural e Desportiva da Carapalha, de Castelo Branco, aviou a concorrência com 7 vitórias nas 7 jornadas, numa clara demonstração de superioridade apenas acompanhada pelo Atlético Clube da Sismaria, de Leiria, que só perdeu com a vencedora, na terceira jornada, na sua casa – a Casa do Futebol Clube do Porto – Dragões de Leiria.

Despromovidos foram a Associação Recreativa Penichense e a Academia de Xadrez do Bombarral.

Destacaram-se os jogadores da Carapalha Carlos Carneiro (7/7) e Ricardo Constantino (4/4) e os da Sismaria João Martins (5/5) e Miguel Babo (4/4).

Série E – Palma e Arredores não dá hipóteses à concorrência

Na série E, a Associação Operária Palma e Arredores superiorizou-se a toda a concorrência, com vitórias em todos os encontros, descendo o Académico de Torres Vedras (pior desempate face à terceira equipa do Grupo de Xadrez Alekhine) e o Clube Desportivo do Arneiro.

Marco Manuel, da equipa de Torres Vedras, apesar do seu esforço (5,5 pontos em 7 possíveis), viu a sua equipa descer aos distritais, sendo de destacar também Artur Gavieiro, da equipa secundária do Alekhine, que fez 6 pontos em 7.

Série F – CX da Moita com resultados para todos os gostos

O Clube de Xadrez da Moita foi o incontestado vencedor da Série F, onde contou por vitórias todos os encontros disputados.
Todavia, curiosamente, se a equipa principal da Moita segue para a 2.ª Divisão, a sua equipa secundária está a caminho do distrital, pois ficou em penúltimo lugar. Acompanha-a a Sociedade Filarmónica de Ferreira do Alentejo que apenas venceu uma partida ao longo dos sete encontros.

Miroslav Leskiv, da equipa secundária dos Ferroviários/Tremno destacou-se com a conquista de 6,5 pontos em 7 possíveis, enquanto que Helder Figueiredo foi o melhor jogador da equipa vencedora, com 5 vitórias em outras tantas partidas.

Série G – Glória sobe à segunda divisão

Na penúltima série, o Glória Futebol Clube, de Vila Real de Santo António, garantiu o acesso ao segundo escalão nacional à frente do Clube de Xadrez de Ferreira do Alentejo.

Em sentido inverso, descem o Clube de Xadrez de Albufeira e a Associação de Antigos Alunos do Externato Nuno Álvares que, constituída por jovens iniciantes, não logrou qualquer vitória em nenhuma das 28 partidas disputadas.

Jorge Silvestre, do Glória, com sete pontos em sete partidas, foi o melhor xadrezista da série.

Série H – Equipas açorianas testam critérios de desempate

Na série Açores, luta até ao fim entre a segunda equipa da Universidade dos Açores e a equipa principal da União Desportiva do Nordeste.

O apuramento acabou por sorrir aos universitários, fruto de melhor desempate, mas por aplicação de critérios subsidiários, já que, na terceira jornada, o encontro entre as duas equipas acabou empatado a 2 e ambas fizeram os mesmos resultados contra as restantes equipas!

Sobe e Desce

As oito equipas vencedoras – Clube Amador de Mirandela, Moto Clube do Porto, Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra, Associação Cultural e Desportiva da Carapalha, Associação Operária Palma e Arredores, Clube de Xadrez da Moita, Glória Futebol Clube e Universidade dos Açores – além de terem garantido a subida à segunda divisão, disputarão a fase final da 3.ª Divisão, onde estará em jogo o título de campeão nacional, nos dias 8 e 9 de Agosto.

Esta prova decorrerá no Gaia Hotel, em Vila Nova de Gaia, no âmbito do V Festival de Xadrez desta cidade.

Sem comentários: