quarta-feira, 16 de julho de 2008

I Circuito "Xadrez de Bairro em Bairro" - Massarelos



O Grupo de Xadrez do Porto, em parceria com diversas entidades,



organizou o seu primeiro circuito de xadrez semi-rápido - o "Xadrez de Bairro em Bairro" - que contou com três provas, tendo a última sido disputada no sábado, dia 12, no Museu do Carro Eléctrico.



Inscreveram-se nesta prova 79 jogadores, de todas as idades e de todas as forças de jogo, incluindo pessoas não federadas que desejaram experimentar participar numa prova de xadrez. E não ficaram mal impressionadas, já que, não só o piso superior do museu é imponente como,a meio da tarde, a organização disponibilizou um lanche para aconchegar o estômago de todos.


Tenistas, futebolistas e quejandos não passam os encontros a hidratar-se? Xadrezista faz uma pausa e merenda!

Inovação interessante foi a disposição dos jogadores na sala. Não raras vezes os tabuleiros são distribuidos caoticamente pelo local de jogo, mas tal não foi o caso aqui. Dado o espaço disponível, em vez da habitual distribuição por filas, a organização montou um quadrado com cerca de 10 tabuleiros por lado.


A foto não é a melhor para se ter aquela perspectiva mas pode ser que isto ajude... O que vão ver é uma maquete do Museu e do piso onde se disputou a prova, de acordo com a sua traça original, que não como actualmente se encontra (não jogámos no meio de máquinas :) ) e, no final, um pouco da última partida a terminar na penúltima ronda que opôs o João Guerra Costa (brancas, 2103) ao António Caramez Pereira (negras, 2140) que viria a vencer a partida e, depois, o torneio.


A ideia é capaz de ter sido melhor que o resultado, e a televisão se calhar é um "toque de época" excessivo, mas pelo menos dei-vos música :)

Tudo terminou com uma foto de família:


clica aqui para veres a foto em tamanho perceptível


A fotografia foi tirada pela não-é-mas-podia-ser-repórter-fotográfica-oficial-do-circuito-xadrezístico-do-Porto-e-não-só Juliana Chiu cujas fotos alimentam, e de que maneira, o blogue do Moto Clube.


Enquanto dava as preciosas indicações, a fotógrafa foi fotografada. É que a malta cansa-se de estar sempre do mesmo lado :)


Podemos ter ficado em 5.º na classificação colectiva do Circuito mas tinhamos equipa para ganhar o campeonato dos mais jeitosos! :P


Quanto a nós:

O Tiago Pinho, 13.º do ranking inicial (1914), terminou em 16.º (4,5 pontos). Após uma pausa de alguns meses, demorou a aquecer, tendo empatado na primeira jornada com o José Margarido (30.º classificado, 1409, AX Gaia) e vencendo in extremis na segunda (a Ana Mendes - 55.º, 1517, Dias Ferreira - lidou mal com os apuros de tempo). Venceu bem o Carlos Castro (10.º, 1851, GX Porto), tendo perdido com o Fernando Cleto (6.º, 2171, GX Porto) e com o João Guerra Costa (5.º, 2103, Dias Ferreira).

O João Guerra Costa é o reforço que consta da última foto. Houve uma altura em que eu lhe ganhava (quase) sempre. Não sei se o facto de eu conseguir ler (livros de caca) e ele mal conseguir escrever na horizontal era decisivo, mas agora que ele leva umas horas de estudo valentes de avanço e eu continuo a não ser campeão de coisa alguma, levo uns amassos de gente grande :)

O Rui Wang - 56.º, 1350 -, terminou em 32.º (4 pontos). Perdeu com o Bruno Figueiredo (17.º, 1851) e com o Roberto Mendes (25.º, 1677), e ganhou ao Adriano França (57.º, GX Porto).

O Ricardo Pinho - 61.º, 1296 -, ficou em 43.º (3,5 pontos). Perdeu com o Alexandre França (26.º, 1716, GX Porto), empatou com o José Costa (41.º, 1587, GX Porto) e ganhou ao Fernando Mateus (58.º, 1500, AX Gaia).

O Manuel Pinho - 29.º, 1557 -, finalizou em 46.º (3 pontos). Perdeu com o Jorge Ferreira (2.º, 1950, GD Dias Ferreira) e com o Sandro Fernandes (7.º, 2018, GX Porto), e ganhou ao Paulo Alves (69.º, 1342, Moto Clube).

O André Moreira - 65.º, 1270 -, terminou em 48.º (3 pontos). Perdeu com o José Costa (41.º, 1587, GX Porto) e ganhou ao Pedro Fonseca (74.º, 1500, Dias Ferreira).


A Joana Silva - não federada -, ficou em 60.º (2 pontos). Na foto aparece sentada na mesa 1, antes da primeira jornada, pois o emparceiramento provisória emparelhou-a com o n.º 1 do torneio. Felizmente estava errado, pelo que acabou por jogar com... o segundo xadrezista do ranking inicial da prova - André Viela (18.º, 2238, Dias Ferreira) -, naquele que foi um baptismo de fogo. Todavia, acabou por ter uma boa performance, tendo vencido o João Leitão (1263, Dias Ferreira).

Classificação completa aqui.
Notícia publicada no Jornal de Notícias de domingo, 16 de Julho, aqui (com uma foto a cores do Ricardo a ilustrar a peça)

Sem comentários: