quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Taça de Portugal: resultado do último (?) sorteio



No site da Taça de Portugal pode ler-se que "devido a um lapso no sorteio realizado no dia 12 de Dezembro de 2008 não entraram duas equipas regulamentarmente inscritas, Clube Amador de Mirandela e Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio", pelo que "foi necessário proceder a novo sorteio, no dia 14 de Janeiro, em que além daquelas duas equipas, também entrassem duas equipas inicialmente isentas, Academia de Xadrez de Gaia "A" e ACR Vale de Cambra, afectando as Zonas A e B apenas".

Com o devido pedido de "desculpa pelos eventuais transtornos causados às equipas", foi publicado o novo sorteio que, no que nos diz respeito, reza assim:



Equipa D
BCP - GXP D: À procura da surpresa.


Não será preciso atravessar a rua e descer um quarteirão para chegar junto à Rua Sá da Bandeira e visitarmos o Clube Millennium BCP, pois pediram-nos a sala emprestada. Assim, jogamos em casa (na sede do GXP) mas de pretas no 1.º tabuleiro, contra a equipa em que sobressaiem os sócios do Grupo de Xadrez do Porto Artur Rosário (1778) e Mário Marques (1790) - respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da Assembleia Geral do Grupo -, acompanhados de Alfredo Sampaio (1628) e Eduardo Ferreira (1619). É também a equipa do omnipresente Bernardino Pereira (1493).
O BCP está apenas uns passos acima do nosso nível de jogo. Se a tarde correr de feição, pode haver surpresa na Taça!



Equipa A
GXP A - GDDF B: Abrir logo a doer!


A equipa A recebe o Dias Ferreira B, uma formação muito competitiva composta por xadrezistas de créditos firmados como Jorge Viterbo Ferreira (2153), António Caramez (2073), Daniel Quintã (2038) ou Estevão Gomes (2030).
Se os primeiros tabuleiros de cada equipa forem convocados, teremos um escaldante primeiro tabuleiro: o campeão distrital de 2007/08 defrontará o campeão de 2006/07, em casa deste!



Equipa B
Amigos Urgezes - GXP B: Só muda a letra.


Com o novo sorteio, em vez da equipa A, é a B que irá a Guimarães. Ver o post anterior.



Equipa C
GXP C - MCP C: Só muda o local.


Com o novo sorteio, são os motociclistas que vêm a Passos Manuel. De resto, tudo na mesma (ver post anterior)

* * *

Este "lapso" é incompreensível. Desde logo pela justificação apresentada: o problema não esteve no sorteio mas na absoluta desconsideração da inscrição das duas equipas em falta, já que estas não constam sequer do site Chess Results que foi actualizado, pela última vez, a 29 de Dezembro.

De qualquer modo, esperemos que os lapsos fiquem por aqui e que as eventuais falhas que existam sejam inócuas. (o documento com os dados e a constituição das equipas ainda não contempla as duas equipas que ficaram de fora do sorteio anterior; inscreveram-se aparentemente 58 equipas com sede no continente (29 tabuleiros x 2). Aparentemente pois, num breve relance, constata-se, por exemplo, que na Zona D a numeração das equipas passa da 50 para a 52. Esperemos que seja um mero lapso de numeração e não que tenha ficado outra equipa na gaveta...)

Quanto à forma como foi efectuado o sorteio, provavelmente a fase nacional vai ser antecipada para os 1/16, em vez dos 1/8 previstos - cfr. capítulo IV, pontos 3, alínea c), e 4, do Regulamento.

2 comentários:

Joaquim Machado disse...

Boa noite.
Chegou-me aos ouvidos, não posso confirmar a fonte, que uma das razões para a anulação do sorteio, teve a ver com o 1º adversário da vossa equipa A (pelos vistos a vossa equipa A, tinha/tem grandes objectivos para esta edição da taça, e era pena irem já para casa), é o sistema a funcionar.
Boa viagem até Guimarães, cá vos esperamos no próximo Sábado.
Qualquer duvida sobre o local, podem esclarecer por e-mail, ou por telemovel.

Cumprimentos
Joaquim Machado

www.xadrezamigos.blogspot.com

Tiago F. Pinho disse...

Se é do conhecimento público, tenho que confirmar.

O departamento jurídico do GXP bateu-se bravamente para este desfecho justo. Dada a importância do caso, até se pediu um parecer ao Dr. Ricardo Costa, da FPF.

;)