domingo, 18 de janeiro de 2009

Taça de Portugal: Resultados das equipas do GX Porto nos 1/32 de final


Aqui ficam os resultados dos encontros das equipas do GXP nestes trinta e dois avos de final. As equipas A e B passaram invictas, a D empatou mas foi eliminadas por ter perdido no tabuleiro superior e a C foi derrotada. É a informação e a reportagem fotográfica possível! =D

Ao longo da semana serão apresentados os momentos críticos das partidas a que tiver acesso.



Equipa D
BCP 2 - 2 GXP D
(vitória do BCP no 1.º tabuleiro)

Não foi preciso atravessar a rua e descer um quarteirão para chegar junto à Rua Sá da Bandeira e visitarmos o Clube Millennium BCP, pois pediram-nos a sala emprestada. Assim, jogámos em casa (na sede do GXP) mas de pretas no 1.º tabuleiro, contra a equipa em que sobressaiem os sócios do Grupo de Xadrez do Porto Artur Rosário (1778) - que não jogou - e Mário Marques (1790) - respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da Assembleia Geral do Grupo -, acompanhados de Alfredo Sampaio (1628) e Eduardo Ferreira (1619). É também a equipa do omnipresente Bernardino Pereira (1493).
Como se previa, o BCP está apenas uns passos acima do nosso nível de jogo e quase que havia surpresa na Taça!


A equipa do BCP, com o Mário Marques censurado :), talvez por ter sido este membro da Mesa da Assembleia Geral do GXP o último responsável pela eliminação da equipa D do Grupo. Se quiser tirar satisfações, como o Rogério e o Sandro estão na foto, o fotógrafo deve ter sido o Fernandes! :)


No primeiro tabuleiro, o jogo entre o Mário Marques e o Manuel Dias começou de forma pouca ortodoxa (1. d4 d5 2. e4, tendo invertido para uma Francesa com 2. ... e6). As brancas começaram melhor mas as negras conseguiram dar a volta ao (meio)jogo. No entanto, alguns erros fizeram desaparecer a vantagem e, com menos espaço e dois peões a menos, o Manuel Dias não conseguiu evitar a derrota num final de Torres.


O Nuno em acção enquanto o Silva espreita o Corus


No segundo, do que me pude aperceber, a estória do jogo fica marcada por uma desatenção do Nuno. Com um Bispo em c4, ele reforçou o ataque a f7 com Db3. O problema é que depois de ... d5, o Bc4 ficou sem casas! Ainda assim, vigoroso que é, apanhou um bocado de ar e voltou ao jogo com a garra que a foto docomenta, sendo que alguns lances mais tarde vi que tinha uma posição dinâmica (coluna g semi-aberta com as Torres aí dobradas, Dama também a apontar para o roque e, salvo erro, um Cavalo também no meio da confusão), mas aparentemente trocou as peças e acabou por não conseguir anular a desvantagem no final.

No terceiro, o Tiago Dias, qual olho de lince, resolveu o jogo à base dos tácticos, embora tenha deixado passar alguns mais ou menos evidentes. O Jorge Cruz optou por uma Espanhola, variante das trocas, e depois, malandro, foi tomar o peão a e5. O Tiago, que é novo mas já sabe umas coisas, jogou Dd4 e a partida logo começou a descair para o lado das negras. As brancas não conseguiram desenvolver as peças da ala de Dama e, com muitas diagonais abertas e poucas peças activas, era difícil evitar as manobras do par de Bispos das negras que culminou num ganho de qualidade. Ainda teria sido possível optar por um plano que ganhava um Cavalo ou um táctica que ganhava uma Torre, mas a vantagem já era decisiva e o Tiago acabou por vencer.

No último tabuleiro, o André, benjamim de oito anos, venceu o omnipresente Bernardino Pereira que, aos setenta e oito, não falha uma prova!



Equipa A
GXP A 3 - 1 GDDF B


A equipa A recebeu o Dias Ferreira B, uma formação muito competitiva composta por xadrezistas de créditos firmados como Jorge Viterbo Ferreira (2153), António Caramez (2073), Daniel Quintã (2038) ou Estevão Gomes (2030). O GDDF apresentou-se perto da máxima força, trocando Quintã por Fernando Nora (1874) outro jogar muito experiente que, há poucos meses, andava na casa dos 1950.
Os primeiros tabuleiros de cada equipa forem convocados, o que ocasionou dois primeiros tabuleiros escaldantes: no primeiro, o campeão distrital de 2007/08 defrontou o campeão de 2006/07, em casa deste. No segundo, o vice-campeão distrital de 2007/08 defrontou a vice-campeã distrital de 2006/2007, na casa desta.


As partidas foram disputadas, mas não foi caso para deixar os jogadores desfocados! Já meti um requerimento à Direcção, solicitando a contratação da Juliana Chiu, com urgência e independentemente do preço pedido pelo empresário Afonsov Duarte Abramovich! Os flashes dela são os melhores do xadrez nacional...


No primeiro tabuleiro, o Jorgievsky propôs empate ao Silva em posição inferior, mas dada a natureza colectiva do encontro, o mais recente GM português aceitou a proposta uma vez que, no segundo, a MFF Ariana Pintor tinha encontrado um táctico que acabou por ser decisivo na sua partida com o Caramez.

No terceiro tabuleiro, o Estêvão, de negras, jogou uma Siciliana com o pé no fundo e um ataque directo ao roque pequeno do Cleto, tendo a partida terminado empatada, ficando, consequentemente, garantida a passagem da equipa à próxima eliminatória.

No último tabuleiro jogaram as reservas. O Nora entrou em substituição do Quintã e o eu joguei em vez do Hugo Martins. As oscilações dos nossos elos tem sido semelhante, pelo que se perspectivava uma partida equilibrada. O Gambito Escocês do Nora fez-me recuar uns meses no tempo, até ao Torneio de Guimarães, para tentar recordar os ensinamentos do Igor Pires, de Aveiro, que na altura me alertou para os perigos dos sacrifícios em f7. Lá sobrevivi à abertura e o meio-jogo é marcado por um sacrifício estratégico de peão das brancas que dão o peão de E de forma às negras ficarem com peões dobrados e isolados nessa coluna: o objectivo era recuperar o primeiro e ter um alvo permanente no segundo. Após o sacríficio as brancas não continuaram da melhor maneira possível e as negras conseguiram descobrir o antídoto que puniu as duas imprecisões brancas. Com peão e (muito) espaço a mais, as negras seguiram confortavelmente para o final. Apesar de tudo estar já decidido, rejeitaram uma proposta de empate perto dos apuros e acabaram por vencer por tempo, apesar de a vantagem no tabuleiro aparentar ser já decisiva.
A equipa local segue invicta, como a cidade, para a próxima eliminatória.



Equipa B
Amigos Urgezes 0 - 4 GXP B


Por Joaquim Machado no blogue dos Amigos:

Desenrolou-se no passado dia 17 (Sábado), o encontro referente aos 1/32 de final da XXXI taça FPX.

Recebemos na nossa casa a equipa do Grupo de Xadrez do Porto B, e o resultado repetiu-se mais uma vez, a exemplo da época passada com a equipa A do mesmo clube. Perdemos 4 –0.

No inicio do encontro, os dois capitães trocaram garlhadetes entre os clubes.




De seguida todos foram para a mesa, e deu-se inicio ao “confronto” que se adivinhava, prolongado e renhido.



O encontro decorreu em ambiente quase perfeito para a prática da modalidade, apenas perturbado temporáriamente pelo “broooááá….” da multidão que se encontrava no exterior (decorria em paralelo um jogo de futebol com a equipa de juvenis do clube), facto de que os jogadores se conseguiam felizmente alhear não perdendo a concentração no jogo. Apenas mais um ligeiro percalço, quando com o avançar das horas a sala foi arrefecendo, havendo necessidade de proceder ao aquecimento da mesma.

A nossa derrota, ou a vitória do nosso adversário, não merece contestação, mas o numero (4 – 0), parece-me um pouco pesado para a nossa equipa, que apesar de em força de elo, ser inferior, conseguiu no entanto bater-se de igual em todas as mesas, ficando o resultado em aberto, até à 3ª vitória.

Parabéns ao nosso adversário pela vitória alcançada, desejamos-lhes felicidades e que vão o mais longe possivel na prova. Um dia tornaremos concerteza a encontrar-nos.

A foto do encontro:





Este ano terminou cedo a nossa participação na taça FPX, não desistimos e prometemos voltar na próxima edição.

Oportunamente serão aqui publicados os jogos do encontro.




Equipa C
GXP C 1,5 - 2,5 MCP C




Apesar de o Artur Almeida ter vencido o Aníbal Nogueira no primeiro tabuleiro, duas derrotas nos últimos tabuleiros (José Lopes - Nuno Messeder e Adriano França - Afonso Duarte), deixaram o resultado do encontro dependente do do segundo tabuleiro onde José Costa não conseguiu mais que um empate frente a Rui Gonçalves.

4 comentários:

Joaquim Machado disse...

Mais uma vez, parabéns à Vossa equipa B pelo resultado alcançado. Boa sorte à mesma para os próximos jogos. O resultado é o que está (4-0) e não há nada que o possa mudar. Os jogos no entanto pareceram-me equilibridos não se adivivinhando uma derrota por tão grande diferença. Paciencia, para o ano há mais (alguem vai pagar esta factura). Aguardamos já a visita da Vossa equipa C.
Cumprimentos
Joaquim Machado

Tiago F. Pinho disse...

Também me disseram que, apesar da grande diferença final, só depois do 2-0 é que respiraram de alívio.

A próxima visita, de o match sempre for para a frente, é da equipa D. Ou mista, se forem muitos tabuleiros ou for preciso preencher buracos.

Anónimo disse...

Parabéns às equipas do GXP que passaram à fase seguinte da Taça de Portugal.

E pela parte que me toca, agradeço os elogios e fico feliz por gostarem das minhas fotos. :D

Boa sorte para todas as equipas que passaram para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

Tiago F. Pinho disse...

Juliana,

Gosto, e muito!

Os blogues sobre xadrez seriam muito mais tristonhos sem elas!

Falo por este...