quinta-feira, 17 de julho de 2008

Xie Jun transporta a tocha olímpica


Adaptado de: China Daily




A tocha olímpica passou ontem por Yanji, província de Jilin, junto à fronteira de três países - China, Rússia e Coreia.

A última parte do trajecto foi efectuada pela ex-Campeã Mundial de Xadrez Xie Jun que assim visitou pela primeira vez a terra natal dos seus pais.

Apesar de ter sido a primeira vez que a xadrezista foi escolhida para transportar a tocha olímpica, em 2006 já tinha feito um papel semelhante por ocasião dos Jogos Asiáticos.

"Vejo esta honra como o reconhecimento dos resultados que os xadrezistas chineses alcançaram nos últimos 30 anos", disse a actual responsável pela selecção feminina da China. "Comecei a jogar com 6 anos e nessa altura a modalidade não estava muito implementada no país". Todavia, a popularidade do jogo cresceu muito nas últimas três décadas e os GMs chineses estão actualmente entre os melhores do mundo.

Apesar de o xadrez não ser uma modalidade olímpica, Xie Jun declarou que iria acompanhar os Jogos, uma vez que estes são mais do que um evento desportivo: "É também a celebração do espírito Olímpico, a alegria da participação e o objectivo de se tentar chegar mais alto, mais rápido e mais forte, meta que é válida para os desportistas mas também para toda a gente, em todo o lado".



Xie Jun nasceu em Outubro de 1970(37 anos). Jogadora discreta e controlada, um dos seus pontos fortes era descobrir o melhor momento para lançar ataques virulentos.

Em 1991, venceu a GM Maya Chiburdanidze (que era Campeã Mundial desde 1978) e tornou-se na 1.ª Campeã Mundial não europeia, terminando com o monopólio de 41 anos das jogadoras soviéticas.

Defendeu o título durante 4 anos (jogou em 1993 com Nava Ioseliani), período durante o qual deu cartas no circuito internacional. Em 1996, perdeu o título para a GM Susana Polgar.


Susana Polgar e Xie Jun antes do encontro EUA-China, a contar para a 36.ª Olimpíada (Calvia, 2004)


Em 1998, Xie Jun ajudou a selecção chinesa a vencer as Olimpíadas de Elista e no ano seguinte, devido a uma controvérsia entre Susan Polgar e a FIDE que terminou com a perda do título daquela (a GM recusou as condições do match), recuperou o título mundial ao derrotar Alisa Galliamova e, em 2000, já num formato a eliminar, manteve-se como Campeã do Mundo ao derrotar a compatriota Qin Kanying.

Apesar da sua carreira recheada de êxitos, Xie Jun nunca esteve no primeiro lugar do ranking feminino da Fide. Judit Polgar, que sempre se recusou a participar em provas exclusivamente para mulheres, esteve sempre um passo à frente nas listas de elo. Actualmente, Xie Jun é a seleccionadora da equipa feminina da China que participará nas Olimpíadas de Dresden, em Novembro.

Fontes: China Culture e Supreme Chess

Sem comentários: