segunda-feira, 14 de julho de 2008

No dia da tomada da Bastilha... o xadrez está na rua!



A tomada da Bastilha é, seguramente, um dos dias mais importantes da história da humanidade. No dia 14 de Julho de 1789, os parisienses "sans-culotes" (literalmente, sem calções, a roupa da moda entre os aristocratas franceses), ocuparam aquela fortaleza que havia funcionado como prisão política, cimentando uma Revolução que mudou a configuração do mundo, marcando a transição do Estado Absoluto para o Estado Constitucional.

Actualmente, o dia 14 de Julho é, por este motivo, o principal feriado francês.
Por cá, o dia 14 de Julho de 2008 levou o xadrez aos portuenses. Divulgado nas ruas da cidade, o Campeonato Nacional de Xadrez Feminino iniciou-se nas instalações do Complexo Desportivo do Monte Aventino, tendo atraido a atenção de uma equipa do Jornalismo Porto Net.



A primeira jornada decorreu com normalidade, com boas partidas, algumas surpresas e numa sala dignificante, com material condigno nas mesas, nos tabuleiros, nos relógios, nas peças... e no equipamento das jogadoras!



E se pensam que o calçado da Bianca é mera coincidência, vejam o modelo da Ashley:



Quanto à Inês, na primeira jornada defrontou a Bianca Jeremias, n.º 5 do ranking (1990, Albufeira), mas embora tenha jogado com o estilo que a foto documenta, não conseguiu evitar a derrota.


Deve ser fácil perdemo-nos num tabuleiro daquele tamanho, não?
Só passar o olhar da ala de Dama para a ala de Rei deve ser uma canseira... :)


A prova pode ser acompanhada nos sites Chess-Results (emparceiramentos, resultados, performances...) e Xadrez Feminino (crónicas, biografias, fotos...).

Sem comentários: