terça-feira, 5 de agosto de 2008

Radjabov - Cheparinov, FIDE Grand Prix - Sochi






Entre 30 de Julho e 15 de Agosto decorre em Sochi, sudoeste da Rússia, o segundo torneio do circuito Grand Prix da FIDE. Participam 14 xadrezistas, de 10 nacionalidades diferentes, com um elo médio de 2708 pontos (categoria 19).



Dois dos jogadores presentes são os GM Teimour Radjabov e Ivan Cheparinov que ontem se defrontaram na 5.ª ronda do torneio, numa "partida espectacular" - como a classificou a GM Susan Polgar no seu blogue:



"O jogo entre Radjabov e Cheparinov, o líder do Grand Prix de Sochi, foi uma batalha até aos limites. Na posição do diagrama, as brancas acabaram de jogar 33. Td6. As negras enganaram-se e jogaram 33. ... Txd7, perdendo a partida."

1. Consegues dizer qual é a melhor continuação para as brancas?

2. E, na posição do diagrama, qual seria a melhor defesa das negras?

Quando tiveres uma solução para a primeira questão, compara-a com o desenrolar da partida:





Retirado do site da Agência de Notícias Azeri:


5 de Agosto de 2008, 11:26:

Está decorrer em Sochi, na Rússia, o torneio de xadrez Grand-Prix e a quinta jornada correu bem ao xadrezista azeri Teimour Radjabov. O jovem jogador de 21 anos, que havia sido inesperadamente derrotado na quarta ronda, obteve uma fantástica vitória sobre o líder isolado do torneio, o búlgaro Ivan Cheparinov. O Grande Mestre azeri perdeu a Dama ao 24.º lance but conseguiu ganhar a partida ao 38.º. (...) Radjabov, Cheparinov e Grishuk estão agora no comando da prova com 3 pontos cada. (...)

5 de Agosto de 2008, 17h52: (esta via Susan Polgar Chess Blog)

O xadrezista azeri Teimour Radjabov expressou o seu cansaço após a quinta jornada do torneio Grand-Prix que decorre em Sochi, na Rússia.
O jogador de 21 anos declarou ter efectuado alguns erros naquela partida: "Ainda bem que hoje é dia de descanso. Estou com jet lag. É estranho mas jogámos [a partida de ontem] como amadores", disse.

Sem comentários: