domingo, 10 de agosto de 2008

O poder do Google e o interesse pelo xadrez

Na próxima semana estarei afastado do computador, de maneira que a alimentação diária do blogue foi pré-programada e será dedicada à "silly season" em que estamos (foi aberta, com pompa e circunstância, pelo Presidente da República, numa comunicação ao país transmitida pela TV à hora de jantar). Como no passado, neste período os comentários não serão moderados.

Para compensar os posts básicos que se aproximam, deixo-vos uma questão levantada pelo MI Javier Gil, sobre quem escrevi alguma coisa na mensagem anterior.

Este Mestre Internacional publicou no seu forum (ajedrecista.com) uma mensagem interessante intitulada "Diminui o interesse pelo xadrez em todo o mundo, segundo as estatísticas do Google". Diz assim:

8 de Agosto, 07:18

De acordo com as estatísticas do Google, o interesse pelo xadrez tem diminuído desde 2004:



Em todo o caso, convém fazer uma leitura cuidada do verdadeiro significado do gráfico. O que ele realmente indica é que os utilizadores de todo o mundo procuram a palavra "chess" cada vez menos. Mas por que motivo? Desde logo, há que não esquecer que muitos deles já sabem onde encontrar a informação que procuram sobre xadrez, pelo que não carecem de se socorrer do motor de busca.

É difícil perceber o que o gráfico realmente traduz. Os dados parecem bastante fiáveis noutras pesquisas que realizei, como "tennis" (vai subindo e descendo), "soccer" (constante, mas com picos durante o mundial), "sex" (em crescimento), "money" (em crescimento), "love" (em crescimento moderado) ou "saúde" (diminuindo).

Tirem as vossas próprias conclusões ;)



No dia seguinte, 9 de Agosto, 01:13, publicou a "lista dos países que mais se interessam pelo xadrez. Vão ter uma surpresa!"


Estatísticas oficiais da Google, entre 2004 e a actualidade.

Que países se interessam mais pelo xadrez? É possível que o primeiro da lista seja previsível, já que o xadrez é o desporto mais popular na Arménia. A 9.ª posição da Noruega talvez se possa justificar com o efeito "Magnus Carlsen" mas... e o resto??






Notem que o Google mede o número de vezes que a palavra "chess" é pesquisada.

A minha primeira impressão foi que, com o boom da internet - e o próprio crescimento da Google que actualmente tem versões próprias em muitas línguas -, os utilizadores que se sentem menos confortáveis com a língua inglesa, fazem as suas pesquisas noutras línguas. Assim, para se aferir se o número de pesquisas sobre xadrez tem mesmo diminuído, haveria que se acrescentar, às pesquisas sobre "chess", aquelas que se realizaram sobre "xadrez", "échecs", "ajedrez"...

Mas reconheço que se trata de frágil inclinação. Alguém tem ideia melhor?

Sem comentários: