sexta-feira, 11 de julho de 2008

Relógio Digital DGT960 (Fischer Random)


€ 29,95 na loja (holandesa) da DGT

O relógio digital DGT960 é a última novidade da Digital Game Technology. Trata-se de um relógio dobrável (!) que, quando fechado, é pouco maior que um telemóvel, e foi baptizado 960 porque, além das tradicionais funcionalidades de um relógio digital, o aparelho pode sortear uma das 960 posições iniciais da variante Chess960, também conhecida por Fischer Random.

Esta variante, apresentada em 19 de Junho de 1996, em Buenos Aires - Argentina, por Bobby Fischer (para muitos, o melhor jogador de sempre), é muito semelhante ao xadrez clássico. Todavia, a posição inicial das peças não é pré-definida, sendo, antes, sorteada. O objectivo de Fischer era eliminar a preponderância que a teoria das aberturas tem no xadrez moderno e que ele considerava prejudicar a criatividade e o talento. Para mais informações, vê a entrada da Wikipedia (em inglês) ou experimenta jogar, por exemplo, no FICS (Free Internet Chess Server).


A um preço também interessante, a "Mundo do Xadrez" está a vender tabuleiros em madeira da Rechapados Ferrer.

3 comentários:

Rita disse...

Só para dizer que já por cá passei ;p E para que conste também estive na final do FootEvents hoje, hehe

Beijinhos

Tiago F. Pinho disse...

Vou já actualizar o outro post. Não quero que essa informação tão importante corra o risco de se perder para a História!

Xadrez disse...

Excelente blog!