terça-feira, 19 de agosto de 2008

Campeão Mundial Sub-20 em Portugal?



O GM indiano Abhijeet Gupta venceu a semana passada o Campeonato Mundial de Xadrez para júniores, prova em que o campeão nacional sub-20 Ricardo Sousa terminou em 94.º.

Em entrevista ao portal India Times, o jovem xadrezista declarou que o seu sonho é conquistar o título mundial absoluto:

Juntar-se a Anand e Harikrishna deixa-o muito satisfeito, mas o GM Abhijeet Gupta, campeão mundial júnior de xadrez aos 18 anos, diz que o seu sonho é repetir o feito no escalão sénior.

Gupta, que recentemente se tornou o 3.º indiano a ganhar o Campeonato Mundial Júnior, quer tornar-se Campeão do Mundo como o seu compatriota Anand.

"Quero estar no top-100 mundial na lista de Janeiro de 2009 e, para tal, preciso de ganhar 50-60 pontos. Vou trabalhar bastante e concentrar-me ainda mais nas minhas partidas", declarou Gupta.


O indiano iniciou o Campeonato do Mundo com 2551 pontos, sendo o 19.º do ranking inicial. No final da prova, a sua performance de 2669 garantiu-lhe mais 19 pontos, que se somarão aos 12 que a FIDE estima atribuir-lhe já em Outubro. Assim, neste momento, o GM Gupta andará na casa dos 2580, sendo que o top-100 mundial fecha, entre outros, com o GM russo Oleg Korneev, bem conhecido do circuito xadrezístico nacional, nos 2631 pontos.

Daí aquela estimativa de precisar de 50-60 pontos.

E onde é que o Campeão Mundial Sub-20 vai tentar consegui-los?

"Alguns eventos como o Campeonato da Commonwealth que se disputará em Nagpur, em Setembro, uma prova que terá lugar na Holanda, em Outubro, e outra em Portugal, em Novembro, ajudar-me-ão a alcançar esse objectivo", acrescentou o jogador, tal como consta no 4.º parágrafo daquela entrevista.

No site da Chessdom, via Susan Polgar's Chess Blog, uma entrevista dá mais pormenores: o torneio holandês que jogará será o de Hoogevens e a prova portuguesa será um fechado.

Alguém sabe qual?

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Tiago!
Não recebi o teu mail com o teu nº de telemóvel...
Já agora se quiseres adiciona-me no msn: frei_mario@hotmail.com

Tiago F. Pinho disse...

Boas, Mário!

Não recebi nenhuma mensagem de erro, vê se não fui parar à pasta do spam :)

De qualquer modo, reenviei o email adicionei-te ao messenger.