quarta-feira, 17 de junho de 2009

Distrital do Porto começa a ser discutido segunda-feira

Jorge Viterbo defenderá o título. Luís Machado e Daniel Quintã são os principais adversários.

in SCN





Jogar-se-á na próxima segunda-feira, a partir das 20h30, no Museu do Vinho do Porto, sobre o rio Douro, a primeira jornada do Campeonato Distrital Individual Abosluto do Porto, prova disputada por 35 xadrezistas com idades entre os 11 e os 56 anos.

Situado num armazém do século XVIII, no rés-do-chão do edifício dos "Armazéns do Cais Novo", o Museu do Vinho do Porto, com cerca de 600 metros quadrados, explora, como se pode ler página da Câmara Municipal do Porto, a relação entre a actividade comercial da cidade, em especial o comércio do vinho do Porto, e o desenvolvimento da própria urbe. Inaugurado em 2004, este espaço será o local de jogo da fase final do campeonato distrital.

Para aí chegar, os 35 finalistas tiveram que superar a fase preliminar que decorreu ao longo de sete meses, entre Novembro de 2008 e Maio de 2009, e foi constituída por 11 torneios que foram disputados por 289 xadrezistas. Em média, por cada 8 participantes num torneio preliminar apurou-se 1 para a final.

Por motivos profissionais, académicos e pessoais, alguns dos apurados não vão jogar a fase final, tendo sido substituídos pelos suplentes que participaram no mesmo torneio de apuramento. As ausências mais notadas são as de António Silva e de João Padeiro (ambos com 2230 pontos elo, 24.º do ranking nacional exaequo), e Marco Viela (2193, 38.º do ranking nacional), pois qualquer um destes jogadores seria um fortíssimo candidato ao título.

Ainda assim, é expectável que o actual campeão Jorge Viterbo (2186, 41.º do ranking nacional) enfrente dificuldades na tentativa de renovar o título que venceu pela primeira vez o ano passado, então com apenas 14 anos. Luís Machado (2078, 81.º do ranking nacional) e Daniel Quintã (2063, 87.º) serão os principais adversários, embora haja alguns outsiders a ter em consideração como José Veríssimo Araújo (1955), Bruno Figueiredo (1929), Emanuel Sousa (1922) ou, numa segunda linha, Francisco Mateus (1876), Paulo Morais (1863), Miguel Ferreira (1846), José Margarido (1726) ou Fernando Nunes (2040, sem elo internacional) que também poderão conseguir resultados surpreendentes, uma vez que os seus elos não se adequam, por defeito, às suas actuais forças de jogo.

Dos 35 finalistas, 22 pertencem ao ranking internacional da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), apresentando uma média de cerca de 1800 pontos, o que faz adivinhar uma prova muito competitiva embora de nível bastante mais baixo do que aconteceria se os principais ausentes participassem.

De acordo com a página da Associação de Xadrez do Porto, André Mateus, o actual campeão distrital sub-12, nascido em 1997, é o benjamim da prova, enquanto que o decano dos finalistas é Aníbal Nogueira, nascido em 1953. O clube mais representado é o dos três candidatos ao título, o Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Matosinhos, com 8 xadrezistas, seguido de perto pelo Grupo de Xadrez do Porto, com 7.

A entidade organizadora destaca ainda a maior delegação de sempre do Núcleo de Xadrez de Santo Tirso (4 participantes no ano em que celebra o seu 4.º aniversário), e a estreia dos dois clubes de Vila de Este, o Grupo Desportivo dos Cem Paus e a Associação de Proprietários local, cada um através de um atleta dos escalões de formação. O Moto Clube do Porto, com 6 séniores, e a Academia de Xadrez de Gaia, com 2 séniores e 4 jovens, vêem o seu habitual contingente reforçado este ano.

A prova será disputada em 7 sessões, em sistema suiço, sistema que, em cada jornada, faz um jogador defrontar outro que tenha uma performance semelhante. Cada jogador terá 90 minutos iniciais para terminar a partida, recebendo 30 segundos extra sempre que fizer uma jogada. Se um jogador deixar o seu tempo acabar, perde o jogo.

O local de prova é o Museu do Vinho do Porto, sito na Rua de Monchique, 45 a 52, e as sessões têm lugar pelas 20:30 horas dos dias 15 (segunda-feira), 17 (quarta), 19 (sexta), 22 (segunda), 25 (quinta) e 29 de Junho (segunda), sendo a última jornada disputada a 1 de Julho (quarta). A entrada é gratuita.

Sem comentários: