segunda-feira, 21 de julho de 2008

MF Ana Baptista passeia no Nacional


Ana Baptista Campeã Nacional Feminina 2007/2008
Retirado do "Há xadrez em Odivelas"
Blogue oficial da secção de xadrez do Ginásio Clube de Odivelas


Parabéns Ana!

Terminou no passado dia 20 de Julho, no Porto, ao fim de 7 jornadas, o XXXI Campeonato Nacional Feminino de Xadrez que teve a participação recorde de 35 jogadoras, constituindo-se como o mais forte campeonato nacional feminino português de sempre.

A jogadora, do Ginásio Clube de Odivelas, Ana Filipa Baptista, com 18 anos de idade, venceu categoricamente, com 7 pontos em 7 jogos (100%), atingindo uma performance cerca de 250(!!!) pontos acima do seu Elo actual [2137]. No decorrer das jornadas venceu, categoricamente, a ainda campeã em título, Margarida Coimbra e a antiga colega de clube, Catarina Leite, que, recorde-se, ganhou esta prova durante 8 anos seguidos.

A 2ª classificada [Ana Margarida Ferreira] ficou a 1,5 pontos de diferença e o grupo das 3.ªs, onde se encontram os outros elementos da Selecção Nacional Feminina, ficou a 2 pontos de distância.

É importante relaçar que, nos últimos 10 anos, este título foi obtido 9 vezes por jogadoras do Ginásio Clube de Odivelas.

Consulta o palmarés da nova Campeã no site Xadrez Feminino.



Quanto à Inês, fez uma prova ao nível da sua força de jogo actual. Com 1341 pontos de elo, era a 23.ª jogadora do ranking inicial, tendo terminado em 26.º, com os mesmos 3 pontos que a 23.ª, e com uma performance de 1438.

Se tivesse começado melhor a competição, provavelmente teria conseguido um resultado mais favorável. Depois de fazer apenas um ponto nos primeiros cinco jogos, venceu as últimas partidas.

Foi, de qualquer modo, uma prova que lhe deu experiência e cujo resultado a deixou satisfeita e mais motivada para tentar fazer melhor no próximo ano.

Outro aspecto positivo foi a oportunidade de fazer novas amigas. No fim do Campeonato, a Inês fez uma recolha de "autógrafos" das outras jogadoras num poster da competição que lhe foi oferecida, e encerrámos a prova no Velasquez e, depois, na Cufra.


Quer para o sumo de laranja, quer para a francesinha, tivemos a companhia da algarvia Bianca Jeremias que foi a única jogadora de fora a ficar mais uma noite no Porto, já que dado o adiantado da hora, só tinha comboio para Faro na tarde do dia seguinte.

A Bianca está envolvida numa questão sensível relacionada com a convocatória da selecção feminina para a Olímpiada de Dresden. A questão estará a ser equacionada pela FPX já que, no último dia do Nacional, as jogadoras subscreveram um abaixo-assinado destinado à Federação solicitando a integração da Bianca na selecção feminina portuguesa naquela competição. Esperemos que a mão possa ser corrigida e que Portugal consiga apresentar a equipa mais forte possível.

Após o jantar, a Inês, o Pedro e o Nuno ainda foram mostrar a marginal do Porto "by night" à Bianca, de Matosinhos à Ribeira, com paragem, nas praias da Foz, para um gelado e um passeio.



Para o ano há mais! Classificações no Chess-Results.com

Sem comentários: