quinta-feira, 3 de julho de 2008

Migração de "Desafios"

"Quando encontrares um bom lance, procura outro melhor!"
Karpov-Nunn
Mónaco, 1995
Ref. 0301

Jogam as brancas:

O ex-Campeão do Mundo GM Karpov não era jogador para se contentar com o evidente...

E o foi o Bruno quem acertou esta:
"1. Cxc4 Db4 (única) 2. Cxd5 com ganho de peão e cavalo em vez de qualidade, uma vez que descobre um ataque na dama através do bispo". Faltou apenas dizer que depois da Dama fugir, 3. Cf6+ ganha mais material.



"É mais fácil atacar quando não há defesas."
Menchik - Graf
Semmering, 1937
Susan Polgar Blog

Jogam as brancas:


Ajuda:
Reparem que o roque negro está debaixo de um ataque intenso: dois bispos, um cavalo e a dama é muita gente! O rei negro não tem os seus defensores nas melhores posições (o roque está debilitado com um peão em g6 e outro em h5, não há um bispo em g7 - está em d7 - nem um cavalo em f6 - está em g4 -, ou seja, há casas que deviam estar protegidas e não estão...). Por último, não se esqueçam que "é mais fácil atacar quando não há defesas".
Não é fácil (basta ser um puzzle da GM Susan Polgar) mas não é impossível descobrir a solução.

Aqui fica a solução apresentada pelo André (1 ponto), com a justificação melhorada pelo Bruno (0,5 pontos): 1. Td7 para a dama sair da diagonal h2-b8 (Se as negras não jogarem 1. ... Dxd7, então 2. Txe7; excepto se 1. ... Dxh2+, caso em que se segue 2. Dxh2 Cxh2 3. Txe7 Cxf1 4. Txb7 e o Cf1 não tem casas de fuga). Na variante principal, depois de 1. Td7 Dxd7 2. Dxh5 (as negras já não podem responder com Dxh2+) e se 2. ... Bxg5, 3. Dh8++; se 2. ... gxh5, 3. Bh7++



"Toma lá, dá cá!"
Lobron - Lutz
Alemanha, 1998
Ref. 0401

Jogam as brancas:

Qual é a melhor forma de as brancas tirarem proveito do seu peão passado?


Um ponto para o Bruno: 1. Bb3! (as pretas devem decidir entre perder a dama ou continuar o jogo normalmente) Dxb3 2. Dg6+ Rh8 3. Dxf8+ Rh7 4. Df8 assegurando a promoção.



Revisão :)
Nuno Guerreiro (2092) - António Garcia (1979)
Lisboa, 2007
RPX 1, p. 41

Jogam as brancas:


A última secção "Amadores em destaque" da recém-criada Revista Portuguesa de Xadrez (ler n.º 0) foi dedicada a Nuno Guerreiro, "o jogador do top-100 nacional que mais subiu na lista de elo FIDE de Janeiro, com um aumento de 57 pontos! (...) [Actualmente é ] jogador do Núcleo de Xadrez de Faro, foi Campeão Algarvio esta época e em 2000/2001 e foi Campeão Nacional Sub-20 em 2002/2003". Este desafio foi retirado de uma partida sua jogada no Circuito do Belenenses o ano passado.

Há um lance que ganha a partida. Qual e porquê?
Se aprenderam qualquer coisa com os desafios anteriores, não precisam de ajuda para este...


Solução (Bruno Guinapo): 1. Dc3!! 1-0 (para expulsar a dama negra da diagonal a3-f8). Se 1. ... Dxc3 2. Ce7+ Rh8 3. Cxf7#



Desafio de 30 de Maio
GM Joerg Hickl (2605) - MF Raul Garcia (2269)
XXXV Olimpíada - 1.ª jornada, Bled, 2002
3.º tabuleiro do Alemanha - Andorra
Ref. 6/701


As brancas jogam e ganham.


A melhor resposta: Tiago (1 ponto) - 1. f8=D Rxf8 2. Tf7#



Bem defendido ou com falta de ar?
Szabo - Donner
Suécia, 1955
Ref. 0801


As brancas jogam e ganham.


Solução do Diogo (o Bruno também acertou - 1 ponto para cada) - As pretas sofrem de asma "Após 1. Cxg6+ as pretas têm apenas uma resposta possível: 1. ...hxg6. As brancas continuam o ataque com 2. Dh6+ - mais uma vez existe apenas uma resposta possível (Bxh6 não é possível devido ao bispo branco em b2): 2. ... Bh7. Desta feita, 3. Dxg7#" acaba com o jogo.



Sangue! Sangue! Cheira a mate!
Marjasin - Kapengut
União Soviética, 1969
Ref. 0901


As brancas jogam e ganham.


Solução do Diogo (1 ponto):
1. Dxg6+!! e agora,
A ) 1. ... Rxg6 2. Bh5+ Rh7 (2. ... Rh6 Bf7#) 3. Bf7+ Bh6 4. Txh6+!! Rxh6 5. Th1#

ou então

B ) 1. ... Rf8 2. Bh5 dxc3+ 3. Re2 Db5+ 4. Re1 De2+ (só em desespero) 5. Rxe2 e é impossível evitar 6. Df7#

0,5 pontos para o Bruno e para o Manuel Dias já que acertaram no primeiro lance mas deram justificação incompleta.



Mata-mata
Weiss - Kulhanek
República Checa, 1998
Ref. 1001


Ao contrário do que é habitual, os dois lados estão a atacar na ala de rei.
As brancas jogam e ganham.


Solução (Tiago e Manuel Dias):
1. Dxh6+!
Se 1. ... Rg8 então 2. Dh8++
Se 1. ... gxh6 então 2. Txh6+ Rg8 3. Th8++



Pesca
Karpov - Topalov
Dos Hermanas, 1994
Ref. 0201



Ok, esta é complicada. Vou dar uma ajuda:
1. Cf6 (duplo à Dama e à Torre) e as negras, para evitar perder já material, são obrigadas a tomar o Cavalo com o Rei.


As brancas continuam na pesca e a lançar linha... e ganham


São as brancas a jogar e a posição parece inocente, não parece? A Dama e a Torre, na mesma coluna, estão protegidas; os Bispos, apesar de estarem na mesma linha, estão protegidos... Mas - aqui está o mas! -, as brancas não são comandadas por um jogador qualquer e o GM Anatoly Karpov descobriu um lance espectacular que levou a um final vencedor.
Consegues descobrir a combinação que ganha material? O peixe só morde se houver isco...

Solução do Manuel Pinho:
1. Be5+ (bispo e dama dão xeque) Rxb5 (para fugir tb ao xeque da Dama)
2. Dxe4+ Rxe4
3. Te1+... e vai tomar a Torre adversária em e8 e, depois, também um dos bispos.

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