Vamos então tentar resolver um estudo um pouco mais complicado:
Jogam as brancas.
Fico à espera das análises.
(a resposta às questões seguintes é secundária. o verdadeiro trabalho é analisar a posição, procurar planos e chegar a conclusões!)
[O Tiago analisou dois planos para as brancas. Um resultou perfeitamente. No outro parece que pensou tanto que queimou o processador :) Ou, pelo menos, ficou com os olhos trocados :P. Em síntese (e com anotações também da minha responsabilidade), o Tiago sustenta que:
1. d6? exd6
2. Rd5 Rd8! (empata)
3. Rxd6 Re8 (partida empatada)
1.ª Questão: Será mesmo assim?
a) Após 3. ... Re8 a partida está empatada?
b) E se na posição que resulta após 3. ... Re8 fossem as negras a jogar?
2.ª Questão: Nas análises temos que procurar os melhores lances para cada lado. 2. ... Rd8 é o melhor lance que as negras podem fazer naquela posição?
Se for caso disso, larguem o monitor, montem o tabuleiro, anotem numa folha de papel a posição inicial, os lances da variante e as questões, e resolvam o exercício "offline"]
1. d6? exd6
2. Rd5 Rd8! (empata)
3. Rxd6 Re8 (partida empatada)
1.ª Questão: Será mesmo assim?
a) Após 3. ... Re8 a partida está empatada?
b) E se na posição que resulta após 3. ... Re8 fossem as negras a jogar?
2.ª Questão: Nas análises temos que procurar os melhores lances para cada lado. 2. ... Rd8 é o melhor lance que as negras podem fazer naquela posição?
Se for caso disso, larguem o monitor, montem o tabuleiro, anotem numa folha de papel a posição inicial, os lances da variante e as questões, e resolvam o exercício "offline"]
4 comentários:
Este é um bocado mais dificil.
A primeira vez que vi isto pensei no avanço do peão:
1 d6 - exd6
2 Rd5 - aqui as negras optam por fugir para d8 onde encontraram o empate.
3 Rxd6 - Re8 e assim a partida empata
Mas, se formos ver melhor:
1 Rd4 - Rd6
2 Re4 - Rc7
3 Rf5 - Rd8
4 Rg6 - Re8
5 Rg8 - as negras fogem e acabam por ficar sem o peão.
... Rd8
6 Rf8 - Rc8
7 Rxf7 e as brancas ganham
mas se as negras em vez de
1 ... Rd6
jogarem:
1 Rd4 - Rd8
2 Re5 - Re8
3 Rf5 - Rf8
4 Rg5 - Rg8
5 -d6 - e o jogo acaba para as negras! ... - exd6
6 e7 e o rei negro não pode fazer mais nada!!
Dá uma vista de olhos nestas duas questões:
QUANTO À TUA REFUTAÇÃO DE 1. D6:
Acho que trocaste os olhos :)
Dizes que
1. d6 exd6
2. Rd5 Rd8 (empata, segundo dizes)
3. Rxd6 Re8 (partida empatada)
1.ª Questão
tens a certeza?
monta um tabuleiro com a posição do diagrama e faz estes lances.
quero ver se no fim ainda tens a mesma opinião.
e se fossem as negras a jogar?
2.ª Questão:
o lance 2. Rd8 é o melhor que as negras podem fazer?
QUANTO ÀS OUTRAS VARIANTES:
Muito bem. A manobra resulta perfeitamente (tens apenas um lapso de notação: na última subvariante, onde escreves 4. Rg5 queres escrever 4. Rg6)
Plano: chegar a f7, ou seja, ganhar o peão de tez mais escura. Acho que já viram (comentários anteriores) que tentar furar pelo centro não corre bem às brancas. Também é fácil ver que, na ala de Dama, o Celé tem sempre a oposição -- então vamos pela de Rei.
1. Rd4
então, ou
[1. ..., Rd6
2. Re4, Rc7
3. Re5, Rd8
4. Rf5, Rc7
(4. ..., Re8 5.Rg6, Rf8 6. Rh7,Re8 7.Rg7 vai dar ao mesmo que a variante principal)
5. Rg6, Rd6
6. Rf7 missão cumprida...]
ou
[1. ..., Rd8
2. Re5, Re8
3. Rf5, Rd8 ou Rf8
4. Rg6]
e repete-se a historieta da primeira situação proposta: as brancas ganham.
«might makes right» ;D
Bom dia, J!
Obrigado pelo comentário.
A análise, além de me parecer correcta, é muito didáctica e todos podemos beneficiar dela, especialmente na parte do "plano". Fosse isto uma lei, e ali estaria um preâmbulo ou exposição de motivos modelar :)
Quanto à moderação dos comentários, é por uma razão só: como o objectivo destes desafios é pôr alguns cérebros vigorosos a trabalhar, a moderação permite publicar as respostas depois de ter passado tempo suficiente para os interessados darem a sua colherada :)
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