sábado, 2 de agosto de 2008

Luís Machado é o novo Campeão Distrital em ritmo semi-rápido



Luís Machado, 1975, Grupo Desportivo Dias Ferreira

Decorreu na Escola EB2,3 Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia, no dia 26 de Julho, o Campeonato Distrital do Porto de Xadrez Semi-Rápido de 2008, que contou com 78 jogadores inscritos. LUIS MACHADO (GD Dias Ferreira) alcançou o título, após 6,5 pontos em 7 possíveis e um torneio de desempate com FÁBIO BARBOSA, JORGE JOÃO FERREIRA e ESTÊVÃO GOMES (todos do GD Dias Ferreira), que também concluiram a prova com 6,5 pontos e ocuparam os lugares imediatos pela ordem indicada, numa prova de forte competitividade.

Fonte: Associação de Xadrez do Porto

O Luís foi há alguns anos, salvo erro, Campeão Nacional Sub-20, em ritmo clássico, e apesar de ser um jogador forte que participa com alguma frequência em torneios, não é muito habitual vê-lo concluir em primeiro lugar.

Mas desta vez correu-lhe tudo pelo melhor!

A prova estava recheada de candidatos, a começar pelo André Viela (2238), o Fábio Barbosa (2197) ou o António Caramez (2140), sem esquecer outros fortes xadrezistas como o Igor Kovtun (2069), o Albano Pinheiro (2067), o Emanuel Sousa (1961), o Jorge Ferreira (1950) ou o Estêvão Gomes (1934).

Depois de ter vencido nas duas primeiras jornadas dois jogadores mais acessíveis, na terceira o Luís empatou com a Ana Libório e, na quarta, perdeu com o Francisco Mateus. No entanto, voltou à prova com vitórias nas últimas quatro jornadas, o que lhe permitiu terminar em primeiro lugar, com 6,5 pontos em 8, o que lhe permitiu disputar o match de atribuição do título com o Fábio Barbosa, o Jorge Ferreira e o Estêvão Gomes.

Ver classificação e resultados no site Chess-Results.com.

A classificação do match foi a seguinte: 1.º Luis Machado, 2; 2.º-3.º Fábio Barbosa, 1,5; Jorge Ferreira, 1,5; e 4.º Estêvão Gomes, 1.

Sem comentários: