domingo, 10 de agosto de 2008

"Aprende Xadrez ou... Chama-me Idiota!!"

Quando, na época 2006/2007, me responsabilizei por um dos encontros de introdução ao xadrez do Estrela e Vigorosa Sport, fiz várias pesquisas na internet à procura de dicas e material que pudesse utilizar.

Além de preparar as sessões, o objectivo passava também por reciclar os conhecimentos do Curso de Monitores de Xadrez 2005 da AXP que eu, o Gonçalo Rodrigues [na 2.ª foto] e o António Brandão de Pinho [na 1.ª foto, em baixo à direita], também vigoros "treinadores", haviamos adquirido.




Um dos recursos que encontrei e que melhor me impressionou foi o e-book "Aprende Xadrez ou... Chama-me Idiota!!" (Learn Chess or... Call Me an Idiot!!), de Setembro de 2006.



Trata-se de um livro electrónico gratuito, escrito a pensar nos mais novos que se querem iniciar no jogo do xadrez. Escrito por um Mestre Internacional, o livro contém imensos gráficos animados e explicações muito fáceis de seguir. A leitura é divertida mas o que distingue este livro (além de ser gratuito) é o apoio online, também gratuito, ao leitor. Este apoio consiste em testes online para testar se os conhecimentos foram adquiridos e respostas a todas as dúvidas que surjam com a leitura do livro (tais como a explicação adicional de termos ou ideias utilizadas, material adicional relativo a uma matéria particular, etc.) - Fonte: Chess.com que termina perguntando "Para quê pagar para aprender os fundamentos do xadrez quando o podes fazer gratuitamente? Experimenta!" e disponibilizando o download.



Foi assim que descobri o Mestre Internacional Javier Gil que é o autor da obra e explica deste modo a sua criação: "A experiência que tive ao trabalhar mais de um ano na Sydney Academy Of Chess e ao dar aulas de xadrez em muitas escolas locais foi o mote para um projecto interessante: um livro gratuito que complementasse a minha actividade lectiva, de maneira a que os miúdos o pudessem utilizar como guia, mas que também funcionasse, de per si, como uma boa ferramenta de trabalho para qualquer pessoa (jovem ou adulto) que quisesse aprender, a partir do zero, a jogar xadrez".

Trata-se de um livro excelente para quem quiser aprender a jogar. Está tudo lá, muito bem explicadinho, para uma descoberta muito abrangente do xadrez: do tabuleiro às peças, passando pela notação algébrica, a obra aborda ainda as regras, explica os elementos tácticos, introduz noções estratégicas como a centralização das peças, manobras, fraquezas e colunas abertas, e ainda fala de aberturas e finais.

Sobre o autor:


MI Javier Gil (2447)

O MI Javier Gil é natural de Saragoça e emigrou com a família para a Austrália quando tinha 13 anos, onde viveu 6 anos, passados os quais regressou a Espanha. Actualmente encontra-se a viver em Sidney. É professor de xadrez há mais de 15 anos e tem também o título de Treinador FIDE (FIDE Trainer).


Fez a sua formação xadrezística na Agrupacion Artistica Aragonesa, tendo sido o primeiro jogador do clube a alcançar o título de Mestre Internacional. Daí que conste do "Proyeto Aragonia", um projecto que visa "recuperar a memória histórica do xadrez aragonês" com a colaboração de todos os interessados, através do forum Ajedrecista.com (outro projecto xadrezístico do MI Javier Gil). Por ocasião do 90.º aniversário daquela Agrupacion, foram publicados vários artigos comemorativos. A imagem anterior foi retirada do que lhe é dedicado. A Jaque é uma revista de referência espanhola que continua a ser publicada.

Por cá, temos o projecto "História do Xadrez de Competição em Portugal", de Fernando Castro, que permite pesquisar "os principais resultados dos jogadores nacionais", o forum Lusoxadrez e a Revista Portuguesa de Xadrez.

Na minha opinião, "Aprende Xadrez ou... Chama-me Idiota!!" é aquilo que procura quem, logo desde o início, quer aprender (bem) a jogar (bom) xadrez.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ja viram o bacano da primeira fila?
Acho que na altura nem vigorosa havia.

Pedro Rodrigues

Tiago F. Pinho disse...

É um jeitoso =D

Tu é que sabes quando fundaste o vigorosa, ó Engenheiro Supremo. Pelas minhas contas, deve ter sido no ano seguinte.