segunda-feira, 7 de julho de 2008

"Quando queremos inventar... sai miniatura" - por GM Russowsky na Casa do Xadrez

Este desafio vem a propósito da partida apresentada na mensagem anterior e que, nos próximos dias, será aqui comentada.

Nessa partida, o Joaquim B Pinho, jogador que deve ter uma força de jogo real a rondar os 2000 pontos, jogou com Jorge Guimarães - um dos melhores jogadores do país, embora não participe muito em competições. Para tentar sobreviver à abertura, o Joaquim Pinho optou por uma linha pouco conhecida (bem, na verdade, não faço ideia do que aquilo é :) Assemelha-se a uma Índia Velha, mas não sei se será. Talvez seja o sistema JBP!) e conseguiu manter a partida igualada durante a primeira fase do jogo.

Este post que agora reproduzo [Não Visitem Já o Original pois Está Lá a Solução!]- publicado originalmente no blog Casa do Xadrez, na sexta-feira, pelo GM Russowsky - evidencia o que pode acontecer quando o feitiço se vira contra o feiticeiro...

Quando queremos inventar... sai miniatura
por: António Russo

Todos sabem que quando defrontamos um jogador teoricamente mais forte, temos de tentar fazer algo fora do normal para conseguir ganhar o jogo.
Se jogarmos aberturas ou variantes conhecidas, é certo e sabido que a maior experiência do adversário vai ditar lei. O ELO não é tudo, mas para alguma coisa serve.
Este preâmbulo tem como objectivo introduzir o tema para o que aconteceu na 8º ronda [do Torneio de Mestres 2007/2008] quando ocorreu o embate entre o Vice-Campeão Mundial sub 16, o MF Ruben Pereira [2413], e o MN Carlos Carneiro [2215].
Os quase 200 pts de diferença de Elo (a favor do Ruben) iriam certamente com o decorrer da partida ditar a lei do mais forte.
O MN Carlos Carneiro tentou algo de novo e "inventou" uma variante na Siciliana.
Se corresse bem, até poderia ter ficado na história como a variante "CêCê" da Siciliana; como correu mal, fica na história como não se deve jogar a Siciliana...
Aqui fica a miniatura para conferir, e para não jogar assim de pretas.




As duas próximas jogadas das brancas obrigaram as negras a abandonar. Consegues descobri-las?
(é possível fazer lances no tabuleiro. para mais info, carreguem no "I" do canto inferior esquerdo)

Dica: Lembrem-se do princípio que diz que "não se deve sair cedo com a Dama..."
Ajuda: Para abrir as hostilidades, que tal Bb4?

2 comentários:

Manuel Dias disse...

Bb4, saida para a Dama apenas em c6, Bb5 e se a Dama comer terá Cc7+ como resposta pelo que ficará sem a Dama.

Tiago F. Pinho disse...

Na mouche! Um ponto =D