domingo, 10 de agosto de 2008

Xadrez = Arte Marcial?

Maurice Ashley, natural da Jamaica, emigrou para os Estados Unidos quando tinha 12 anos. É conhecido como o "Tiger Woods do xadrez", pois foi o primeiro afro-americano a alcançar o título de Grande Mestre Internacional, em 1999.

Nomeado em 2003 "GM do Ano" pela Federação Estado-Unidense de Xadrez, fundou um clube de xadrez no Harlem, um bairro marginalizado de Nova Iorque que se transformou num dos ghettos dos emigrantes negros que buscam o sonho americano. Mas já antes se havia envolvido em actividades de trabalho comunitário e, enquanto treinador na escola local, levou, em diferentes anos lectivos, várias turmas de Harlem à conquista do Campeonato Nacional de Xadrez para Alunos do Ensino Secundário.

Quarenta anos após o assassinato de Martin Luther King, a CNN fez um documentário sobre a comunidade negra nos Estado Unidos intitulado "Negros na América. Sucesso, luta, dor e orgulho" (Black in America. The success, struggle, pain and pride, no original). Um dos entrevistados foi precisamente o GM Maurice Ashley que no meio de uma intervenção muito interessante cujo resumo vem a seguir, disse qualquer coisa como:

O xadrez é claramente uma arte marcial intelectual, isto é, quando jogas xadrez tens um confronto de intelectos, a tua mente contra outra, e queres ser mais inteligente, mais perspicaz, queres criar os melhores planos e realizares as melhores manobras para te superiorizares ao outro jogador - segundos 20 a 35.




Outra vez com o meu complexo de S. Tomé, fui tentar verificar se o xadrez era, ou não, semelhante a uma arte marcial.

E encontrei o Magnus Carlsen, o norueguês de 17 anos que foi o xadrezista mais novo da história a alcançar o título de Grande Mestre (com 13 anos, 4 meses e 27 dias), actualmente o n.º 6 do ranking mundial com 2775 pontos de elo.

O Magnus, que esta semana quis vir jogar um torneio ao Porto, participou no designado Campeonato Mundial de Xadrez Semi-Rápido (Rapid World Championship) que decorreu durante o Festival de Mainz, Alemanha.

E vejam lá se o Puto Maravilha tem ou não ar de artista marcial. Reparem na técnica com que a mão esquerda protege o corpo e a cara, enquanto a direita limpa o peão de D do adversário, numa Defesa Siciliana atitude KO.



É que até a posição da cabeça está de acordo com os cânones do kumite: o queixo junto ao peito fica mais resguardado e diminui a possibilidade de sofrer um KO, ao mesmo tempo que a testa fica ligeiramente projectada e, consequentemente, os olhos menos vulneráveis, se bem que seja fundamental mantê-los bem abertos e focados no adversário.

Na versão treino, vulgo kata, aquela técnica pode ser praticada, por exemplo, deste modo:


Será que o Sensei Morio Higaonna, responsável máximo da International Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Federation, se está a preparar para jogar um torneio de xadrez? ;)

Quem quiser tentar mudar de método treino, pode trocar os campos de férias de xadrez e procurar um dojo com um bom curriculum. :) De qualquer modo, acho que devo advertir que a estratégia do GM Magnus Carlsen não foi totalmente eficaz, uma vez que não conseguiu superar o actual n.º 1 mundial, GM Vichy Anand, que venceu a prova. Mas se acharem que ser Vice-Campeão é um bom começo, fica nas vossas mãos... =D

Sem comentários: