domingo, 10 de agosto de 2008

Ainda o GX Porto


Por Janine Barbosa, na edição online do JN de 08 de Agosto,
em complemento à notícia O Mais Velho Clube da Península

[para o caso de a ligação quebrar, publica-se uma versão do vídeo de qualidade mínima e com a introdução gatada]






Os intervenientes do vídeo são o Presidente Joaquim Brandão de Pinho (segundo 18 e seguintes), o Sandro Fernandes (29 - das duas pessoas viradas para a câmara, é a que aparece mais à direita), o Carlos Castro (32 - primeiro plano, à esquerda), o Luís Araújo (32 - primeiro plano, à direita), o Américo Moreira (35 - segundo plano) e o Mário Marques (38). No vídeo original, quem aparece logo na primeira imagem é o Hermenegildo Ribeiro. O seu adversário, que também aparece de costas, na primeira cadeira mais à esquerda, ao segundo 29, não consigo identificar.

Logo no início da peça é dito que "Em Portugal, mesmo só de xadrez só há mesmo o Grupo de Xadrez do Porto". Mas dos estatutos do Grupo de Xadrez Alekhine, fundado em 30 de Maio de 1947 - apenas pouco mais de dois anos após a constituição do GXP - parece ressaltar que aquele clube lisboeta também se dedica exclusivamente ao xadrez.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Não me parece que seja verdade. Além do Alekhine, o Grupo de Xadrez de Santarém, quase inactivo e o Grupo de Xadrez da Guarda ao que sei são "Apenas" clubes de xadrez. No entanto, calculo que haja mais. Não estou a ver por exemplo o Nucleo de Xadrez de Faro ou outros que tenham XADREZ no nome a praticar outra actividade. Abraço.
O Vosso blog est+a cada vez com mais qualidade. Parabéns!

Tiago F. Pinho disse...

Pois é, realmente deve haver vários.

Obrigado pela dica.