sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Corus 2009: Wang joga no Grupo A




Como se pode ver no site oficial do super torneio Corus 2009, participa na "primeira divisão" da competição - a GM A - o xadrezista Y. Wang.

Não é o nosso colega de equipa, mas pode ser que qualquer dia seja o Rui Yang Wang o participante... :)


Y. Wang & Y. Wang


Afastado do anonimato, o mais forte Grande Mestre chinês caminha a passos largos para a conquista definitiva de um lugar na lista de elite mundial. A sua subida até ao 11.º lugar do ranking internacional (o mais elevado que alguma vez um xadrezista chinês alguma ^vez alcançou) foi meteórica: desde 2004, quando tinha perto de 2500 pontos, o seu elo subiu cerca de 250. Actualmente, estuda na Universidade de Nankaitudent at the Nankai University in Tianjin, tendo começado a jogar xadrez com 6 anos e sido campeão mundial sub-12. Obteve o seu título de GM em 2004, com 17 anos, e rapidamente coleccionou uma série de vitórias e outros bons resultados em vários eventos, por todo o globo.

Em 2004, venceu o Campeonato Nacional da China e, pouco tempo depois, o Campeonato Mundial Júnior. Alcançou a 4.ª eliminatória da Taça do Mundo, em Khanty Mansisk - 2007, e o ano passado alcançou o seu melhor resultado ao vencer ex-aequo o Grand Prix FIDE de Baku. Seguiu-se um 3.º lugar no Grand Prix de Sochi com 7,5/13 e a vitória no torneio do Hotel NH, em Amesterdão, com 8,5/10.

Wang detém um recorde impressionante de 85 partidas consecutivas sem perder, alcançado em 2008, série que foi interrompida com a derrota recente na primeira joranada do Grand Prix de Elista, na primeira jornada contra Jakovenko.


Actualmente é o 13.º do ranking mundial com 2739 pontos de elo. (ver página do Corus)


Apesar das devidas distâncias, os dois Wangs partilham algumas características:


Ambos são estudiosos e empenhados...



Os dois conhecem a importância da concentração...



Quer um quer outro sabem que a matreirice é fundamental para ultrapassar o adversário...



E têm a garra e a determinação dos bons xadrezistas, nunca virando a cara a um combate vigoroso!

Sem comentários: