domingo, 24 de agosto de 2008

Marco Viela comenta...

Quando passei o blog para este servidor, escolhi o Chess Viewer Deluxe para publicar as partidas comentadas, já que "esta pequena maravilha - que só aparentemente é de difícil utilização - está recheada de pormenores de classe: além de permitir ver várias variantes e ler os comentários enquanto se olha para a posição, permite trocar de lado, mexer as peças no tabuleiro (e as análises ficam disponíveis durante a sessão de trabalho!)... de resto, na folha de registo que está à direita do tabuleiro, os lances que têm uma análise comentada estão assinalados com um "A" e quando há várias variantes disponíveis aparece um triângulo azul invertido..."



Todavia, trata-se de uma ferramenta muito recente que ainda está a receber as últimas afinações. Foi o que aconteceu nas últimas semanas (obrigado, Gregory Alexander e ChessDiscussion.com!), facto que me fez adiar a publicação deste post que é especial: a sua parte mais interessante não foi escrita por mim, mas pelo Marco Viela.

O objectivo é trazer os intervenientes para a ribalta e divulgar ideias, partidas, comentários ou qualquer outra matéria xadrezística através das pessoas melhor preparadas para o fazer.



Para assinalar o título da 2.º Divisão do Dias Ferreira, pedi ao Marco Viela, jogador desta equipa, que escrevesse umas linhas sobre a sua participação. Mais do que isso, ele juntou também uma partida, analisada e comentada, jogada pelo irmão André contra o Mestre Fide Viktor Ulyanovsky.




Marco Viela dix it:


Foi jogada neste fim-de-semana [2 e 3 de Agosto] a fase final da segunda divisão. Embora o objectivo da subida já estivesse concretizado, fomos para Évora com toda a vontade de vencer a fase final, até porque sabíamos que a “brincadeira” não ia ficar barata para o Vitorino [responsável máximo do Grupo Desportivo Dias Ferreira].

Os jogos correram de forma perfeita no primeiro dia, pois além de termos vencido a Académica de Coimbra B por 3,5-0,5 estes vingaram-se nos Ferroviários, vencendo-os por 2,5-1,5. Desta forma fomos para o segundo jogo sabendo que mesmo uma derrota por 2,5-1,5 nos dava o título. Passado pouco mais de 3 horas de jogo já vencíamos por 2,5-0,5 tendo ficado para o fim o jogo do meu irmão. Infelizmente ele perdeu, mas o título já era nosso.

Aqui fica a partida:




No álbum da FPX encontra-se uma foto do início desta partida:

Sem comentários: