terça-feira, 1 de julho de 2008

Agora jogas tu - adivinha o lance!

Nesta secção "Agora jogas tu" vamos fazer um exercício que já conhecem: terão que indicar qual o melhor lance para um dos lados, à medida que vos vai sendo apresentada uma partida.

A partida que vamos analisar foi escolhida pelo Mestre Bruce Pandolfini, respeitado treinador (foi o responsável pela delegação estado-unidense nos Campeonatos do Mundo de Jovens de 1990 e tem vários alunos famosos, incluindo Josh Waitzin, o jogador retratado no filme Searching for Bobby Fischer) e escritor. Escreveu, entre muitos outros, Solitaire Chess, uma obra em que compilou os exercícios deste tipo "adivinha o lance" que publicou na revista da Federação de Xadrez dos Estados Unidos, a Chess Life.

Este exercício foi publicado na edição de Outubro de 1996 dessa revista, sob o título "The Failure of Routine Play".

Walbrodt - Janowski
Hungria, 1896
Bruce Pandolfini in Chess Life, Outubro 1996

"Na Defesa Berlinense da Abertura Espanhola, as negras baseiam o seu jogo no desenvolvimento rápido das peças e no domínio do centro, procurando um jogo equilibrado dinamicamente, isto é, em que a excelente mobilidade das suas peças compense algumas fraquezas na sua posição com que poderá ter que lidar, como acontece nesta partida.""As negras podem normalmente sobreviver às fraquezas que surgem na sua estrutura quando optam pela Defesa Berlinense se conseguirem criar contra-iniciativas. Deste modo, não há espaço para perdas de tempo ou peças desenvolvidas com imprecisão. Um mero lance casual ou automático pode levar as negras para o abismo. O jogo seguinte, jogado em Budapeste entre C. Walbrodt e D. Janowski, mostra quão rapidamente o jogo das negras pode desabar se jogar sem planos e se limitar a mexer as peças..."





Devido a um lance aparentemente normal (11. ... 0-0?), as negras, que o jogaram sem critério, ficaram mal e vão para pior, já que as brancas não perderam tempo (literalmente, não perderam tempos =D) para aproveitar a debilidade da coluna D.

7 comentários:

Diogo disse...

Então as minhas sugestões de jogada ficaram perdidas no vácuo do blog anterior?! Aaaaargh...

Tiago F. Pinho disse...

Não ficaram... mas como não estavam correctas(tal como as do Manuel Pinho) dei nova oportunidade =D

Para que conste, as sugestões eram:

I. Diogo

"Estamos quase a chegar à parte em que as pretas desistem, certo?

Nxd7, comendo um bispo à pala (daqueles que eu ofereço nos jogos a sério), ameaçando o bispo preto em b6. O cavalo não pode ser tomado pela rainha preta (poder até pode mas não era grande ideia...) graças à torre branca em d1.

Posso já dizer a próxima das brancas? lol Nxb6 ameaça a torre preta em a8, atacando à descoberta a rainha preta (se ela ainda estiver onde está agora) com a torre. Seja qual for a jogada das brancas (deve ser qualquer coisa como tirar a rainha dali) fica já aqui o meu voto para a jogada 17 das brancas: Nxb6"

II. Manuel Pinho

"Ver isto é muito mais fixe que fazer relatórios de Auditorias :º)... mas depois desta vou mesmo trabalhar, senão vou ter que acabar o relatório pela noite dentro...!

Jogada 16-CxBd7 para trocar o cavalo pelos 2 bispos...a menos que o adversário não tire a Dama dali e então levava com Cdf6+ e lá se ia a Dama

A "armadilha", se é a que vejo, é muito "fraquinha", mas na falta de melhor...: tentar Df8, para depois fazer Bxf2+; CxB; TxC (ganhou um peão, ameaça a Dama, abre um bocadinho aquilo...enfim, tá preto para as pretas, até porque a jogada 16 das brancas deitou logo isto por terra...)"

DICA: 16. Cxd7 é o que as negras esperam que as brancas joguem :) Depois desse lance, pode ocorrer a tal armadilha...

Diogo disse...

Mas eu gosto da minha jogada :( lol

Diogo disse...

Já agora fica o aviso que o visualizador de partidas não funciona em Linux... vou ter de passar o dia a... trabalhar?!?! :S

Tiago F. Pinho disse...

Ora aí está uma bela questão... vou ver se encontro qualquer coisa que funcione também em Linux.

Têm a mania de ser freakinhos dos computadores, é o que dá :) Talvez o Pedro consiga dar uma sugestão, já que também usa os dois sistemas operativos. Eu realmente não faço ideia.

Quanto à tua jogada, se gostas deixa ficar :) A 16. Cd7 as negras respondem com Dh4 ameaçando entrar em f2 Como continuas?

Manuel Dias disse...

Pois é, voltei a meter àgua. O Tiago tem o blog antigo como uma das Homepage e eu não resisti a enviar um comentário. Pena que fosse tão atrasado. Mas aqui vai para a jogada actual:

17. Cxf7 parece ser o evidente. Ganha qualidade e retira a ameaça em f2. Como ameaça a Dama as pretas terão de a mexer ou comer o cavalo com o Rei ficando vulneráveis a cheques por parte da Dama Branca. (Será que ainda há mais algum truque na manga por parte das pretas?).

Tiago F. Pinho disse...

17. Cxf7 é evidente mas vale 5 pontos :) Quanto a mais truques, vamos indo, vamos vendo :P