domingo, 31 de agosto de 2008

Final do Campeonato Nacional Individual Absoluto - clipping




Final marcada para este fim-de-semana
InforDesporto, 26 de Agosto

O Campeonato Nacional Individual Absoluto Fase Final 2007/08, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez começa no próximo dia 27 Agosto (quarta-feira), às 19:30, no salão da Residencial, na cidade da Amadora, prova que decorre com o apoio do Montepio Geral e da Residencial Jardim da Amadora.

Trata-se de um dos mais fortes campeonatos nacionais de sempre com a presença dos 4 melhores jogadores nacionais e, com a particularidade da quase totalidade dos atletas possuir títulos internacionais, ou seja, 2 g (Grande Mestre), 5 m (Mestre Internacional) e 2 f (Mestre Fide). Os candidatos ao título de Campeão são os seguintes: Luís Galego, Rui Dâmaso, Diogo Fernando, Paulo Dias, Ruben Pereira, António Fernandes, António Vítor, José Andrade, Vasco Diogo e Jorge Cruz.

Dado o elevado equilíbrio da maioria dos jogadores, quase todos são favoritos à vitória final, pelo que, certamente, assistir-se-á a um Campeonato, altamente, competitivo. A prova começa já a 27 de Agosto e decorre até 4 Setembro, no sistema de todos contra todos.




Final do Campeonato de Xadrez
TV Amadora, 27 de Agosto







Campeonato nacional de xadrez abre com primeira surpresa
Açoriano Oriental Online, 28 de Agosto

O xadrezista José Andrade protagonizou quarta-feira, e logo na jornada inaugural, a primeira surpresa do campeonato nacional, que decorre na Amadora, ao derrotar o várias vezes campeão nacional António Fernandes.

Andrade não foi, no entanto, o único vencedor da ronda, num dia em que o campeão nacional Rui Dâmaso, a jogar de brancas, derrotou Jorge Cruz, enquanto Luís Galego e Diogo Fernando, colegas de equipa, acordaram um empate. Nas outras partidas, empate num jogo equilibrado, a terminar com repetição de lances, entre os xadrezistas Paulo Dias e Ruben Pereira, e vitória de António Vítor frente a Diogo Vasco.

O nacional de xadrez prossegue hoje, com a segunda jornada, num total de cinco encontros.



Classificação continua disputada
InforDesporto, 29 de Agosto

Disputou-se, ontem, a ronda 2 do Campeonato Nacional Individual Absoluto Fase Final 2008, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez, que está a decorrer na Residencial Jardim da Amadora.

Fernandes, A., que tinha sido surpreendido na véspera, venceu o jogador mais forte do torneio, Galego, L. Também Vitor, A. e Fernando, D. venceram as suas partidas, enquanto Andrade, J., Diogo, V. e Dâmaso R., Pereira, R. empataram entre si. Vitor, A. comanda invicto a classificação, sem qualquer derrota, perseguido por um trio, a meio ponto: Diogo, Dâmaso e Andrade.

Hoje, às 19:30, no salão da Residencial, na cidade da Amadora, disputa-se a 3.ª ronda com as seguintes partidas: g Galego, Luís - f Andrade, José; f Dias, Paulo - g Fernandes, António; m Dâmaso, Rui – m Fernando, Diogo; f Vitor, António – f Pereira, Ruben; Diogo, Vasco – Cruz, Jorge.

As partidas poderão ser seguidas, em directo, através do site da fpx (http//fpx.weebly.com) ou, ao vivo, nas instalações da Residencial Jardim da Amadora.




Xeque-Surpresa
O Jogo, 29 de Agosto, p. 32

O xadrezista José Andrade foi a primeira grande surpresa da ronda inaugural do Campeonato Nacional de Xadrez, que decorre em Almada, ao bater o várias vezes campeão António Fernandes. Luís Galego e Diogo Fernandes empataram, enquanto Rui Dâmaso venceu Jorge Cruz.



Diogo Fernando lidera Nacional de xadrez
Diário de Notícias, 31 de Agosto, p. 52 (por Joaquim Durão)

Decorre na Amadora, com elevada competitividade, o Campeonato Nacional de xadrez individual, entre vários mestres portugueses mais qualificados e outros três jogadores em plena ascensão, que se qualificaram na prova preliminar.

Concluídas três sessões das nove em torneio "todos contra todos", observa-se um despique pouco vulgar: ao concluir a 1.ª jornada havia três líderes: Rui Dâmaso, que defende o título; António Vítor e José Andrade, dois estreantes. Mas concluída a 2.ª sessão o líder era António Vítor com duas vitórias. Na sessão seguinte, passou Diogo Fernando a liderar.

O Vice-Campeão Mundial Sub-18 anos, Ruben Pereira, com 2 pontos e sem derrotas, segue seguro no 2.º lugar, com Fernandes, Vítor e Andrade também com possibilidades.

Hoje destaca-se as partidas entre Fernandes-Dâmaso, Dias-Galego, Vítor-D. Fernando e Galego-Dâmaso.

Sem comentários: